O papel do PMDB

Do leitor Humberto Miranda do Nascimento

Caro Nassif,

Discordo de você quanto ao PT. “O PT não existe mais”. Dificilmente a legenda deixará a cena política. Ainda é o partido com maior visibilidade nacional e seria uma burrice do ponto de vista eleitoral extingui-lo, ainda mais agora que a região Norte e Nordeste vêem nele de fato um ar de mudança. Esse é o problema de pensar o Brasil a partir da Avenida Paulista. Sei que vc não faz isso, mas se deixa levar vez ou outra. Todavia, a coisa é mais complexa. O PT é fruto de muitas tendências que, depois da crise da cúpula, tendem ao reagrupamento. Será um partido mais leigo e com cicatrizes à mostra.

O PSDB no Norte e Nordeste é na prática partido de aluguel. Somente nas capitais os tucanos têm alguma organicidade. O PT não. O PT penetra em todo território nacional via sindicato e movimentos sociais, constituindo uma base social sólida digna da social-democracia. Os tucanos até hoje representam segmentos esclarecidos de um lado e opção partidária das elites locais por outro. Quem não quer sair da direita vai para o PSDB e quem quer ir para a esquerda vai para o PT. O que vai ocorrer, em minha opinião, é uma mudança na estratégia dos partidos. O PFL e outras siglas sem maior expressão tendem a compor com o centro, daí o fortalecimento do PMDB e a busca, enfim, de uma nova unidade. As próprias lideranças regionais peemedebistas enfraqueceram nessa eleição devido ao declínio de seu principal contendor, os caciques do PFL.

A sobrevivência do PMDB agora depende de sua visibilidade nacional mais que nunca por isso há uma forte tendência ao apoio a Lula e à maior coesão do partido. Por enquanto, é o instinto de sobrevivência funcionando face ao resultado do pleito. Acredito que o PSDB se definirá mais ao centro-direita e o PT, à centro-esquerda. Não vejo grandes mistérios nisso. A definição do PMDB é que interessa. Aécio pode revigorar o potencial eleitoral ao PMDB, reeditando o Tancredo impedido de governar. Na Bahia, o PMDB já filia uma infinidade de prefeitos, o espólio do carlismo. O que será o PMDB? Por incrível que pareça poderá ser mais consistente que o PSDB, irremediavelmente identificado com um elitismo sem povo.

Abraço

Humberto

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador