O Truque das Mãos do Mágico, por Giorgio Xenofonte

Buble

O Truque das Mãos do Mágico

por Giorgio Xenofonte

Os recentes textos publicados neste site, inclusive pelo Nassif, sobre as cryptomoedas, me deixaram perplexo.

A quantidade de conhecimento, de real informação sobre o assunto é mínima… tão pouca que senti vontade de, didaticamente, explicar a história das mesmas, a partir da criação e evolução do Bitcoin.

Mas, antes disto, creio ser MUITO MAIS IMPORTANTE falar de outra coisa, que se tem noticiado pouco: a verdadeira BOLHA que se aproxima.

Após o grande colapso do SUBPRIME americano em 2008, que quase levou junto a Economia Global, o governo Obama prometeu, prometeu, mas tudo que fez foi dar dinheiro aos bancos e livrar os culpados.

Ninguém foi preso, seja nas agências reguladoras que davam critério AAA para as SubPrime, mesmo sabendo que eram títulos podres, seja nos mercados onde os gordos de wall street ganharam bilhões vendendo os títulos podres.

Trilhões de dólares foram dos contribuintes americanos para os bolsos dos especuladores, vidas despedaças dos pequenos investidores que fizeram duas, três, quatro hipotecas de suas casas para pagar um padrão de vida que não era o deles… e só foi isto que aconteceu.

Alguns podem pensar: “ah, mas pelo menos foram criados dispositivos governamentais para impedir que novas ações deste tipo possam acontecer….”

NÃO FORAM! O governo Obama só varreu toda a história para debaixo do tapete e disse: A ECONOMIA ESTÁ SE RECUPERANDO.

Não está, é tudo um truque de mágica:

Olhem para a minha mão direita aqui, que diz “ESTÁ TUDO BEM, VOLTEM A COMPRAR” e esqueçam a minha mão direita, que continua permitindo a criação de bolhas no mercado americano de Ações e de Títulos, com o déficit do governo americano aumentando a níveis nunca vistos.

Então me chama atenção a quantidade de notícias sobre as cryptomoedas, como é Bolha, como é Pirâmide, como vai explodir, como é um péssimo investimento…

Sim, algumas destas afirmações têm sentido, mas nem todas (o que tentarei explicar em breve contando a criação e evolução das cryptomoedas, em outro texto).

O grande problema, o verdadeiro problema, é o descrito abaixo pelo próprio REI-MOR da especulação e da criação de Títulos Podres, Alan Greenspan, ex-presidente do FED e, basicamente, um GORDO de WALL STREET:

(tradução do artigo da Bloomberg feita pelo site ConversaAfiada, de PHA):

 

Da agência americana Bloomberg, a Bíblia eletrônica do “mercado”:

Ex-presidente do Fed Alan Greenspan prevê bolhas de ações e títulos

(…) “Existem duas bolhas. Temos a bolha do mercado de ações e a bolha do mercado de títulos”, disse Alan Greenspan, 91 anos, à Bloomberg TV.

Greenspan, que liderou o Federal Reserve, o banco central americano, de 1987 até 2006, cunhou o termo “exuberância irracional” para descrever o crescimento das ações durante o “boom dot-com” dos anos 1990. Agora, ele afirma que os investidores repetem os mesmos erros.

Os índices da bolsa seguem próximos das altas históricas, apesar da queda de preços nos últimos dias e do faturamento com títulos do governo americano estar pouco acima dos índices mais baixos já registrados. As taxas de juros deverão subir nos próximos anos, a medida que o Fed continua com a tendência de, aos poucos, aumentar seu controle sobre a política monetária.

“No fim das contas, a bolha no mercado de títulos será crítica, mas a curto prazo não é algo tão ruim”, disse Greenspan.

(…) Greenspan alertou que o déficit do governo americano continuará a subir. Ele se mostrou “surpreso” com o fato de o presidente Donald Trump não definir as formas de financiar novas políticas do governo, em seu discurso “State of the Union” da última terça-feira. Em dezembro, Trump assinou um decreto que concede U$ 1,5 trilhões de dólares em isenções fiscais para grandes empresas – uma iniciativa que, segundo críticos, irá ampliar o problema.

“O que está por trás da bolha? Essencialmente, os EUA dão os primeiros passos para criar o maior déficit da história. Como uma porcentagem do PIB, a dívida aumentou significantemente e não prestamos atenção suficiente a esse fato”.

 

(Texto original, e completo, no site da Bloomberg )

 

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador