PDT de Ciro Gomes foi fundamental para golpe dos precatórios

Em 2021, PDT foi fundamental para que o governo aprovasse em primeiro turno, com 312 votos a favor, a PEC dos Precatórios

Divulgação/PDT

Na votação de 1o turno da PEC dos Precatórios, o PDT de Ciro Gomes foi fundamental para sua aprovação. A PEC passou por 4 votos. O PDT de Ciro contribuiu com 15. Ciro conseguiu mudar a votação do partido no 2o turno, quando já não havia mais jeito, já que o governo ganhou tempo para cooptar outros deputados.

Reportagem de O Globo de 4 de novembro de 2021:

BRASÍLIA – Decisivo para a vitória do governo na madrugada desta quinta-feira na votação da PEC dos Precatórios , o PDT, do presidenciável Ciro Gomes,  contribuiu com 15 fundamentais votos a favor do Palácio do Planalto. Apenas seis parlamentares da legenda apertaram o “não” à emenda constitucional. Com o resultado, Ciro afirmou na manhã desta quinta-feira que vai deixar sua pré-candidatura “em suspenso” por causa da postura da bancada do partido na votação.

O texto principal da PEC foi aprovado em primeiro turno com 312 votos a favor, apenas quatro a mais que o mínimo necessário, que são 308 adesões. Mas, além do PDT, outros partidos que buscam ocupar espaço na terceira viatambém votaram a favor da PEC que abre espaço para o presidente Bolsonaro mudar o teto de gastos e dar auxílio de R$ 400 no ano eleitoral. Deputados de PSDB, PSD e Podemos, que também tentam construir uma candidatura de terceira via, ajudaram governo a aprovar a PEC dos Precatórios na votação em primeiro turno.

Em reação, Ciro disse que iria deixar sua candidatura “em suspenso”, por conta desssa posição do PDT. Mas nem os deputados do PDT voltou atrás, nem Ciro desistiu do partido.

Temos um instrumento definitivo nas mãos, que é a votação em segundo turno, para reverter a decisão e voltarmos ao rumo certo”, escreveu Ciro em seu perfil no Twitter. No 2o turno, o PDT reviu sua posição e votou contra.

Ou seja, desde aquele momento Ciro sabia que o golpe dos precatórios estava na PEC. E o PDT mudou de posição quando já não adiantava.

Luis Nassif

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador