Roubini e a crise no Egito

Do Estadão

Egito pode levar ricos à estagflação, prevê Roubini

Daniela Milanese – O Estado de S.Paulo

A situação no Egito pode desencadear um novo choque de petróleo e levar as economias avançadas à estagflação, afirma o economista Nouriel Roubini, em artigo publicado ontem no Financial Times. “Se o petróleo subir mais, essas economias podem desacelerar fortemente e algumas podem até experimentar um duplo mergulho na recessão”, escreve. 

A commodity já estava em tendência de alta, gerada não apenas pela demanda emergente, como também pela elevada liquidez produzida pelos juros baixos no exterior. O comportamento puxa a inflação “em economias emergentes já superaquecidas, onde o petróleo e os alimentos representam até dois terços da cesta de consumo”.

RoubRoubini lembra que três das últimas cinco recessões globais aconteceram como resultado de problemas geopolíticos no Oriente Médio, que concentra dois terços das reservas provadas de petróleo. A Guerra do Yom Kippur, em 1973, levou à estagflação global de 1974 e 1975. A revolução iraniana de 1979 gerou processo semelhante, com a recessão de 1980. A invasão do Kuwait pelo Iraque em 1990 também puxou os preços do petróleo e provocou contração econômica nos Estados Unidos. Até na crise de 2001, motivada pelo estouro da bolha da internet, a commodity teve papel, ainda que modesto, pois a Segunda Intifada palestina e o aumento da tensão pelo Oriente Médio provocaram alta dos preços.

Roubini também avalia que a disparada do petróleo no primeiro semestre de 2008 contribuiu para piorar os problemas que se seguiram à quebra do Lehman Brothers, pelo impacto no comércio e na renda de diversos países. 

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador