Jornal GGN – Alcoolismo feminino e todo o universo que envolve o tema é o mote do 3º Colcha de Retalhos Brasil, evento que acontecerá de 4 a 6 de maio, no bairro da Liberdade, em São Paulo. O projeto é resultado da iniciativa de mulheres membros de variados grupos de Alcoólicos Anônimos (A.A.) espalhados pelo Brasil e irá reunir diversos profissionais em palestras sobre as questões da mulher frente ao alcoolismo. A programação é aberta ao público.
Só no Brasil, segundo as duas pesquisas nacionais mais recentes sobre Álcool e Drogas – I e II LENAD, 2006; 2013 – , 29% e 39% das mulheres ingerem bebida alcoólica frequentemente. Ainda, o padrão de consumo em binge, que se dá pelo consumo de quatro ou mais doses em um intervalo mínimo de duas horas, semanalmente ou mais, aumentou 36% entre as mulheres, principalmente, com as mais jovens.
Durante os três dias do 3º Colcha de Retalhos Brasil serão debatidos os temas: Alcoolismo e Maternidade, Alcoolismo e Sexualidade, além de Vulnerabilidade Física, Mental e Emocional da Mulher Alcoólica. No primeiro dia o encontro acontece no Patteo do Colégio e nos outros dois dias em um espaço na rua Thomaz Gonzaga, ambos na Liberdade.
Ainda, com o intuito de melhorar o contato e a identificação com outras mulheres alcoólicas, os Grupos de A.A. oferecem reuniões de composição fechadas para este segmento. Nestas reuniões apenas mulheres alcoólicas em recuperação e as recém-chegadas compartilham suas experiências e são apresentadas ao Programa recuperação de A.A.
Foi em uma dessas reuniões que as participantes decidiram tecer enquanto conversavam e, assim, criaram a Colcha de Retalhos, uma expressão lúdica da diversidade que envolve o tema. Atualmente a irmandade conta com 33 grupos com reuniões de propósito feminino no Brasil.
Confira as reuniões que acontecem nos estados brasileiros:
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Se 3 dos 5 mais ricos, assim se tornaram por vender a droga no
Brasil e no mundo, veremos que infelizmente, será apenas um simpósio a discutir mais um dos graves problemas sociais e de saúde pública. Esta gente que engana seus consumidores colocando milho para estragar (desculpe, fermentar) no lugar de cevada, está preocupada se faz mal à pessoa, seus relacionamentos e relacionados, gastos públicos etc,?
O importante é que vendemos ao consumidor, nossas bebidas alcoólicas e os refrigerantes, dos grandes culpados pela crise mundial de obesidade humana e suas doenças correlatas, muitas vezes mais barato que a água mineral tambêm envasada por nós, pensam eles.