Peru: a “justiça” com as próprias mãos

Enviado por Luiz Eduardo Brandão

Do blog da Hildegard Angel

Peru adere à prática da justiça com as próprias mãos: são os ‘Vigilantes’ 

Depois de apanhar, o cartaz pendurado no pescoço. Uma mulher foi despida e obrigada a caminhar com o cartaz: “Sou ladra”.

Pessoas obrigadas a pisar em formigueiros, a andar completamente despidas pela rua, amarradas a postes e espancadas com cintos ou com paus até ficarem completamente deformadas, esta é a nova prática no Peru, onde cresce a onda da justiça com as próprias mãos. São os “Vigilantes” da justiça.

Eles se organizaram pelo Facebook e formam uma legião de centenas e centenas de pessoas com sangue nos olhos e na boca, capazes das maiores barbaridades, em nome de “vingança” e de “justiça”, sem direito a defesa e sem julgamento. Já são mais de 100 páginas no Facebook. E esse número cresce a cada dia.

Tudo começou quando uma comerciante resolveu lançar nas mídias sociais a campanha “Pegue seu Ladrão”.  Assaltada, cansada de não ser atendida pela policia, ela decidiu resolver o assunto por conta própria e anunciou que iria linchar os culpados, com apoio de toda a comunidade de seu bairro. Daí pra frente, vieram as outras páginas, todas com nomes brutais, como “Pegue seu ladrão e o deixe paralítico”, “Pegue seu ladrão e corte suas mãos”, “Castre. seu ladrão”.

As páginas apresentam um desfile de fotos e vídeos, em que os supostos criminosos, ladrões de segunda linha, batedores de carteira, praticantes de pequenos furtos de bairro, são supliciados de todo jeito, sofrem barbaridades. A multidão em volta aplaude, grita “vingança!”, “lincha!”, babando de satisfação. Os agressores se exibem como heróis orgulhosos nas imagens postadas. E são mesmo vistos dessa forma pelo povo. Segundo uma pesquisa agora realizada, 53% da população aplaudem esse “método”.

No Peru, o código penal em vigor pune com até quatro anos de prisão quem infligir danos físicos a indivíduos e com até 20, em se tratando de casos de morte. Porém, assim como não acreditam na polícia, os Vigilantes também não respeitam a Justiça. De mais a mais, ainda não foi apresentada sequer uma queixa contra eles!

Para nós, brasileiros, que temos testemunhado, aqui e ali, sintomas graves dessa doença obscurantista da intolerância, do preconceito e, mesmo, da total ausência de valores humanitários, este é um alerta grave que deve e precisa ser dado.

As mídias sociais são uma faca de dois gumes. Um governo responsável jamais poderia permitir que tais mídias implantassem uma situação de violência compulsória, sem controle, como acontece no Peru, onde a lei que vigora no momento é a da Justiça Com As Próprias Mãos.

O site britânico Daily Mail fez matéria a respeito, com exibição dos vídeos. É assustador. Um retorno à Idade Média das fogueiras, dos enforcamentos em praças públicas. E sem julgamento, vale apenas o “ouvi dizer”, “ouvi falar”, “acho que é ele”.

justiça vigilante

Amarrado e espancado

justiça vigilante 2

Chicoteado com cinto

justiça vigilante 4

Sem dó nem piedade

justiça vigilante 5

justiça vigilante 7

Os espancadores se vangloriam

Fotos Daily Mail

 

Redação

11 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. igual ao Mexico

    Igual ao que ocorre no Mexico. E  no Brasil logo logo essa moda chega. São especialistas em copiar maus exemplos.

    Nos temos2 caminhos ou instalamos a Justiça rapida e eficiente e reformamos a policias para que as mesmas façam a coisa correta ou viveremos a barbarie. 

    è nessa hora que vemos como temos governates incompetentes e desenteressados. Eles tem segurança e guarda privada entãi tá tudo bem.

    1. Aqui no Brasil já foi criado

      Aqui no Brasil já foi criado o “SEI” ( movimento dos fascistas que emergiram com o movimento CANSEI) eles estão absolutamente convictos, que negros e ou favelados são potencialmente criminosos .

      Na zona sul do RJ eles estão bastante ativos .

      No oriente médio é o EI, aqui no Brasil é o “SEI” .

  2. É a manada da imprensa! A


    É a manada da imprensa! A imprnsa manda e os imbecilizados fazem. O mundo apodreceu desde que a direita extrema está tenatndo voltar ao poder atraves da barbárie. A barbárie sempre foi a característica da direita.

  3. Já no Rio Grande do Sul….

    Palavras do Secretário Estadual da Segurança Pública (SSP), Wantuir Jacini, em função do descalabro que está o estado na questão segurança:

    “Concordo que a sociedade não tem esse preparo, no entanto, a lei permite que qualquer cidadão prenda em flagrante quem estiver cometendo crimes. A obrigação é da polícia, não estou dizendo que todo cidadão faça isso, mas a pessoas mais desprendidas que fizerem estão respaldadas pela lei. Melhor seria não atuar, mas se for inevitável, que atuem”

    “SSP nega Força Nacional e diz que população pode agir em caso de violência” (Correio do Povo)

    http://goo.gl/iBRo9D

     

     

  4. Estive há poucos dias no

    Estive há poucos dias no Peru, é visível o vigor da sua economia,  há construções por todo lado.  Conversando com um peruano dono de um restaurante,  perguntei sobre o governo e a economia, disse que a economia ia muito bem, que praticamente não havia desemprego, mas que a maioria não queria mais o governo.  Boquiaberta, disse que não entendia pois se a economia vai bem por que trocar o governo? Falou que o povo estava descontente porque de uns tempos para cá o banditismo aumentou e eles não se sentiam seguros. Pois é…

  5. Quem sabe…

    … não podemos começar com Brasíia? 

     

    Lá, tirando meia dúzia, é pegar e escovar os vendilhões, ladrões e traidores da pátria.

     

  6. Bolivia tambem

      http://www.ipsnoticias.net/2013/12/falsa-justicia-comunitaria-arropa-linchamientos – en-bolivia/

       A aceitação pelos paises andinos ( Bolivia, Perú e Equador ), em aceitar que códigos juridicos das culturas quéchua e aymará , como parte do ordenamento juridico nacional, abriu esta “porta” para que tais manifestações ocorressem, em El Alto ( periferia de La Paz ), justiciamentos tornaram-se comuns.

      

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador