Deputados pedem ajuda de Alckmin para evitar “um novo Pinheirinho” em ocupação no ABC

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Foto: MTST

Jornal GGN – Um grupo de parlamentares do PT e PSOL foram à sede do governo de São Paulo, nesta segunda (2), para pedir ajuda do governador Geraldo Alckmin (PSDB) contra a possibilidade de ocorrer um “novo Pinheirinho”, agora em São Bernardo do Campo. A cidade do Grande ABC recebe, desde o início de setembro, uma ocupação gigante do MTST, com cerca de 7 mil pessoas. Os deputados temem que a ação de reintegração de posse reproduza a violência da Polícia Militar no episódio de Pinheirinho, em janeiro de 2012. 

Os deputados também querem uma solução humanitária para o conflito com apoio de secretários e desembagador do Tribunal de Justiça de São Paulo.

Abaixo, a nota completa:

Deputados do PT e PSOL querem intervenção do governador e fazem reuniões com secretários e desembargador

Uma comissão de deputados estaduais do PT, Alencar Santana Braga, Luiz Fernando Teixeira e Carlos Neder, além dos deputados federais Paulo Teixeira e Nilto Tatto e o deputado estadual Carlos Gianazzi do Psol estiveram, na manhã desta segunda-feira (02), no Palácio dos Bandeirantes, sede do Governo paulista.

Na pauta, a mega ocupação em São Bernardo do Campo, onde cerca de 7 mil famílias lutam pelo direito à moradia e ocupam um terreno vazio há quatro décadas.

Os parlamentares foram recebidos pelo Secretário da Casa Civil, Samuel Moreira, e demonstratam a preocupação com a expedição de um possível mandado de reintegração de posse,  que pode gerar confronto entre os integrantes da ocupação e policiais. 

Os deputados pediram intervenção do governo Alckmin para que abra negociação evitando a reintegração e garantindo ação conjunta com governo federal para que as famílias sejam contempladas com programas de moradia.

O deputado estadual e Líder do PT na Alesp, Alencar Santana foi enfático em definir o perigo de uma ação policial no local, que pode resultar em pessoas feridas e uma nova tragédia. Também destacou que o governo tem que assumir sua responsabilidade na política habitacional: ” a intervenção do estado é fundamental pra dar dignidade aquelas pessoas que lutam por moradia, evitando um novo Pinheirinho.

As 14h30, haverá agenda dos Parlamentares com o presidente do TJ e as 15h30,  com o Secretário Estadual de Habitação, Rodrigo Garcia, acontecerá na tarde de hoje (02), para tentar uma solução humanitária para o conflito.

Assessoria de Comunicação
Liderança do PT na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador