Liderança do MST é atacado por grupo de pessoas em Fortaleza

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

https://www.youtube.com/watch?v=S1-vPuCbAzM height:394
 
Jornal GGN – O líder do MST, João Pedro Stedile, foi alvo de ato agressivo no aeroporto de Fortaleza, na noite desta terça-feira (22). Ao desembarcar, Stedile, que estava acompanhado de sua esposa, foi cercado por um grupo de pessoas gritando “MST vai pra Cuba com o PT”, e proferindo palavras ofensivas agressivamente.
 
Acompanhe no vídeo acima.
 
Nota da Direção Nacional do MST:
 
MST denuncia e repudia ato agressivo contra João Pedro Stedile
 

A Direção Nacional do MST vem a público denunciar e repudiar o ato agressivo e constrangedor que o membro da coordenação nacional do MST, João Pedro Stedile, sofreu no aeroporto de Fortaleza na noite desta terça-feira (22).

Para o MST, este episódio não é um fato isolado, mas um reflexo do atual momento político pelo qual passa o país, em que se vê crescer a cada dia o ódio contra os movimentos populares, migrantes e a população negra e pobre, como os recentes acontecimentos no Rio de Janeiro em que a juventude das favelas está sendo impedida, com risco de sofrer agressão, de ir às praias da zona sul da capital fluminense.

Estes atos de violência e ódio propagado intensamente nas redes sociais, e que reverbera cada vez mais nas ruas, é mais uma demonstração da violência dos setores da elite brasileira dispostos a promover uma onda de violência e ódio contra os setores populares.

Porém, num outro recente episódio de ódio contra Stedile, quando circulou nas redes sociais um cartaz em que oferecia uma recompensa por ele “vivo ou morto”, já alertávamos que a dimensão destes acontecimentos advém, sobretudo, de uma mídia partidarizada, manipuladora e que distorce e esconde informações, ao mesmo tempo em que promove o ódio e o preconceito contra os que pensam diferente.
São estes meios de comunicação a serviço de uma direita raivosa e fascista os responsáveis por formarem estas mentalidades criminosas e odiosas que alimentam as ruas e as redes sociais com os valores mais anti-sociais e desumanos que possa existir.

Entretanto, estas atitudes não serão capazes de nos tirar da luta por Reforma Agrária e pelos direitos sociais historicamente negados ao povo brasileiro. Não aceitaremos que nenhum militante dos movimentos populares sofra qualquer tipo de agressão ou insulto por defender e lutar por justiça social. Nos comprometemos a permanecer em luta nas ruas pela defesa da democracia, dos direitos civis, da classe trabalhadora e o respeito aos valores humanitários.

“Ousar lutar, ousar vencer!”

Lutar, Construir Reforma Agrária Popular!

Direção Nacional do MST

São Paulo, 23 de setembro de 2015.

 

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

73 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Violência legalizada

    A essa altura do campeonato qualquer manifestação agressiva contra qualquer pessoa de esquerda ou parecido é legalizada pelo silêncio das autoridades prepostas.

    Muito perigoso, muito triste.

  2. Espontaneo?

    Alguém acha que todos esse atos são espontaneos? Que trata-se tão somente de um resultado secundário da campanha de ódio lançada pela mídia? É tudo muito bem orquestrado, com a devida participação dos interesses estrangeiros, como demonstrou Samuel Pinheiro Guimarães lembrando a proprina que entra na conta dos delegados da polícia federal. Ah, bom nãon esquecer que quem ocupa a cadeira de embaixador dos EUA no Brasil é a mesma figura que estava à frente da embaixada americana quando lugo caiu. Nada fora do poadrão, é verdade. Aliás, nada que, no que diz respeito aos atores nacionais desses atos, um ministro da justiça que horasse o cargo não pudesse resolver.

  3. Ultrapassaram os limites do tolerável

    Já estamos além do limite das agressões verbais, é preciso ter muita paciência, calma e tranquilidade.

    Mas a melhor coisas a se fazer é registrar o momento com vídeos, filmando cada ato desses agressores.

    Depois, fazer como Mantega, IDENTIFÁ-LOS e processo e indenização por danos materiais e morais.

    E enfrentar toda essa gente com cara limpa num tribunal.

    É o melhor a se fazer, demora um pouco, mas chega lá.

    Copiem o que Mantega fez.

  4. Esses coxinha, analfabeto

    Esses coxinha, analfabeto funcionais, racistas, burros e preconceituosos acham mesmo que pode intimidar uma liderança como o Stédile com apitos e vetupérios.

    Idiotas.

    Luciana Mota.

  5. Eu não sei onde estava a

    Eu não sei onde estava a polícia cearense que não interferiu nesse episódio. O governador deve cobrar da polícia a falta de ação neste caso. Uma vergonha para o Ceará. Primeiro foram os médicos cubanos que sofreram um vergonhoso ataque de médicos locais, agora esse ataque ao Stédile. Esses marginais que fizeram isso são a escória da humanidade.

  6. Ser covarde é fácil…

    Em um grupo de pessoas é mais fácil ainda.

    Se continuar deste jeito vai dar merda isto aí. Uma hora o pessoal encontra um tranqueira do outro lado aí quero ver o caldo engrossar.

    Quando acontecer a primeira morte vamos ver se a democracia brasileira é sólida mesmo.

  7. Os analfabetos

    Os analfabetos histórico-políticos fanatizados saíram de suas casas de madrugada para gritarem no aeroporto: “Vai prá Cuba do PT!”. Tudo isto faz parte de uma articulação nacional para dar um suposto “sustentáculo de classe média” ao Golpe. Como se sabe, golpistas não têem escrúpulos quanto as meios para atingir sua meta e eles aqui devem estar muito bem financiados, já deram pistas disto. Mesmo que um golpe no Brasil custasse 10 bilhões de dólares, sairia muito barato. Neste momento, as malas cheias de dólares devem estar circulando por todo o país, para comprarem apoios aos golpistas em diversas áreas da vida nacional. A vitória política do Governo no Congresso, ontem, foi o canto do cisne da Democracia Brasileira. A cortina para o ato final do Golpe foi aberta hoje por Cunha, depois de mais um encontro histórico seu com Gilmar Mendes. Estes dois são os próceres do Golpe, e certamente terão seus desejos atentidos pelo mesmo, depois que ele for dado: A anulação da votação do Supremo sobre financiamento privado e o arquivamento da prisão de Cunha, já que não mais deverá existir nada contra este que será guindado ao posto de herói dos golpistas. Nada mais se poderá  fazer para deter o começo dessa loucura que, ao fim, reporá o Brasil onde estava no cenário mundial ao tempo do FHC: Abaixo do México.

  8. como são valentes!

    desde que “respeitada” a relação 20 coxinhas de merda para um casal de idosos.

    na hora que o pau quebrar, esses coxinhas vão apanhar muito.

    … ou não, porque são covardes e não vão dar as caras.

  9. Cena bizarra onde falta votos

    Cena bizarra onde falta votos para direita voltar ao poder sobra covardia para fazer uma emboscada com um bando de desocupados rancorosos que passam a madrugada num aeroporto para se vingar de sua incompetência eleitoral.

     

  10. Os jornais estão “

    Os jornais estão ” convocando” os coxinhas da Zona Sul do RJ para combater arrastões no dia 27/09. O problema é que o pessoal é super elitista e eu quero saber como vão saber quem vão atacar.  Pra piorar é dia de  Cosme &Damião; as ruas ficam cheias de crianças atrá de doces. Isso tem tudo pra dar a mior merda e, eu não sei como um veívulo de comunicção tem a ousdia de fazer uma convocação dessas ( travestida de notícia ).. 

     

  11. Quem com ferro fere …

    O MST sempre utilizou a pressão psicológica e até mesmo física para intimidar seus alvos.

    Quem duvida faça um levantamento de quantas portas de vidro de orgãos públicos foram destruídas por eles para ficar apenas nisso, sem contar porteiras arrebentadas, pedágios, saques a caminhões, casas queimadas, o dia que quase desconectaram a Usina de Tucuruí, etc….

    Quem semeia vento, um dia colhe… uma trovoadazinha….

     

  12. Não demora muito, agora.
    O

    Não demora muito, agora.

    O Brasil ainda terá uma

    Noite de São Bartolomeu,

    ou uma Noite dos Cristais

    Pra chamar de sua,

    Em sua história.

    1. A sua idiotice não tem

      A sua idiotice não tem tamanho, querer comparar duas garotas sendo impedidas por um segurança com uma quantidade daquela de gente falando palavra de baixo calão e quase chegando as vias de fato é a prova que não dá para ler uma linha do que você escreve. Faça me o favor!

    2. Que comparação mais ridícula,

      Que comparação mais ridícula, meu caro.

      Enquanto JB foi hostilizado por duas mulheres e sob a escolta de pelo menos uns 5 seguranças – possivelmente agentes da PF -, contando-se os extenos e os no carro, Stedile estava apenas com a sua acompanhante, desarmado e desprotegido, sendo ameaçado por uma matilha raivosa.

      Duvido que todos ali fossem grandes proprietários de terra. Ou estão cegos – como muitos já estão – ou estão sendo pagos.
      Já ultrapassaram qualquer limite de razoabilidade. A única coisa que ainda não aconteceu, mas que pelo andar da carruagem, infelizmente, pode acontecer a qualquer momento, é algum paranoico sacar uma arma e atirar ou então a corja partir para o linchamento puro e simples.

  13. Quando houver o primeiro

    Quando houver o primeiro cadáver, aí ninguém mais vai mais segurar toda a merda que vem por aí. Só que não passa pela cabeça dos coxinhas – ignorantes e facilmente manipuláveis pelos barões do “pensamento hegemônico” – que quando a represa se romper, o sangue vai dar na canela. Para ambos os lados!

  14. O que será que esse povo anda

    O que será que esse povo anda bebendo ultimamente?  Será que é a água do Alkmin que os deixam assim com tamanha agressividade? Ou será que é a água envenenada que sorvem da midia? Tudo de mal que resultar politicamente e socialmente podem colocar na cacunda da mídia maligna, sem erro.

  15. Essa horda de manifestantes fascistas é a consequência da…

    Essa horda de manifestantes fascistas é a consequência da bestialização da classe média brasileira por essa mídia golpista que domina o país.

    Covardes, tenho nojo dessas criaturas.

    Isso é intolerável!

  16. Meu Deus,que vergonha,a invasão coxinha é maior do que eu imagin

    ava,e são uns mais idiotas que os outros.Ir para Cuba pra mim é a gloria,um dia irei.Como cearense estou envergonhado.

    1. Um dia? rs
      Para com isso

      Um dia? rs

      Para com isso companheiro, o Paraiso lhe esperando e vc postergando?

      Já sei, não vai agora pois quer continuar acessando a internet para postar aqui né?

      rsrsrsr

  17. Caro Nassif e demais
    O ódio

    Caro Nassif e demais

    O ódio de classe aumenta a cada dia que se passa, e a classe média servindo de bucha de canhão para ese confronto.

    Será que esses bocozolóides não saben que em caso de   guerra civil seus chefes, entre eles Marinhos, Aécios serão superprotegidos??!!!

    Brasil será um novo Iraque, Libia, entre outros a mais por ai.

    Saudações preocupantes

     

  18. Coincidência?

    Coincidência ou não, foi em Fortaleza onde houve a recepção mais violenta aos médicos cubanos (do Mais Médicos) que desembarcaram naquela cidade. Foram chamados até de escravos. O ódio era visível, no olhar, dos que formaram um corredor polonês para agredir os médicos cubanos.

     

  19. mas tem coisa pior…

    como, por exemplo, um ministro do STF decidir pela não competência de um juiz moro, por exemplo, ao mesmo tempo que defende que todos os seus atos sigam intocáveis, válidos, quando encaminhados para outro

    isto é justiça séria?

    acredito que não

    e simplesmente pelo seguinte: pela possibilidade do condenado ser preso várias vezes

    1. tragam para o caso em tela e pensem num dos extremos…

      como eu pensei

      galera tem coragem de fazer, e repeti, e repetir, porque até os da justiça concordam com o que fazem

  20. que Deus dê muita calma e paciência a todos…

    mas principalmente àqueles que sofrem este tipo de agressão

    agressores desse tipo e quando em grande número, só precisam de um motivo, por menor que seja e vindo de qualquer tipo de reação, para matarem cruelmente suas vítimas

    qualquer dúvida, estudem os vários casos que já tivemos, quando ao simplesmente tentarem se defender com palavras, casos em que as vítimas foram agredidas até a morte por todos

  21. Esse lixo de tucanos

    Esse lixo de tucanos analfabetos políticos, composto por uma classe média “meia-boca” e pobres de Direita, sabujos que defendem os interesses da elite.

    Lamentável.

    1. pior é que tem muitos pobres surfando esta onda mesmo…

      mas é do ser humano…………………………………………..

      tua casinha, diz e garante o governo

      teu reino, prometem a oposição e a mídia bandida, e derrubam as casinhas dos que acreditaram

      1. que interessante……………tua casinha teu reino

        que coisa estranha e bela

        será que saiu da minha cabeça mesmo?

        seja como for, vou sair para me livrar da dúvida

        depois volto

  22. Que fazer diante desse

    Que fazer diante desse horror? Ou não é um horror o fato de Stedile e sua esposa terem sido expostos a um quase linchamento? Afinal, da extrema animosidade demonstrada por aqueles criminosos poderia ter surgido, dentre eles, alguém que iniciasse a violência física e incitasse os demais para imitá-lo. Observe-se que os criminosos formaram um círculo atrás do casal, atitude característica de quem pretendia atacar não apenas moralmente, o que de fato foi feito, mas também indicar a possível violência física. Isso faz lembrar estratégia de animais ferozes, como uma matilha de lobos, por exemplo.

    Os gritos de “MST vai pra Cuba com PT!” fazem lembrar a famosa frase da ditadura militar: “Brasil, ame-o ou deixe-o! Desde quando brasileiros são constrangidos com esses tipos de gritos de criminosos?

    Respondo eu: Desde que Fernando Henrique Cardoso e Aécio Neves, secundados pela mídia golpista, passaram a insuflar o povo contra as últimas eleições, alegando que as mesmas tinham sido fraudadas. Alegações mentirosas e caluniosas contra o próprio país e a democracia, pois jamais foram encontrados quaisquer indícios de fraude. Não há como negar que esses dois lamentáveis políticos deram azo a acontecimentos como os presenciados no aeroporto de Fortaleza, cuja responsabilidade deve ser imputada aos dois instigadores. Para acabar definitivamente com esses episódios de medo e horror, os dois responsáveis devem vir a público com a finalidade de esclarecer o povo sobre suas lastimáveis alegações contra as última eleições. Essa seria uma atitude de sensatez diante dos imprevisíveis acontecimentos como os do aeroporto de Fortaleza, que podem provocar verdadeiras tragédias.

    1. Engraçado, quando a turma da

      Engraçado, quando a turma da esquerdolândia fez um “corredor polonês” para a Yoani Sanchez, com várias formas de agressões, inclusive a impedindo de fazer palestras vc não viu nada de errado, né?

      Quando o “exército de Stédile” invadiu laboratório de empresa agrícola, destruiu pesquisas e agrediu funcionários vc também não viu nada de errado.

      O relativismo das esquerdas é um nojo.

       

      1. Quem protegeu a Yoni Sanchez,

        Quem protegeu a Yoni Sanchez, lembra-se, alianca? Vai a dica: foi um senador do PT.

        O relativismo das direitas é um nojo…

        1. Ninguém esquceu nada, a

          Ninguém esquceu nada, a atiivista cubana era convidada do senador Eduardo Suplicy, inclusive, mas nem isso impediu a sanha totalitária dos grupelhos esquerdopatas.

           

    2. “Os gritos de “MST vai pra

      “Os gritos de “MST vai pra Cuba com PT!” fazem lembrar a famosa frase da ditadura militar: “Brasil, ame-o ou deixe-o! Desde quando brasileiros são constrangidos com esses tipos de gritos de criminosos?” 

      Também lembrou a recepção que a Yoani Sánches sofreu com gritos “vai pra Miami” (meses antes de junho de 2013) e que, lembro muito bem, muita gente aqui do site aplaudiu. Pimenta no dos outros é refresco.

        1. Nossa que bacana, teu

          Nossa que bacana, teu humanismo vai até a fronteira. Não quero mais te ver aqui defendendo os palestinos e nem os refugiados sírios, afinal, não são brasileiros.

          Humanista de meia tijela és tu.

           

  23. Obama não gostará de nada disso que aconteceu

    “A manifestação dos agressores pode trazer problemas para o reestabelecimento das relações diplomáticas e comerciais entre os Estados Unidos e Cuba. Os acordos  já estão bastante avançados, mas um  incidente qualquer como este pode por tudo a perder. Vamos fazer de tudo para que este vídeo não chegue ao Obama, na Casa Branca. Tudo pela paz mundial”,  dirá o Bonner no JN o que se encontra em itálico, como justificativa para a não exibição do vídeo para o Brasil inteiro, e muito menos para o mundo. Todo cuidado é pouco, seguro morreu de velho.

    E logo depois o próprio Bonner comentará que o João Pedro Stédile estava no lugar errado, na hora errada e que teria sido muito agressivo com os agressores. Mas nada de exibir o vídeo.

    E viva as pessoas “inteligentes” que participaram da agressão ao Stédile no aeropoerto e que mandaram o MST e o PT para Cuba. São pessoas que com certeza adoram o Eduardo Cunha  (lembram do “somos todos Cunha”?) e o fascismo do Geraldo Alckmin e do PIG cearense.

    Como são todas muito “educadas”, espero encontrá-las na Arena Castelão no próximo clássico entre Ceará e Fortaleza. A mãe do juiz será a vítima da vez. Menos mal.

     

  24. Parece qeu o MST esta

    Parece qeu o MST esta experimentando um pouco do proprio veneno…rs

    Afinal o tal do exercito que o demagogo do Lula falou que ia para as ruas iria fazer o que nelas né?

     

    1. É muito covarde essa sua afirmação

      Quantas pessoas o MST já matou? Quantos integrantes do Movimento já foram chacinados por latifundiários?

      Esse “exercito” que vc e todos os desonestos de direita insistem em distorcer é movimento social nas ruas, lutando por direitos e mais democracia. Não pedindo intervenção militar nem Ditadura, tipico da massa de manobra ignara de fascistas oligarcas.

  25. Articulação

    Um grupo organizado, que sabia o horário que Stédile chegaria em Fortaleza…. Esta organização da extrema direita já se viu recentemente na Ucrânia, Venezuela, Argentina, Peru….. Tem copy right aí…

  26. Que absurdo!!!!!!!!!!!!!!

    Que absurdo!!!!!!!!!!!!!! isso lá é jeito de receber que vai fazer turismo de gastar alguns milhões!!!!!!!!!!!!!

  27. Vingança é um prato que se come frio

    Stedile teve muita calma, apesar da tensão lógica, certamente preocupado com a mulher. Está certo ele.

    Eu  no seu lugar, se estivesse sozinho, não teria essa calma, perdia alguns dentes mas levava pelo menos uns três para o inferno ou hospital. Anotem, uma hora isso vai acontecer. Se estiver armado, será legitima defesa em tempos de barbárie….

    Diz no site do Azenha, quem organizou o “linchamento” foi o empresário do ramo imobiliário Paulo Angelim de Fortaleza , e que é filiado ao PSDB. Se for dono de fazenda em terra grilada que se prepare, vai ter troco…

  28. Coxinhas sem noção…

    A  zelite zelote tá se achando, como se não bastasse terem o controle da PF, MPF, Judiciário e mídia, agora virou moda o uso de coxinhas para insultar quem não é afinado com a Casa Grande. Pois que continuem provocando, uma hora a casa cai. Esses riquinhos sem noção deveriam era agradecer a política de conciliação de classes implementada por Lula e que levou milhões ao mundo da cidadania e não tem mais volta. Se querem o confronto, os que no momento são humilhados nas ruas, podem também virar uma força de combate, ou não…quem mais sai perdendo senão esses nababos sonegadores de impostos e ladrões que posam de bons moços que, por 500 anos,  mamaram nas tetas do Estado e agora insultam quem também tem direito ao que este pais oferece a quem nele vive e trabalha. Coxinhas sem noção…

  29. Agressão contra João Pedro Stédile no aeroporto de Fortaleza
    publicado 23/09/2015 no Conversa Afiada Ele se orgulhou do feito no Facebookangelim.jpg

    Angelim organizou o ato

     

     

    No PT na Câmara:

     

    Parlamentares e entidades repudiam agressão a Stédile organizada por militante do PSDB

     

    Parlamentares e entidades da sociedade civil repudiaram, em nota e em discursos no plenário da Câmara, a agressão sofrida por João Pedro Stédile, dirigente do MST, quando desembarcou em Fortaleza (CE), na noite desta terça-feira (23), aonde foi participar de um congresso sindical.

    Assim que apareceu no saguão, Stédile foi hostilizado por cerca de 20 pessoas que o ofendiam e gritavam palavras de ordem típicas dos reacionários, como “vai pra Cuba!” e outras. A perseguição ao líder do MST prosseguiu até o estacionamento do aeroporto.

    O ato foi organizado pelo empresário Paulo Angelim, dono da corretora Viva Imóveis, palestrante e consultor de marketing. Em sua página no Facebook, Angelim publicou o vídeo com o ato contra Stédile. “Vejam a recepção que nós, do IDE – Instituto Democracia e Ética, preparamos para o terrorista Pedro Stedille, do MST”, disse o empresário, que se disse “muito feliz” ao anunciar, também na rede social, a sua filiação ao PSDB, que ocorreu em julho passado.

    Na Câmara, o deputado Valmir Assunção (PT-BA) denunciou a agressão organizada pelo tucano. “Isso mostra que nós, no Brasil, cada vez mais, estamos assistindo o crescimento do fascismo de uma direita raivosa, de uma direita que não consegue conviver com o processo democrático”, disse o parlamentar baiano.

    “Se a direita brasileira e os coxinhas desse Brasil acham que nós vamos nos intimidar simplesmente porque foi agredido um ou outro companheiro nosso, estão errados. Vamos continuar defendendo aquilo em que acreditamos”, acrescentou Valmir.
    Quem também se pronunciou na tribuna foi o deputado João Daniel (PT-SE).

    “Lamento profundamente e repudio esse tipo de atitude fascista de intolerância, porque isso é parte do que já houve em outros países, como os fascistas na Itália, os nazistas na Alemanha, e nós não podemos admitir. Nosso País luta e tem democracia. Todo mundo tem direito de protestar, mas nós não podemos aceitar a intolerância, nós não podemos aceitar a agressão”, afirmou João Daniel.

    Valmir e João Daniel integram o Núcleo Agrário da Bancada do PT na Câmara, que subscreveu a nota divulgada nesta quarta-feira (23) por um conjunto de movimentos sindicais, populares, pastorais sociais, parlamentares progressistas e intelectuais. A nota também foi assinada pelos deputados José Guimarães (PT-CE), líder do governo na Câmara; Odorico Monteiro (PT-CE); Padre João (PT-MG), coordenador do Núcleo Agrário; Pedro Uczai (PT-SC) e Wadih Damous (PT-RJ), bem como pelas deputadas Ana Perugini (PT-SP) e Luizianne Lins (PT-CE). O PT também subscreveu o manifesto e divulgou uma nota própria, na qual “se soma às manifestações e atos públicos em solidariedade ao companheiro Stédile e ao MST e exige das autoridades a pronta apuração e responsabilização dos agressores”.

    O ato organizado por Paulo Angelim se soma à manifestação fascista de outro militante fascista do PSDB, Matheus Sathler, advogado e candidato a deputado federal pelo Distrito Federal em 2014, que divulgou vídeo em agosto ameaçando “arrancar a cabeça” da presidenta Dilma Rousseff durante o desfile de 7 de setembro

    1. O militante (ou meliante)

      O militante (ou meliante) está soltando fogo pelas ventas em seu perfil no faceburro, já que foi devidamente colocado no “spot” pelo Paulo Henrique Amorim.

      Mais uma ação “social-democrata” do PSDB.

      Gostaria de ver a grita que seria se começassem este tipo de agressão covarde a banqueiros, donos de orgãos de imprensa, alguns sabujos jornalistas e alguns empresários que encampam essa onda fascista.

       

      A bomba no Instituto Lula foi apenas um “traque” – já as revistas picadas em frente à sede da Editora Abril foi um verdadeiro atentado terrorista.

  30. Os homens e os seus caminhos

    Não sei se o que Pedro Stédile acha da ideia, mas penso que ele poderia convidar o sr Angelim a conhecer o MST e a grande obra deste movimento. Se ele aceitar, garanto que mudará de ideia e deverá rever seu posicionamento sobre o MST e, quem sabe, sobre outros movimentos sociais. Se recusar, perderá a chance de crescer enquanto ser humano e ratificará o quão pequeno é o seu discernimento sobre o homem e sobre a si mesmo.

    1. Recordar é viver.
      Não se deve

      Recordar é viver.

      Não se deve confundir cachorro com caixote.

      A dita cuja é cubana. Trata-se no caso de Stelide e esposa de dois brasileiros sendo terrivelmente constrangidos por gente que se acha mais brasileira do que eles. Na verdade, os agressores são fascistas declarados, conforme as últimas informações sobre o caso.

        1. Não é nada disso não. Pessoas

          Não é nada disso não. Pessoas que têm a visão curta sobre o mundo atual, ao se depararem com um caixote, confundem-no com um cãozinho vira-lata e começam a gritar: Sai, cachorro! Sai, cachorro!…

          O ato de sempre atacar faz com que ataquem qualquer coisa, inclusive um caixote, na esperança de que fosse um cãozinho.

  31. Uns ofendem no aeroporto outros na internet

    Não há desculpa. Foi feio o que fizeram e isso deve ser coibido pelas autoridades, mas aqui no fórum é a mesma coisa, quem não concorda comigo é: Analfabeto, coxinha, ignorante..etc…etc… A diferença é que as agressões dos “progressistas” daqui acontece pela internet. É a única diferença. O acirramento e fundamentalismo está presente em todos os lados, o problema é que cada lado acha que o inferno é somemte o outro.

    1. Você está precisando usar

      Você está precisando usar óculos e aparelho auditivo. As agressões do grupo de fascistas apoiadores de aécio são muito diferentes da defesa que os petistas têm feito, NA INTERNET, do governo e dos petistas atacados. No seu caso, se algum grupo disser para você ir para Cuba, aceitará de um bom grado, haja vista a defesa que tem feito da blogueira da CIA, Yoane. Vá pra lá colaborar com a espiã. E não diga que ela não é da CIA, pois há indícios consistentes e até provas de que pertence a essa organização terrorista.

      1. Bom, apresente as provas

        Bom, apresente as provas ai…rs Agora continue defendendo corte de verbas das universidades federais, juros para rentistas et cetera.

        Ao invés de ficar defendendo o PT, porque não vai estudar o que significa o fascismo? Verá que ele tem muito a ver com práticas de censura e ameaças a aqueles que não compartilham de uma visão de mundo x ou y.

        1. Não é questão de compartilhar

          Não é questão de compartilhar nada, sobretudo com pessoas que têm essa sua retórica tosca de fascista. Estudei o fascismo e posso lhe afirmar que não é difícil identificar quem anda de braços dados com essa ideologia. Como é o seu caso, dão o mesmo peso a circunstâncias completamente diversas. A visão de mundo x ou y, por exemplo, depende em muito do caráter do indivíduo. Indivíduos insensíveis ao sofrimento do povo oprimido pela elite, simples de serem indentificados no Brasil atual, são desprovidos de humanidade. Ainda há pouco, escrevi no meu comentário abaixo:

          Que fazer diante desse horror? Ou não é um horror o fato de Stedile e sua esposa terem sido expostos a um quase linchamento? Afinal, da extrema animosidade demonstrada por aqueles criminosos poderia ter surgido, dentre eles, alguém que iniciasse a violência física e incitasse os demais para imitá-lo. Observe-se que os criminosos formaram um círculo atrás do casal, atitude característica de quem pretendia atacar não apenas moralmente, o que de fato foi feito, mas também indicar a possível violência física. Isso faz lembrar estratégia de animais ferozes, como uma matilha de lobos, por exemplo.

          Os seus uivos não surtem nenhum efeito por aqui, inclusive, são muito manjados. Sobre yoane, há uma série de posts neste Blog que fizeram referência àquilo que eu disse sobre ela. Pesquise e verá.

          1. Na verdade você só sabe

            Na verdade você só sabe ofender (“retórica tosca de fascista”, “uivo”). Que legal hein, como chegou nessa conclusão? Existe uma retórica tosca do fascismo? Ensina ai pra gente sair da obscuridade e se tornar esclarecido como você… Quem sabe eu consiga vislumbrar a grandeza do governo Dilma.

            Quer dizer então que visão x ou y deriva unicamente do individuo insensível com as massas? Há uma unica visão correta que é a visão das massas, que marcham em uníssono aos sons de Wagner? O que você vai fazer então? Agindo em nome das massas, como liderança esclarecida, guia, fuhrer, etc. (hummm isso me lembra alguma coisa), exterminaremos aqueles que só pensam em si mesmo e não na GRANDE NAÇÃO? Putz!!!!! É isso mesmo que eu estou lendo?

             

            É o mesmo horror que fizeram à Yoani, mas como ela representa o mal então tudo bem, mandemo-lá para a câmara de gás…

             

            Que medo!

          2. Eis aí alguns argumentos que

            Eis aí alguns argumentos que diferenciam os fascistas dos democratas: A ameaça comunista! Vão mandar a moça para a câmara de gaś (pensei que diria “paredon”)! 

            Só faltou dizer que comunistas comem criançinhas. Quis me acusar de comunista e ainda diz que sou eu que o ofendo. Em que década de qual século sua cabeça travou?

            Notaram como é simples encontrar um fascista no meio do mato? Sempre se traem e saem correndo da moita gritando AMEAÇA COMUNISTA! Será que existiu algum fascista que não tenha proferido essas palavras? Creio que não. O meu interlocutor até que demorou um pouco. Estava entupido, com toda certeza. Também parece ter saído de algum filme de Pasolini, talvez Salò o le 120 giornate di Sodoma. Interessante ter citado o fuhrer e esquecido de Mussolini deixou passar. Sintomático.

            https://pt.wikipedia.org/wiki/Sal%C3%B2_ou_os_120_Dias_de_Sodoma

            Salò ou os 120 dias de Sodoma (em Língua italiana Salò o le 120 giornate di Sodoma) é um polêmico filme italiano de 1975 dirigido pelo diretor Pier Paolo Pasolini.

            O filme foi inspirado no livro Os 120 Dias de Sodoma do Marquês de Sade, e conta a história de um grupo de jovens que, na região da Itália então dirigida por Mussolini, durante o outono europeu de 1944 são selecionados por quatro dirigentes fascistas ( um presidente de um banco, que representa o poder econômico, um bispo, representando a igreja, um duque, que representa a nobreza e um juiz, que representa o poder judicial) para serem os autores de uma série de torturas e experimentos sádicos, ao longo de 120 dias.

            A obra, tida por muitos como uma das mais perturbadoras da história do cinema, é dividida em 3 fases, chamadas de ‘círculos’, que são o Círculo das Manias, onde os fascistas satisfazem seus desejos sexuais; o Círculo das Fezes, repleto de escatologia, onde os jovens são obrigados a ingerir fezes; e o Círculo de Sangue, onde os prisioneiros desobedientes são punidos através de mutilações, torturas físicas e assassinato.

          3. Que gracinha! Ele defende o

            Que gracinha! Ele defende o governo da Katia Abreu e se acha “comunista”. Para ser comunista você precisa comer muito feijão ainda meu caro, ou ao menos estudar um pouco. 

            Além do mais não me confunda, não compartilho dessa visão de mundo maniqueísta entre bonzinhos e malvados. Nem para o lado dos “coxinhas” nem para a dos supostos “comunistas” que ficam defendendo um governo mais realista (neoliberal) que o rei. Vai fazer coro à Katia Abreu e tente salvar o barco.

    1. Nenhuma pode

      Sério que você não consegue entender a diferença entre as duas situações? Entre um ataque de cunho ecológico a uma propriedade privada e uma agresão de cunho fascista a uma pessoa fisica…

      Porém, mesmo diferentes, nenhuma das atitudes cabe. Uma empresa de transgênicos conta com a vantagem de causar grandes males sem sofrer nenhuma consequência da sua ação. A Monsanto por exemplo, já foi responsabilizada, penalizada? e se, foi proporcional às consequencias por ela produzida? Saberemos algum dia a extensão do mal produzido por suas pesquisas? Somos todos cobaias?

      Agora, refaço a pergunta a você, se fosse o Greenpeace poderia?

  32. Um pequeno exercício de lógica e futurologia sobre a lógica

    Quem ganha eleição costuma fazer a festa, certo? Tipo assim, ir para as ruas, se em São Paulo, Avenida Paulista e por aí vai. Considere o clima vigente no Brasil. Considere a possibildade (toc toc toc) da extrema direita ganhar a eleição em 2016 em São Paulo. TODAS AS CICLOVIAS SERÃO DESTRUÍDAS na noite do segundo turno. O ciclista que ousar usar o que sobrar delas na segunda-feira cedo, será atropelado, vão passar por cima.

  33. espero que o governo italiano

    espero que o governo italiano esteva vendo que petista no Brasil não tem o mínimo de segurança e será um risco terrível devolver um dos seus cidadãos. Se até boneco do Lula quando sai na rua é esfaqueado….

  34. COXAS DO OIAPOQUE AO CHUÍ PENSAM:

    Se podemos chamar o Ministro da Justiça de FDP, ladrão, petralha etc numa galeria da Avenida Paulista, lotada de gente, e ele não fez nada. Nem chamou a PM!!  Então podemos hostilizar quem quisermos nesse país afora. Será assim a partir de agora. Qq personalidade, ligada ao PT, que estiver passeando com a mulher, o filho, a namorada ou um amigo será hostilizado pela horda de coxas. Fazer o quê? Se alguém num shopping chamar o Obama ou seu ministro da Justiça de FDP tá fudido. No mínimo vai tomar uma ‘discreta cotovelada’ na boca de um cara do FBI… Dilma foi hostilizada nos EUA. O que aconteceu com o maluco? Nada! Ele ainda tirou um sarro dela no Face. Muito “republicanismo” dá nisso!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador