O atentado às Torres Gêmeas, nos EUA, em 2001

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

AP Iconic Images 11. September World Trade Center

Enviado por Paulo F.

do Deutsche Welle

2001: Atentado terrorista às Torres Gêmeas nos EUA

Em 11 de setembro de 2001, o grupo terrorista Al Qaeda jogou dois aviões contra as torres gêmeas do World Trade Center, nos EUA. Quatro aeronaves caíram em solo norte-americano naquele dia, deixando quase 3 mil vítimas.

No dia 11 de setembro de 2001, os Estados Unidos viveram o maior ataque terrorista de sua história. Eram quase 9h da manhã em Nova York quando um avião sequestrado por integrantes da organização terrorista islâmica Al Qaeda, sob comando de Osama bin Laden, chocou-se com uma das torres do World Trade Center (WTC) — um dos prédios mais altos do mundo até então.

A princípio, a cena parecia de um trágico acidente aéreo. Mas, quando cerca de 20 minutos após o primeiro ataque outro avião colidiu com a segunda torre do WTC, ficou claro que se tratava de uma ação premeditada.

Alguns minutos depois, um terceiro avião atingiu o Pentágono, sede do Departamento de Defesa dos EUA que fica próximo a Washington D.C., capital do país.

Uma quarta aeronave caiu em uma área rural no estado da Pensilvânia antes de atingir seu alvo, após os passageiros tentarem retomar o controle da aeronave. Investigações apontam que o plano dos terroristas era jogar o avião contra o Capitólio, casa do poder legislativo norte-americano.

Três edifícios do complexo do WTC desmoronaram, incluindo as famosas Torres Gêmeas. As cenas da fumaça tomando conta das ruas de Nova York e de pessoas se jogando pelas janelas para tentar fugir das chamas foram transmitidas ao vivo e chocaram o mundo.

Ao todo, quase 3 mil pessoas morreram, incluindo os terroristas, todos os passageiros das quatro aeronaves, bombeiros, funcionários do Pentágono e muitas pessoas que trabalhavam no WTC.

Para além das vítimas, o 11 de setembro também teve sérios desdobramentos militares. O então presidente George W. Bush aprovou, no mês seguinte, o USA Patriot Act (Lei Patriota), que permitia ao governo, entre outras coisas, invadir casas, espionar cidadãos, interrogar suspeitos (inclusive com tortura) sem precisar pedir autorização judicial ou respeitar o direito à defesa e julgamento.

Os EUA também lideraram, junto com outros países, a chamada “Guerra ao Terror”, que levou à invasão do Afeganistão em outubro de 2001, e do Iraque em 2003, países acusados de dar suporte ao grupo terrorista.

 

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

35 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. Para reforçar fatos desconexos!

      O artigo serve para afirmar que um Saudita, escondido no meio de um país em situação medieval (Afeganistão), mandou alguns árabes, que não sabiam pilotar avião, fazerem cursos rápidos em bimotores para depois sequestrar um avião de grande porte e fazer manobras de piloto de caça e acertarem com uma velocidade em  torno de 600 km/h depois de um giro de quase 180º o meio de um edifício no meio de uma cidade. Depois disto num voo rasante um boing 757-223 consegue o feito sem apoio de terra atingir o Pentágono numa área que estava em reformas, na altura do solo. Sendo que este prédio, que concentra toda a inteligência militar norte-americana não tinha nehuma arma de proteção.

      Ou seja, a história é tão infactível que tem que ser reafirmada todos os anos até que ela vire verdade.

       

  1. Fascismo

    Os EUA e aliados desgraçaram a Síria.—Os EUA e aliados desgraçaram a Libia.—Os EUA e aliados desgraçaram o Iraque. Os EUA e aliados desgraçaram o Afeganistão.—Os EUA e aliados desgraçaram o Oriente Medio.—Os EUA e aliados desgraçaram a Ex-Iugoslavia.—Os EUA e aliados desgraçaram o norte da Africa.—Os EUA estão geograficamente longe gozam o espetáculo pelo satélite. Dessa vez a reedição do plano Northwoods deu certo, para alegria do manicomio Casa Branca e infelicidade do resto do mundo.

    O Paulo ”F” poderia ter lembrado também de outro 11 de setembro. Fala Kissinger, o maior criminoso ainda vivo e livre:  “A América Latina é uma região de quase nenhuma importância…”. começou dizendo o falcão de Nixon logo no início da conversa. “ O Chile não tem nenhum valor estratégico. Nós podemos receber cobre do Peru, Zâmbia, Canadá. Vocês não têm nada que seja decisivo. Mas se estabelecido esse projeto rumo ao socialismo, conforme Allende fala, teríamos problemas sérios na França e na Itália, onde há socialistas e comunistas divididos, que com esse exemplo poderiam unir-se. E isso afeta substancialmente o interesse dos Estados Unidos”.  “Não vamos permitir”.


    ”O conjunto dos relatos indica que enquanto a Unidade Popular evocava estrito respeito à ordem democrática, um programa de desestabilização financiado pela CIA minava a sociedade e a economia, determinado a não permitir que do coração da América Latina emergisse uma referência bem sucedida de construção de uma sociedade mais justa, soberana e próspera.” (Carta Maior) VIVA ALLENDE!

    Atualização:  Secretário-geral da OTAN de 2009 a 2014, o capacho dos EUA Anders Fogh Rasmussen agora é consultor do Goldman Sachs (GS), o mais poderoso banco dos EUA. No saqueio da Líbia o GS primeiro se apropriou de fundos estatais de 1,3 bilhão de dólares, que Trípoli depositara no banco em 2008; depois, participou em 2011 da grande rapina dos fundos soberanos líbios (estimados em cerca de 150 bilhões de dólares) que EUA e União Europeia “congelaram” no momento da guerra. E, para gerenciar, mediante o controle do “Banco Central da Líbia”, os novos fundos recebidos das exportações de petróleo, os bandidos do  GS, se aprestam a desembarcar na Líbia com a projetada operação EUA/OTAN sob a bandeira da União Europeia.  Fonte: site Vermelho, Voltaire.net)

  2. todo o dia,…

    Nos países invadidos pelos EUA, …. e nos países onde os EUA incentivou a guerrilha com armas e munições ( a Síria, por exemplo), …. todo o dia é 11 de setembro….

    1. E eu com isso? Eu sou brasileiro!

      Armas e munição não matam ninguém; pessoas, sim.

      Muito pior do que fornecer armas e munição é aliciar e cooptar pessoas nativas, ações em que os EUA são mestres. Aqui mesmo, no nosso país, mesmo não fornecendo armas e munição, há um monte de brasileiros que acham lindos e superiores os estadunidenses, que não titubeiam entre defender o próprio país e o país deles: preferem os deles. Vibram com notícias de que os EUA estão melhores mas desprezam notícia de melhora no Brasil. Vestem-se com o verde-e-amarelo da nossa seleção de futebol e empunham cartazes em inglês. Chegam ao absurdo de preencher um formulário num site para uso exclusivo de cidadãos dos EUA com um pedido para que o governo desse país estrangeiro interfira no nosso.

      1. Mas não me sinto bem em

        Mas não me sinto bem em condenar os EUA por fazerem o que fazem. Tenho certeza de que a responsabilidade é dos brasileiros que aceitam serem cooptados, que se deixam maravilhar por essas contas de vidro colorido.

        Sabe aquele história, “nunca ninguém me engana, eu é que eventualmente, por comodismo ou ignorância, me deixo enganar”? Então…

  3. 11 de setembro…E . U..A 
     

    11 de setembro…E . U..A 

      E ninguém irá escrever sobre SALVADOR ALLENDE ?

         Qual das tragédias é pior ?

        Se for contabilizada pelo número de mortos, durante, antes e depois, a do Chile dá de 10 x 0 nos E U A .

              E nem um  pio.

              Se não tem lembrança num blog predominantemente esquerdista, terá de quem ?

                  Passa a bola pro Mino, P H A , 247, Etc , quem sabe eles se lembrem.—que tbm emudeceram sobre o assunto.

                     O esquerdismo brasileiro: Contra os americanos. Ponto.

                     O resto não tem importãncia–nem pra registro histórico.

  4. Inicialmente,  dois aspectos

    Inicialmente,  dois aspectos a sopesar acerca desse infausto acontecimento: 1º) Foi um ataque terrorista, sim, porque buscou, e conseguiu, atingir vítimas inocentes, 2º) É rasteiro, desumano e vil tentar minimizá-lo ou relativizá-lo por conta das vítimas serem norte-americanos. Tal circunstâncias não lhes retira a humanidade,  o direito de viverem.

    Por outro lado, é inegável e choca a todos que não são americanos, o quão estes em sua maioria  são autocentrados; se não mesmo, hipócritas.   Como bem lembram muitos quando abordam essa tragédia de forma relativística, atrocidades bem maiores em termos de vítima e de estupidez foram perpetradas pela nação ianque. A própria resposta ao ataque referenciado gerou mais de duzentas mil vítimas, a maioria civil. Sem esquecer da destruição física dos países e a tragédia dos povos deslocados. 

    Será que essas vítimas, que agregadas a outras, como os habitantes de Hiroshima e Nagasaki, serão lembradas? E os civis vietnamitas mortos às centenas de milhares vítimas dos bombardeios americanos no Vietname, também?

    Que os americanos chorem e lamentem seus mortos, mas que jamais esqueçam de que o país a quem chamam de “pátria da liberdade” disseminou mortes, sofrimentos e desgraças mundo afora esquivados no que chamam de “valores”, mas que na realidade não passou de demonstrações de arrogância e egoismo. 

     

  5. e ninguem acha estranho os

    e ninguem acha estranho os dois maiores predios do mundo serem atingidos no seu teço ou quarto superior por aviões, e depois cairem ambos perfeitamente em linha reta, exatamente como os prédios que são implodidos? pra mim não faz sentido fisicamente nem que eles caiam em função do impacto nem que AMBOS caiam exatamente em linha reta… 

    essa é a farsa do século e acelerou bastante o rumo da humanidade pro colapso geral

    1. Eu aco trágico.

      Mas como temos o hábito de achar conspiração em metade dos acontecimentos que acontecem no mundo, eu particularmente desconfio que os tornados que acontecem no meio oeste ameriacno não é devido a condições climáticas geográficas porcaria nebhuma. Os russos desenvolveram um arma e estão testando. Em breve os veremos agindo sobre as grandes idades americanas.

    2. A eletricidade nao

      A eletricidade nao funcionava, a agua nao funcionava, os alarmes nao funcionavam, os telefones nao funcionavam exceto pelos celulares, os sprinklers nao funcionavam…  mas a “implosao” foi sem um unico contratempo, ne?  E TRES vezes em seguida, em TRES edificios na mesma condicao!  Uau!

      Nao eh mais facil acreditar o que o engenheiro do WTC disse, que os edificios foram arquitetados pra cairem em panqueca se alguma coisa acontecesse?

      Sim, tenho minhas duvidas a respeito do terceiro edificio, especialmente porque o (como chama) falou em jargao poucos minutos antes da queda que eles tinham decidido “derrubar” o edificio (esqueci o ingles exato que ele usou).  Pra piorar, a televisao inglesa anunciou a queda do terceiro edificio 15 minutos antes dele cair.

      Esse terceiro edificio nao cola nem com cuspe e grude.  Nem por isso eu acho que uma “implosao” teria sido eletricamente ou logicamente possivel em um edificio em pesadas chamas, porem sem dano estrutural de qualquer aviao que fosse.

      ALGUMA coisa aconteceu nele, e nao foi a historia oficial.

    3. Humm… e o sumiço de Osama

      Humm… e o sumiço de Osama Bin Laden foi queima de arquivo, é isso? A propósito, só quem viu o cadáver de Osama foram esses mentirosos que são os EUA… Gozado nenhum soldado fotografar a morte de Osama mas não só fotografar como filmar e publicar na Internet as torturas em Abu Garib… Gozado, não, mentira mesmo, sem a menor graça.

  6. As coisas qeu os EUA fez, faz

    As coisas qeu os EUA fez, faz e irá fazer é inerente a sua condição de superpotencia.

    Julgar o papel americano por atos falhos é facil , historicamente qualquer nação que tivesse  poder igual aos EUA teriam feito ( fizeram ) coisas na melhor das hipoteses  iguais a eles.

    Ignorar isso é infantilismo ou birrinha ideologica que teima em jugar paises ( sempre de direita claro rs ) pelo conceito de bom ou mal.

    Nações ( como a politica em sí ) não se pautam por esse tipo de analise, nações agem em defesa de sua segurança nacional e seus intereses.

    Dentro dessa ótica esperar justiça ou bondade é algo simplesmente utópico…

    1. Pudor (ou falta dele)
      Quer dizer que , no seu entendimento , tudo é justificavel , pelo pragmatismo de uma superpotência , mesmo atitudes hipócritas , além de outras que provocam o sofrimento e flagelo de outros povos ?
      Você acredita mesmo que muitos inocentes devem pagar pelo privilégio de poucos (5% da população do planeta ) ?
      Você é o mesmo que fala em imoralidade das esquerdas e na virtude desse sistema capitalista desumano ( e verdadeiramente imoral que grassa a humanidade ) ?
      Então vê se se enxerga , e tenha um pouco de pudor das sandices que posta por aqui ! Ou pensas que somos um bando de idiotas ?
      Obs. E não me venha com esse papo furado que sou antiamericano , pois vivi naquele país durante 2 anos , admiro muito da sua cultura ( o jazz é o maior legado que deixam para a humanidade ) , além do admirável acervo tecno-científico , mas nunca irei concordar ( e muitos americanos esclarecidos também ) com as atrocidades e outras imoralidades históricas cometidas antes e agora , para simplesmente manter o status quo ( ou a pretensão ) de dominadores do mundo !

    2. Caro debatedor

      Caro debatedor Leônidas, 

      forcando um pouco a barra, por amor ao debate, posso até concordar com parte de sua opinião. De fato, algum ente que se torna ” super” em relação a outro,  pode provocar , por exemplo, o sentimento de inveja. 

      Mesmo entre empresários, este sentimento se manifesta. E claro que com certos artifícios para máscara lo, pois morderiam o veneno da própria língua. Bom, isso é outra história.

      voltando.

      como estava  dizendo, posso concordar  em parte com o que vc disse. No entanto, é preciso lembrar que logo após a 2 grande guerra, criou se a ONU e, sobretudo, o seu conselho de segurança visando a busca constante da PAZ e não da GUERRA. E tiveram que engolir uma China é uma Rússia da vida.

       se a regra passar a ser essa daí que vc sugere, qual seja, de nação forte ter que agir para proteger seus interesses com guerra e sem autorização, não tenhamos dúvidas: a paz vai ceder espaço, mais uma vez,  para a guerra.

      se um pode, todos também podem,  e os que se encontram fracos vão acionar suas ” alianças” para tornarem se fortes. 

      Portanto, nessa linha, e me apoiando em entendimentos internacionais, inclusive, em tratados internacionais que buscam a paz, não há a menor possibilidade de concordar com a sua opinião.

       

    3. hahaha…”As coisas são

      hahaha…

      “As coisas são assim mesmo: eles exploram e eu sou explorado; eles sabotam (Alcântara, P-36 etc.) e eu sou sabotado; eles atiram e eu morro. Eles falam mal de mim (Moody’s, S&P, Fitch) e eu concordo. Uma hora eu dou, a outra eles me comem. Por isso é que os admiro tanto.”

       

      1. Uma nação do tamanho do

        Uma nação do tamanho do Brasil e com nosso potencial não tem que ficar com essa ladainha de oprimido não.

        Poderiamos estar muito mas muiiiiito melhor em termos de soberania caso não tivessos a classe politica que temos.

        Que bobagem essa de ficar se lamentando como se voce vitima, não precisamos passar por isso não… 

    4. Primeira versão:
      As coisas

      Primeira versão:

      As coisas qeu a URSS fez, faz e irá fazer é inerente a sua condição de superpotencia.

      Julgar o papel soviético por atos falhos é facil , historicamente qualquer nação que tivesse  poder igual a URSS teriam feito ( fizeram ) coisas na melhor das hipoteses  iguais a eles.

      Ignorar isso é infantilismo ou birrinha ideologica que teima em jugar paises ( sempre de esquerda claro rs ) pelo conceito de bom ou mal.

      Nações ( como a politica em sí ) não se pautam por esse tipo de analise, nações agem em defesa de sua segurança nacional e seus intereses.

      Dentro dessa ótica esperar justiça ou bondade é algo simplesmente utópico..

      Segunda versão: 

      As coisas qeu a Alemanha fez, faz e irá fazer é inerente a sua condição de superpotencia.

      Julgar o papel nazista por atos falhos é facil , historicamente qualquer nação que tivesse  poder igual a Alemanha nazista teriam feito ( fizeram ) coisas na melhor das hipoteses  iguais a eles.

      Ignorar isso é infantilismo ou birrinha ideologica que teima em jugar paises ( sempre de esquerda claro rs ) pelo conceito de bom ou mal.

      Nações ( como a politica em sí ) não se pautam por esse tipo de analise, nações agem em defesa de sua segurança nacional e seus intereses.

      Dentro dessa ótica esperar justiça ou bondade é algo simplesmente utópico..

      1. Ah JB voce é mais inteligente

        Ah JB voce é mais inteligente do que isso né …rs

        Obvio que falo de EUA , URSS, China, a Alemanha Nazista é algo completamente diferente disso.

        Que decepção…rsrsrs

      2. È, depois da ditadu5ra que os

        È, depois da ditadu5ra que os americanos implantaram aqui, perdemos todo direito de informação honesta e equilibrada. Até mesmo na cultura estamos, até hoje, proibidos de ouvir músicas, teatro, cinema, etc, etc, de origem até mesmo Européia. Lembram dos anos sessenta? Últimos anos de liberdade CULTURAL no Brasil.

        Hoje temos que ouvir, ler  e ver, o pouco que a CNN e o governo americano permitem divulgar por suas “filiais” Brasileiras.

        Esconder até mesmo as OBERAS important[íssimas que o Governo está entregando SEMANALMENTE AO PAÍS, É O LIMITE DA DITADURA DA INFORMAÇÃO.

        O ATAQUE as torres foi uma FARSA mundial, tão ridícula que em POUCO tempo o mundo estará preocupado com coisas desses tipo. 

  7. Nassif, o senhor está eximindo a América?

    Também não entendi. Nassif, o senhor está eximindo a América? Também em relação à África, Siria, América Latina??? 

     

     

  8. 11 de Setembro

    Eu não acredito que os ataques tenham sido obra de terroristas, sou adepto dos que acreditam em auto-ataque. Na minha humilde visão dos fatos tudo foi arquitetado pelos norte americanos para justificar as futuras invasões e destruição de sociedades e países organizados como, Afeganistão, Iraque, Líbia, Líbano, Síria, em outro plano, Paraguai, Venezuela, Argentina, Brasil…

    1. Eu “conheci” 5 deles no

      Eu “conheci” 5 deles no restaurante que trabalhava (tava tao na cara que tinha “alguma coisa” errada que eu dei uns 5 minutos pra eles serem pegos.  Mais tarde fiquei sabendo que “conhecia” dois terroristas adicionais da banca de revistas da estacao de Newark…

  9. Prá defender o dólar…

    vale tudo… controlar a mídia… fazer ataques contra o próprio território, o próprio povo… destruir outro país… ( Não foi o Iraque que estava negociando com os Europeus a venda de petróleo em euros?Isso antes de 1991? ) Levar um país à penúria economica, derrubar um governo, iniciar uma guerra nuclear…

     

     

  10.  invadir casas, espionar cidadãos, interrogar suspeitos (inclusive com tortura) sem precisar pedir autorização judicial ou respeitar o direito à defesa e julgamento.

    hum…o Moro, PF, MP e Globo já fazem isso na prática e querem legalizar o que já fazem…todas esssas regras de exceção são usadas pela máfia midiático penal conhecida como Guatánamo de Moro para  obrigar “seus presos” a aceitarem delatar;;…e ninguém reclama, os tribunais superiores aceitam numa boa…o Moro quer que “seus” presos cumpram pena após confirmação dos desembagadores tucanos…uma lástima…

  11. Eu assisti farenheight
    Eu assisti farenheight 09/11
    Monta-se todos os fatos, imagens e fortes indícios de que aquilo é muito além de ataques terroristas: É deprimente e a descrença no capitalismo é inevitável. Na humanidade, temos algum controle sobre nós.

  12. Essa das TORRES gêmeas foi a

    Essa das TORRES gêmeas foi a maior FARSA da história conhecida:

    – Um Árabe escondido nos desertos do Oriente Médio, procurado pelas maiores organizações terroristas americano/sionistas do mundo, CONSEGUIU levar para DENTRO dos EUA, uns 40 Homens (Árabes????) SEM ser notado.

    – Esses Homens conseguiram LEVANTAR VOO com QUATRO JUMBOS (???) EM TERRITÓRIO AMERICANO.Incrível né? Sería isso possível na terra da fantasia?

    – Esses Homens seriam tão TREINADOS para usar esses aviões , que acertaram MILIMETRICAMENTE as torres, no ÙNICO lugar possível para que caísem???

    – DEPOIS de fazer tudo isso, esse gênio Árabe, PROGRAMOU o ataque para UMA HORA ANTES do início do expediente nas torres? Bonzinho ele não?

    continua…

    Angelo Frizzo.

  13. Bela desculpa plantaram para

    Bela desculpa plantaram para atentar contra a tão venerada “liberdade” do povo americano que para mim não passa de um grande mito.

    Belo pretexto também para colocar em prática a nova agenda internacional do Tio Sam em nome de seus inúmeros interesses mascarada de “War on Terrorism”.

    Só faltou o Bush ter tocado harpa no Empire State naquele dia.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador