Papa critica sistema econômico desumano e cultura de exclusão

O papa Francisco criticou hoje (27) o sistema econômico desumano que causa níveis de desemprego entre jovens, atingindo “50% na Espanha, 60% na Andaluzia”, classificando-o como exemplo da cultura de exclusão.
 
Perguntado pelos jornalistas, no voo de regresso a Roma, após visita a Israel, sobre os resultados das eleições para o Parlamento Europeu, o pontífice disse que “não entende tanto” de assuntos como o populismo ou o euro. Ele comentou, no entanto, sobre o desemprego, que considera grave, e acrescentou, como publicou o diário La Stampa, que o mundo está “em um sistema econômico onde o centro é o dinheiro, não a pessoa humana”.

 
Para o papa, “esse sistema exclui para se manter”, exemplificando com crianças, idosos e jovens. Sobre crianças, disse que o número de nascimentos não é elevado – na Itália, menos de dois por casal, na Espanha, ainda menos”.
 
Quanto aos idosos, lembrou que são excluídos, “também com a eutanásia oculta – os medicamentos só dão até um certo ponto”.
 
A propósito dos jovens, disse acreditar que, na Itália, “o desemprego está próximo de 40%, na Espanha, 50%, e em Andaluzia, 60%”.
 
Para o papa, há uma geração de pessoas que não estuda nem trabalha, e “esta cultura de exclusão é gravíssima. Não apenas na Europa, mas na Europa sente-se com força”.
Redação

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Uso o Face como arquivo base

    Uso o Face como arquivo base para a minha ideologia. Ela é esta expreessada pelo Papa. Como tambem quem se lembra; a opção preeferencial pelos pobres.ou de Dom Helder Câmara “Se der pão aos pobres, todos me chamam de santo. Se mostrar por que os pobres não tem pão, me chamam de comunista e subversivo.” 

    O papa Francisco tambem “pontificou” sobre o integrante de tal sistema de exclusão: a midia ao dizer ““Para mim, os pecados dos meios de comunicação, os maiores, são os que andam no caminho da mentiras, a falsidade.

    E há três: desinformação, calúnia e difamação.

    Estes dois últimos são graves , não é? Mas não tão perigosos quanto o primeiro. Por quê? Eu explico. A difamação é um pecado mortal, mas você pode esclarecer e vir a saber que isso é calúnia. Difamação é um pecado mortal, mas você pode  dizer: “mas isso é uma injustiça, porque essa pessoa fez isso na época, depois que ele se arrependeu, mudou a vida ‘.

    Mas a desinformação que é dizer a metade das  coisas,  as que são mais convenientes para mim e não dizer a outra metade. Assim, com o que se vê na TV ou  ouve no rádio que você não pode formar um juízo perfeito, porque não se tem os  elementos para isso e ele não são dados.”

     

  2. Sempre a PAZ……..

    É a velha história – Todos querem a PAZ. Todos almejam a PA!!!!!!!!

    Então pergunto: porque será que ficamos só no discurso, e não a praticamos seriamente!!!

    Os que estão no momento em postos de liderança, só ficam alardeando que devemos buscar a PAZ. Que devemos incansavelmente buscá-la. Hja saco!!!!!

    Se realmente a queremos, sem citar modelos religiosos, o que também é um saco, devemos antes de tudo, eliminarmos a produção de armas. E se não bastar, eliminar os que lucram com a violência, sejam eles homens ou nações. Violência dirão alguns, mas a realidade é que se queremos realmente acabar com a violência, há que eliminar os que são a favor dela.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador