Performance “um violador no seu caminho” por milhares de mulheres acima de 40 anos no Chile

A performance "um violador no seu caminho", criada pelo grupo feminista chileno Lastesis, recebeu mais uma impactante versão nesta quarta-feira (04)

Foto: Reprodução CNN Chile

Jornal GGN – A performance “um violador no seu caminho”, criada pelo grupo feminista chileno Lastesis, recebeu mais uma impactante versão nesta quarta-feira (04), desta vez com um grupo de mais de 1 mil mulheres maiores de 40 anos, em frente ao Estádio Nacional, em Santiago, no Chile.

A concentração de mulheres lotou a entrada do Estádio Nacional, com uma convocatória dirigida a mulheres acima de 40 anos, na auto-denominada “Lastesis Senior”. As mulheres que participaram da intervenção vestiam preto com lenços vermelho e vendas tapando os olhos.

O encontro que ocorreu a partir das 18h desta quarta imediatamente massificou, com uma concentração estimada em aproximadamente 1.000 mulheres. A performance final foi realizada por volta das 19h30. A escolha do local também tem um significado: o Estadio Nacional foi centro de tortura no período da ditadura do regime do general Augusto Pinochet (1973-1990) no Chile.

De acordo com as organizadoras dessa convocatória, a ideia era mostrar que as torturas hoje estão sendo invisibilizadas. A performance “um violador no seu caminho” foi criada pelo coletivo feminista do Chile Lastesis, para expor as violações sexuais cometidas pelas forças de repressão do Estado chileno nas manifestações desde outubro, e rapidamente repercutiu pelo mundo, tornando-se um hino contra a violência de gênero.

Além das vendas nos olhos, que são uma referência aos manifestantes que perderam as visões pelas bombas e balas atiradas pelos policiais, a coreografia inclui gestos de agachamentos, práticas que foram exigidas pelos policiais nas detenções das últimas semanas no país.

Acompanhe alguns vídeos divulgados nas redes sociais:

 

Redação

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador