Psicólogos apoiam Nassif e o GGN

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Psicólogos se unem em apoio a Luis Nassif e Jornal GGN, contribuindo com a luta e com o esforço de sobrevivência da mídia independente.

Psicólogos se unem em apoio a Luis Nassif e Jornal GGN, contribuindo com a luta e com o esforço de sobrevivência da mídia independente.

Psicólogas e psicólogos na defesa da democracia, do jornalismo e, em especial, de Luís Nassif

Como profissionais de Psicologia de diferentes áreas de atuação e regiões do Brasil, queremos fazer um alerta e um apelo a toda a sociedade brasileira.

O alerta é de que o jornalismo sofre ataques que se intensificam conforme crescem os solapadores da democracia.

Alguns poucos profissionais do jornalismo se dispõem a fazer contraponto às grandes empresas patrocinadoras do pensamento único no Brasil. Dentre os profissionais que produzem jornalismo digno desse nome, o Luís Nassif ganha destaque com o seu GGN. Ali, todos temos certeza de encontrar jornalismo de verdade.

Os profissionais comprometidos com jornalismo enfrentam todos os dias a falta de recursos para fazer seu trabalho. Em meados do ano passado, vimos encerrarem suas atividades tanto o Nocaute (capitaneado pelo Fernando Morais), quanto o Conversa Afiada (iniciativa de Paulo Henrique Amorim). Ambos se viram sufocados pela pressão financeira. A crise que se abate sobre o país fez minguar ainda mais os escassos recursos que garantiam a sobrevivência desses meios.

Neste momento, para além da asfixia financeira, há um esforço para calar essas vozes por meio de lawfare. Ocorre um agravamento da situação por meio de processos jurídicos, visando tirar sua capacidade de sobrevivência com inquéritos e perseguição a esses profissionais.

Também nesse caso, o Nassif ganha destaque. Decisões inacreditáveis do judiciário estão a ponto de inviabilizar que o GGN, com sua potente equipe, continue fazendo o seu trabalho. Não fossem as correções de rumo estabelecidas por tribunais superiores, como a decisão recente do Ministro Lewandowiski, decisões descabidas poriam fim a esses serviços essenciais para a sociedade e para a democracia.

Nós da Psicologia sabemos que nossa profissão e ciência só podem vicejar em meio à democracia. Sabemos também que jornalismo é fundamental para a existência de democracia. Compreendemos que o jornalismo seja peça fundamental para o combate à manipulação das subjetividades, assim como a deturpação do jornalismo é fundamental para que as subjetividades sejam objeto de manipulação.

Somente contando com profissionais como o Nassif, teremos apoio na reconstrução de um processo civilizatório humanizador e contributivo para a saúde mental e comprometido com justiça social. Somente com jornalistas como ele o Brasil vai poder enfrentar e superar as ondas de fake news, sejam aquelas que circulam via WhatsApp, sejam aquelas distribuídas pelos grandes meios de comunicação no país.

Por isso é que queremos nos manifestar em defesa do trabalho feito pelo Nassif. Ao mesmo tempo, conclamamos a todas e todos quantos possam para que apoiemos financeiramente iniciativas como o GGN, como demonstração concreta de nosso compromisso com a Democracia e com a garantia de sermos informados com segurança e dignidade.

VIGÍLIA PELA VIDA E PELA LIBERDADE

Setores da sociedade civil se juntaram em defesa da vida e da liberdade e em apoio a Luis Nassif. O caso de Nassif é um exemplo do que acontece hoje no país, com perseguições e sufocamentos para que a vida seja colocada em segundo plano e a liberdade seja só um sonho distante. Unidos, esses setores criaram um manifesto, uma vigília constante, para que tais preceitos não se percam de nós, brasileiros.

Assine o manifesto e divulgue, para que todos possamos lutar a boa luta. Clique AQUI

JORNAL GGN: FINANCIAMENTO EMERGENCIAL

E, lutando contra a perseguição jurídica e disposto a se manter atuante, o Jornal GGN lança uma campanha emergencial para fazer frente às dificuldades enfrentadas. Uma ajuda de seis meses para levantar o site, que sofreu com ataques hackers, e modernizar a estrutura, uma forma de prosseguir atuante e na luta. A campanha dura seis meses e sua contribuição é muito importante para o GGN.

CLIQUE AQUI PARA SE JUNTAR A NÓS: FINANCIAMENTO COLETIVO

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador