Tribunal nega liminar que libertaria líderes de movimentos de moradia em SP

Preta Ferreira da Silva e Sidney Ferreira da Silva estão presos há 12 dias sem uma acusação formal

Preta Ferreira, que apresenta o Boletim Lula Livre, foi presa em 24 de junho / Reprodução

do Brasil de Fato

Tribunal nega liminar que libertaria líderes de movimentos de moradia em SP

O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) negou nesta sexta-feira (5) o pedido de liminar em habeas corpus que visava garantir a liberdade da publicitária e produtora cultural, Jacina Ferreira da Silva, conhecida como Preta, e do educador Sidney Ferreira da Silva. Eles são irmãos e estão presos há 12 dias, acusados de extorsão. A mãe deles, Carmem Ferreira da Silva, lidera o Movimento Sem Teto do Centro (MSTC).

A defesa questiona a decisão e afirma que a prisão é ilegal. Segundo Augusto de Arruda Botelho, um dos advogado sque defende os membros do MSTC, “não há nenhum elemento concreto que justifique a manutenção da prisão preventiva enquanto sequer ainda existe uma acusação formal”.

:: Entenda o caso ::

O advogado Ariel de Castro, que também integra a defesa dos irmãos, informou à reportagem do Brasil de Fato que entrará com um novo pedido de habeas corpus, desta vez no Superior Tribunal de Justiça (STJ), em Brasília (DF). Enquanto isso, a defesa estuda outras medidas jurídicas para revogar as detenções arbitrárias.

Castro entende que a polícia não apresentou nenhuma prova de que eles estivessem coagindo ou ameaçando testemunhas de forma justificar as ações cautelares. Ele interpreta que as prisões configuram constrangimento ilegal e demonstram que os integrantes dos movimentos populares estão sendo criminalizados por lutarem pelo direito à moradia.

Jacina Ferreira da Silva é conhecida por apresentar o Boletim Lula Livre, veiculado nas redes sociais, que apresenta informações sobre os processos contra o ex-presidente Lula (PT) na operação Lava Jato.

Redação

5 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O Estado Democrático de Direito é constantemente violado na maior cidade da América Latina e isso não espanta e indigna ninguém. A gente não houve a igreja, não houve a mídia, muito menos os movimentos sociais. Quanto a estes, eles não falam com as bocas de seus integrantes. Falam com as ações que as periferias, onde residem e exercem sua militância, fazem no sentido de resistir à guerra de extermínio que a elite que controla o governo desencadeou contra os pretos, os pobres e excluídos de maneira geral. Agora a guerra é pelo controle territorial. Daí teremos consagrado os guetos. Daí para a resistência violenta será um salto imperceptível. Portanto alerto aos senhores da classe média paulista que votam na elite sistematicamente há mais de vinte anos: saiam da cidade. Vcs que não tem dinheiro para bancar a segurança privada e o aparato bélico necessário para manter seus privilégios, saiam da cidade pois entre o rochedo que representa a visão autoritária da elite e o mar de revolta que permeia a sociedade que vive na cidade, vcs serão esmagados como os mexilhões nos costões do nosso Brasil. Em 5 anos viveremos uma guerra de extermínio e São Paulo será uma versão mais violenta de Bogotá, ou de Bankok.

  2. 88 anos de Fascismo Esquerdopata Ditatorial, às vezes fantasiados como Democracia. Muitos não compreendem como caíram no buraco que cavaram com as próprias mãos. Pobre país rico. Mas de muito fácil explicação.

    1. Que “M” de bobagem tu escreve? Fascismo de esquerda? Ditatoriais? Fantasiados de democratas? Que nível de idiotas veio comentar justo aqui no Nassif? Se fosse no Cafezinho até que acharia normal Cadê aqueles comentaristas que viviam aqui na era de ouro dos governos PT para critica-los? Ao menos davam algum argumento! Mas tem tantos tontos atualmente! Escrevem tanta bobagem e repetida, nem viram o disco

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador