Vídeo: Indígenas da aldeia Jaraguá falam sobre invasão de empreiteira

Nesta entrevista dada à TeleSur, ao repórter Nacho Lemus, os indígenas contam que a empreiteira disse que derrubaria eucaliptos, mas derrubou árvores antigas e matou animais silvestres.

Jornal GGN – Os indígenas da aldeia Jaraguá, em São Paulo, estão na luta. Luta contra a invasão da empreiteira Tenda, em um território protegido e a derrubada de 4 mil árvores. Os indígenas se dizem na luta, na reza e no replante de tudo o que foi destruído.

Nesta entrevista dada a TeleSur, ao repórter Nacho Lemus, os indígenas contam que a empreiteira disse que derrubaria eucaliptos, mas derrubou árvores antigas e matou animais silvestres.

Os indígenas rezam, choram e replantam, protegem o território guarani da devastação promovida por empreiteiras que, com apoio de Jorge Paulo Lehmann, Itaú e outros grandes investidores, fazem a devassa das terras. Além das empresas, os guaranis dizem que a intenção de construir prédios de luxo no local conta com o apoio do governo de São Paulo.

Em resposta á destruição, nesta ocupação de um espaço considerado ancestral pelos indígenas, os guarani-mbya plantaram 200 mudas. Um longo caminho ainda a percorrer, mas que não desistem.

Veja a entrevista de Nacho Lemus a seguir.

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador