Luciano Hortencio
Música e literatura fazem parte do meu dia a dia.
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1953 foi um ano de lindas mulheres… e de tarados musicais

Por Luciano Hortencio

Mera coincidência? Sei lá! O que sei é que no ano de 1953 foram lançadas em disco nada menos do que quatro composições alusivas ao Homem Tarado.

Manezinho Araújo compôs TARADO POR MULHER, que teve gravação original do próprio Manezinho em setembro de 1953, sendo também gravada pelo Grupo Musical Os Cariocas, em dezembro do mesmo ano.

Já Guio de Moraes compôs EL TARADO, que foi gravada por Osvaldo Borba e sua Orquestra, em novembro de 1953. Temos ainda a apresentar a marcha de Silva Filho e Mary Monteiro, interpretada pelo próprio silva Filho, com Regional e Coro, cujo título é SOU TARADO, gravação de janeiro de 1953.

Tendo em vista que sempre procuro curiosidades, músicas que constam do lado B, etc, e tal, trago aqui esse monte de tarados para apreciação de todos.

Luciano Hortencio

Música e literatura fazem parte do meu dia a dia.

40 Comentários

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  1. Arquivo Nirez!

    Os fonogramas foram gentilmente disponibilizado pelo jornalista e colecionador Miguel Angelo de Azevedo, responsável pelo Arquivo Nirez, a quem agradeço publicamente.

    luciano hortencio

      1. também passo por aí

                            ‘cada um com seu cada qual’

                        

                             isso é coisa de cinema

                             não tenham dúvidas                                

  2. Jorge Mautner se declara

    Jorge Mautner se declara “Tarado”, no bom sentido, claro. Segue também a versão feminina das Chicas, ou Taradas.

    “Gosto de ficar na praia deitado
    Com a cabeça no travesseiro de areia
    Olhando coxas gostosas por todo lado
    Das mais lindas garotas, também das mais feias
    Porque são todas gostosas e sereias
    Pro meu olhar de supremo tarado
    Tarado.”

    [video:https://www.youtube.com/watch?v=kss1AKyJKKU%5D

    [video:https://www.youtube.com/watch?v=-jzX_FVXNBk%5D

  3. Mais tarde

                  A Santa Mãezinha do Mineirinho

                  usou, como canções de ninar,

                  os fonogramas do Homem Tarado

                 

                  PRA DESAFASTAR A VACA-DA-CARA-PRETA DE CIMA DO TELHADO

    [video:https://youtu.be/ZBz5Bv2LhAE width:600]

  4. De cantorias e canções

    “O que faz uma grande canção? Não é apenas a melodia agradável ou com batida empolgante, nem apenas a letra eficiente ou com versos sacados; não é nem mesmo a conjunção de uma com a outra; é a conjunção de tudo isso com o momento em que é feita, de tal modo que capta ou revela um potencial da sensibilidade, como uma polaroid de um período que pode sobreviver a ele.”

    [video:https://youtu.be/KPyZeEGbeU8 width:600]

    “Letra não é poema e pode cativar com a simples musicalização de uma frase banal (“Eu sei que vou te amar por toda a minha vida”), pois as sílabas também fazem parte da sonoridade; e a música pouco é sem a letra, sem a possibilidade de que as palavras sejam repetidas pela audiência. E mesmo assim uma grande canção pode não ser um hit espontâneo, imediato, e levar algum tempo para ser uma tradução de seu tempo. A maioria dos hits, por sinal, morre; as grandes canções continuam vivas depois que saíram das paradas.”

    Extraído do texto de Daniel Piza para o Estadão

    Link: http://blogs.estadao.com.br/daniel-piza/as-cancoes-que-mudaram-minha-vida/

    PUBLICADO em comentário ao post da poetisa Odonir Oliveira

    https://jornalggn.com.br/noticia/a-inesquecivel-voz-de-johnny-mathis#comments

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