A réplica de Pedro Caetano à composição de Dorival Caymmi

Dorival Caymmi e Pedro Caetano

Por Laura Macedo

Os compositores a chamada “Velha Guarda” tinham o hábito de diante de uma determinada composição, responder com outra. Esse o caso de Pedro Caetano, quando Dorival Caymmi lançou “O que é que a baiana tem”, atacando de “O que é que tem?”.

 

 

O que é que a baiana tem” (Dorival Caymmi) # Carmen Miranda e Dorival Caymmi. Disco Odeon (11710-A) / Matriz (6023). Gravação (27/2/1939) / Lançamento (abril/1939).

 

 

Pedro Caetano, Joel de Almeida e Dircinha Batista

 

O que é que tem?” (Pedro Caetano/Joel de Almeida) # Dircinha Batista e Bohemios da Cidade. Disco Odeon (11743-A) / Matriz (6117). Gravação (2/6/1939) / Lançamento (julho/1939).

 

 

 

 

 

 

A jovem cantora/compositora Antonia Adnet está lançando o terceiro disco da carreira – “Tem + Boogie Woogie no Samba“.

 

A produção coube a Antonia juntamente com o pai e grande músico Mário Adnet. Os elegantes arranjos valorizam uma seleção cuidadosa, com ótimas surpresas, descobertas no rico baú de preciosidades do nosso cancioneiro. Um exemplo é “O que é que tem?”, parceria de Pedro Caetano e Joel de Almeida, com letra que valoriza a mulher carioca, feita como resposta a “O que é que a baiana tem?” de Dorival Caymmi. Antonia divide a interpretação da música citada com a amiga e, também, cantora/compositora – Roberta Sá. Uma delícia!

 

O que é que tem?” (Pedro Caetano/Joel de Almeida) # Antonia Adnet com participação de Roberta Sá. Álbum – “Tem + Boogie Woogie no Samba”. Selo Biscoito Fino, 2015.

 

 

 

 

************

Fontes:

– Fotomontagem: Laura Macedo.

– Portal Cultura Brasil – Música Popular Brasileira.

– Revista Carioca (nº 194 / P. 44 /1939).

– Site YouTube / Canais: “luciano hortencio” / “Gilberto Alves Gonçalves” / “Biscoito fino”.

************

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie agora