Luciano Hortencio
Música e literatura fazem parte do meu dia a dia.
[email protected]

Caindo das Nuvens com a valsa-choro de Nabor Pires Camargo

Raul Seixas, parafraseando Lennon ou Miguel de Cervantes, já disse que ” Um sonho que se sonha só é só um sonho só, mas o sonho que se sonha junto é realidade”. A exemplo da grande Dona Yvonne Lara, “nasci pra sonhar e cantar”. Como não canto lá essas coisas todas, sonho e sonho… Nos meus sonhos sempre distribuo músicas que reputo de excelente qualidade a todos que quiserem ouví-la.

Como falei acima, não sonho só! Há uma infinidade de amigos com o mesmo sonho recorrente. Um deles chama-se Samuel Machado Filho, pesquisador musical e colecionador dos bons. O amigo Samuca vem acompanhando o canal luciano hortencio desde sua criação, com comentários abalizados, retificaçãoes, correções e ainda enviando arquivos de áudio raros e de excelente qualidade.

Essa é a razão pela qual compartilho, com muita honra, essa postagem com o amigo Samuel. Mandou-me mensagem ontem à noite, via facebook, com o arquivo de CAINDO DAS NUVENS, foto de Nabor Pires Camargo e ainda comentou no youtube:

 Nabor Pires Camargo (Indaiatuba, SP, 9/2/1902-Mococa, SP, 3/10/1996) era compositor e clarinetista popular e clássico dos mais respeitados. Ótimo chorão, fez toda a sua carreira em São Paulo, só vindo a conhecer o Rio de Janeiro em 1954, quando de uma apresentação da orquestra sinfônica paulistana, da qual fazia parte. Em 1948, publicou pela Editora Irmãos Vitale seu “Método para clarineta”, em catálogo até hoje. Sua obra mais conhecida é certamente esta valsa-choro, que o próprio Nabor executa à frente de seu grupo, em registro Victor de 28 de maio de 1930, porém só lançado em agosto de 31, disco 33304-B, matriz 50283. Em 2000, a Fundação Pró-Memória de Indaiatuba publicou postumamente a autobiografia de Nabor, “Recordações de um clarinetista”. (Samuel Machado Filho).

Como eu tinha o arquivo de CAINDO DAS NUVENS com o grande Jacob do Bandolim, fiz também a edição para que desfrutemos das interpretações do autor, em 1930, bem como de Jacob, seu  bandolim e orquestra, datada de 1960.

 luciano

 

 

Luciano Hortencio

Música e literatura fazem parte do meu dia a dia.

27 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Bela valsa

    Já fui atrás da partitura pra ver se consigo tocar esta valsa no clarinete. Ainda não a conhecia. A versão com o Jacob também é uma delícia. Agradeço ao Luciano e ao Samuel pela contribuição. Em tempos de mau-humor pré-eleitoral, a boa música tem sido um colírio para os ouvidos (essa foi fraca…).

  2. Balsamo

    Amigo, Luciano, bela valsa. E a capa do disco com Jacob é uma beleza de estilo vintage. E vale mesmo lembrar as preciosas informações musicais de Samuel Machado Filho. Sempre preciso e pertinente. A proposito, o amigo Samuel vem da area musical ? Desculpe minha indiscrição, mas como o vejo frequentemente em seus videos, comentando, repassando informações etc, fiquei curiosa. 

    Abraço.

    Ps; você viu ontem ? Levei uma enxurrada de ferroadas num post ai. Pior, como ja tinha ido embora do computer, nem pude explicar do porquê do como ! E esse pessoal ta nervosinho mesmo, com qualquer bobagem escrita, ja responde nos acusando de troll, pessedebista, e o pior para mim, aecista ! 🙂 Ufa ! Ainda bem que me sobrou esse espaço musical, que além de “colirio para os ouvidos”, hehehe, é um santo prozac ! Deviam experimentar. 

      1. Ja passou

        Kkkkk. Ta certo, amigo Luciano. Como sou uma democrata ferrenha, sempre fico pé atras com qualquer situação que – a priori – pareça ferir direitos civis adquiridos. Mas vamos acompanhar o desenrolar dessa historia. De modo geral, não gosto muito das ações do atual Ministério da Justiça… E a vida é bela e nos que petequela !

        Abraço na familia Hortencio.

  3. Caro jonhhygo

    Tomara que a encontres logo, consiga tocá-la numa boa e nos envie através de vídeo. 

    Será muito legal termos  CAINDO DAS NUVENS interpretada por um participante do Blog Luis Nassif Online – JornalGGN. Temos que mostrar que Santo de casa faz milagre sim. Estou no aguardo!

    Abraço do luciano

  4. O Moderninho Guru do Ceará

    Nunca deixa nenhuma gata cair das nuvens.

    Cheap SEO | Effective SEO Can Be Cheap | Thad Stammen

    O ‘Incensado’ dá um jeito de todas levitarem, com muito prazer, porque um pouco, dois é bom e três é demais – sinta a vibe!

    1. Dom JNS!

      Si tu não existisses eu ia mandar fazer um aqui no Ceará, onde cearense abestado tá fazendo relógio suiço!

      Abraço do teu discípulo

      luciano

       

      1. Santo de Casa

        Guru Ice Jeri materializa iceberg no tropicaliente litoral cearense

         

        Tags mais populares para esta imagem incluem: guru nanak dev ji, saat naam e saat naam waheguru

         

        Um iceberg foi avistado na segunda-feira, dia 03 de janeiro, por pescadores no município de Itarema, litoral oeste do Ceará.

        Segundo João Martins, um dos líderes da colônia de pescadores “Itarema Pesqueira”, o pedregulho gelado foi avistado por volta de 11h, por ele próprio e mais dois companheiros, que, a princípio, achavam que estavam sendo vítimas de ensolação.

         

        Ao voltarem ao continente, João e seus companheiros avisaram a Polícia Militar, que tomou providências para alertar as embarcações no perímetro do avistamento e, ainda, contactar o pessoal do Instituto Cearense de Estudo dos Icebergs (Iceice).

        Raimundo Cícero, diretor do Iceice afirma que mandou duas equipes para alto mar para conseguir a confirmação e eventuais imagens do objeto, sendo que foi parcialmente bem sucedido, pois as equipes avistaram o iceberg apenas no dia seguinte, com o objeto parcialmente derretido.

        A fotografia mais interessante é a que mostra como o derretimento do iceberg o tornou similar à pedra de Jericoacoara, tornando inevitáveis as comparações e o nome “Ice Jeri”.

         

         

        O objeto ainda vagou por mais três dias até derreter completamente, sob a vigilância das equipes do Iceice, confirma Raimundo Cícero.

        Da Equipe KF2 News , em 2011

         

        * * * * *

         

        EXPLICANDO A VIBE

        Uma gata desintegra-se em coruscantes orgasmos múltiplos enquanto a outra desintegra-se prá entrar no estonteante ‘rock’ do Guru.

        “Meu danado Comandante ainda vou tomar um banho na sua miraculosa água!”

  5. nas nuvens

    Fotográfo cria série fotográfica brincando com as nuvens

    O fotógrafo italiano Elio Pallard, teve uma grande ideia ao imaginar novas possibilidades com suas fotografias de nuvens. Através de técnicas de composição digital ele criou a série: “Playing with Clouds”, onde personagens são inseridos nas nuvens de acordo com a forma, textura ou tons.

    Em uma das imagens, o fotógrafo inseriu nômades e camelos para simular o deserto do Saara e amoitar uma insuspeitada e melíflua performance espacial do Guru do Ceará.

    artenasnuvens1

    artenasnuvens2

    artenasnuvens5

    artenasnuvens4

    Para acrescentar mais cor ao seu belo post e fugir do buraco negro do Multimídia do Dia.

    Via: mymodernmet

  6. Você precisa se ligar, rapaz

    Em redor do buraco tudo é beira!

    “Não gosto da ideia de ter ‘medo de morrer’. Sou paraibano e não gosto de confessar que tenho medo. Eu conheço a palavra ‘medo’, porque li no dicionário.”

    [video:http://youtu.be/rlC6oTcSUa4%5D

    “O circo, sua estrada e o sol de fogo/ Ferido pela faca na passagem/ meu coração suspira sua dor/ entre os cardos e as pedras da pastagem./ O galope do sonho, o riso doido/ e late o cão por trás desta viagem”.

    “Pois é assim: meu circo pela estrada/ Dois emblemas me servem de estandarte/ No sertão, o arraial do bacamarte/ Na cidade, a favela consagrada/ Dentro do circo há vida, onça malhada/ Ao luzir do teatro o pelo belo transforma-se num sonho, palco e prelo/ e é ao som deste canto na garganta que a cortina do circo se levanta para mostrar meu povo e seu castelo”.

    13354774

    “Se eu morrer o romance está terminado. E para justificar isso eu cito uns versos de Fernando Pessoa dos quais eu gosto muito. Ele fala do navegador que descia a costa da África à procura do caminho das Índias e, quando ele parava em algum lugar na costa da África, plantava um marco.

    Ele diz: ‘O esforço é grande e o homem é pequeno/ Eu, Diogo Cão, navegador, deixei/ Este padrão ao pé do areal moreno/ E para diante naveguei./ A alma é divina, a obra é imperfeita./ Este padrão sinala ao vento e aos céus/ Que, da obra ousada, é minha a parte feita:/ O por-fazer é só com Deus'”.

    Fonte: http://conversadebalcao.com.br/ariano-suassuna-eu-prefiro-novela-a-qualquer-enlatado-norte-americano/

    1. O Punk queria ensinar errado…

      O ditado correto e está consignado no “AGORA EU DIGO COMO DIZ O DITO” é”

      De qualquer maneira, nem tudo ao redor do … é beira!

      Pretenção, Dom JNS, prestenção…

       

  7. Impagável

    Valsa antológica + cavanhaque de bode + relógio suíço + … preciso dizer mais nada, além de bom gosto e bom humor.

    Grande abraço.

    1. Obrigado, amigo Gregório!

      Ainda bem que também tens bom humor… O amigo JNS não deixa um post sério continuar a sê-lo. Sempre tem um chiste e eu não resisto, como bom cearense, a uma boa piada, sadia e inteligente.

      Abraço do luciano

      1. uma nota triste

        SKYE MCCOLE BARTUSIAK

        Skye McCole Bartusiak in The Cider House Rules

        No filme ‘The Cider House Rules’, de 1999, atuou ao lado de Michael Douglas.

        Sony

        image

        Photo d'actualité film cinéma sur Skye McCole Bartusiak  et Skye Mccole Bartusiak, publié le 21 Juill. 2014

        No filme sobre a guerra civil americana, ‘The Patriot’, de 2000, estrelado por Mel Gibson e Heath Ledger, ela interpretou a filha do líder da milícia Benjamin Martin.

        Na série de TV, ‘Love Comes Softly’, de 2003, estrelada por Katherine Heigl e Dale Midkiff.

        Skye McCole Bartusiak in Don't Say a Word

        No filme ‘Don’t Say a Word’, de 2011, com Michael Douglas, Brittany Murphy, Sean Bean e Famke Janssen.

        Skye McCole Bartusiak Skye McCole Bartusiak 315298

        A FILMOGRAFIA DE SKYE MCCOLE BARTUSIAK

        http://www.imdb.com/name/nm0566084/  ]

        Skye, que teve um breve namoro com um dos meus sobrinhos, morreu em sua casa, em Houston, no Texas, em 19 de julho de 2014.

  8. Assuntaí GregMacedo

    O Causo do Hollywoodiano Bode Vereador, Boêmio e Cachaceiro dos Bons de Fortaleza

    O bode Ioiô viveu na cidade de Fortaleza, capital cearense, na segunda década do século XX e tornou-se um importante personagem cearense.

    O contexto histórico do início de sua vida não colaborava para a notoriedade alcançada.

    Vindo do interior do Ceará, em meio à famosa “Seca do 15”, alcançou a popularidade no ano de 1915, quando seu dono, um retirante, vendeu-o à Rossbach Brazil Company, uma empresa inglesa instalada na Praia de Iracema.

    Passou, então, a ser criado livremente, solto pelas ruas. Em pouco tempo, familiarizou-se com a metrópole e conquistou a simpatia dos habitantes.

    Perambulava pela cidade acompanhando boêmios e escritores. Visitava, diariamente a Praça do Ferreira, centro cultural e comercial da época.

    Ioiô frequentava os cafés, bares e restaurante fortalezenses e recebeu tal nome por conta da rota que frequentemente fazia, que parecia um ioiô (subindo e descendo pelas ruas de Fortaleza).

    As leis proibiam a circulação de animais desacompanhados pelas belas ruas da cidade, mas, ainda assim, Ioiô não era perturbado nem pelos fiscais municipais fato devido à conquista da ampla simpatia popular conquistada por ele.

    O seu aspecto descuidado e o seu cheiro característico e desagradável não impediam que recebesse o carinho dos fortalezenses, mas o invejoso Dom Luc tinha raiva dele.

    Multidão concentrada na Praça do Ferreira, onde o bode Ioiô, tornando-se um deles, fazia companhia aos beberrões da época, aguardando o desfile de blocos de carnaval

    Reza a lenda que Ioiô era uma companhia ativa nas bebedeiras dos boêmios da cidade.

    Fala-se ainda que sua fama era maximizada por ter a atenção despertada pelo efeito que o vento da Praça do Ferreira provocava nos vestidos das moças e nas batinas dos padres, estimulando-o a correr atrás desses dois grupos distintos.

    Ainda como manifestação de profundo amor ao Bode e revolta pelos desmandos e corrupções exercidos pelos políticos da época, em 1922, os eleitores de Fortaleza elegeram o Bode Ioiô para vereador da cidade, inclusive, com a maior votação daquela eleição.

    Não foi empossado (infelizmente), mas a sua eleição foi considerada como uma representativa manifestação de protesto ao poder público e isso fez com que sua fama se expandisse além das fronteiras de Fortaleza, pois, hoje, existe uma réplica de Ioiô no Museu de Hollywood.

    No decorrer dos anos, a cidade ia se desenvolvendo e o vigor físico do animal, em contrapartida, diminuindo.

    O saudoso boêmio, xonado por saias levantadas,  embalsamado no Museu do Ceará.

    Por esse motivo, tornava-se cada vez menos comum encontrar o Bode Ioiô em meio à boemia, até que, no ano de 1931, ele foi encontrado morto próximo à Praia de Iracema.

    O seu falecimento foi noticiado pelos meios de comunicação e foi muito sentido por grande parte da população fortalezense.

    Logo em seguida, a empresa proprietária de Ioiô, embalsamou o corpo e cedeu ao Museu do Ceará, onde é possível encontrar até hoje a presença desse ilustre personagem, com apenas uma pequena diferença: a ausência do rabo que foi roubado dentro do museu.

    [video:http://youtu.be/SgXgy17Ypok%5D

    Inseri nestas saborosas informações, recolhidas do blog PROL L3, o outro nobre personagem de lá – o famoso e invejoso Guru do Ceará – que foi foi incluido com ampla e perniciosa licenciosidade bodética.

    ENCAMINHADO ATRAVÉS DO TELE-DENÚNCIA NO CEARÁ – FONE 181

    Prendam o invejoso Dom Luc, o malfeitor que mandou cortar o saco e arrancar o rabo do pobre bode Ioiô.

    Foi ele!

      1. Mal agradecido

        [video:http://youtu.be/yal1QKfMhX8%5D

        Pernambucano fujão – para o Crato, no Ceará – FDP!

        [2118675.jpg]

        Foi aqui, nas Gerais, que você aprendeu a tocar a sua assombrosa sanfona branca de 120 baixos.

        Sei que você tá vivo, Cabra da Peste, e, se apareceres por estas bandas, vou fazer engolir todos esses queijos, prá não ficar caçoando da Minas mais bela do Brasil.

         

        Xá prá lá… ele é um GGGênio!

        GENIALMENTE

        Gênial

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador