Os judeus e a formação da indústria do cinema em Hollywood

O IMPERIO DO CINEMA – COMO OS JUDEUS INVENTARAM HOLLYWOOD – livro de Neal Gabler – editora Anchor Books (divisão da Random House) – 500 pgs. Livro que conta a formação da industria do cinema em Hollywood por um grupo de imigrantes judeus da Europa do Leste no começo do Seculo XX.

A obra narra a trajetoria do Studio System – o sistema de estudios que se desenvolveu agregado a propriedade de redes de casas de cinema pelo Pais, um modelo que foi crucial para a distribuição dos filmes no começo da industria, produção e distribuição debaixo da mesma companhia.

Os grandes “moguls” como Samuel Goldwin e Louis Mayer na MGM, os irmãos Warner na Warner Brothers, Harry Cohn na Columbia, William Fox, na 20 th Century Fox, Eugene Zukor na Paramount, Carl Laemmle na Universal, mais outsiders inclusive Charles Chaplin com uma companhia fora do sistema, a United Artists,  tambem  judeus, construiram essa intrincada comunidade que projetou mundialmente a industria do entretenimento a partir de Los Angeles.

Não eram só os empresarios dos “Studio System” que eram judeus, a grande maioria dos diretores, roteiristas, produtores, artistas, criticos e agentes de artistas eram tambem judeus (e ainda são).

Judeus tambem eram grande parte dos produtores da Broadway, os principais compositores de canções como Rogers e Hammerstein, Jerome Kern, George e Ira Gershwin, Irving Berlin, o presidente da RCA Victor, parceira radiofonica dos estudios, David Sarnoff, o presidente da CBS, rede nacional de TV ligado ao sistema, William Paley.

O livro conta como os judeus a partir do nada construiram Hollywood como capital mundial do cinema, um dos grandes fatores de dissiminação da cultura popular americana pelo moundo, transmitindo habitos, costumes, padrões de consumo e comportamento, de moda e atitudes.

A industria do entretenimento cujo adubo foi o cinema multiplicou-se para os discos, shows, games, TV, DVD e internet, uma extraordinaria expansão da cultura da California para o mundo e que explica muito da politica americana, do American way of life, das virtudes e dos pecados dos EUA para o bem ou para o mal.

Luis Nassif

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Este livro não foi lançado no

    Este livro não foi lançado no Brasil? Não consigo encontrar em nenhuma livraria :/

     

    Da pra comprar em sites de compras internacional?

    Obrigadaaaa

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador