Governo lança serviço de certificação para software inovador

Jornal GGN Certificação para produtos inovadores. O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) anunciou, nesta terça-feira (18) o início do Certics, processo de certificação, em cerimônia ocorrida no Centro de Tecnologia da Informação (CTI) Renato Archer, em Campinas (SP). Segundo Virgilio Almeida, secretário de Política de Informática, a Certics é um marco importante para o Brasil digital porque valoriza atividades de concepção, engenharia e desenvolvimento de software no país.

O objetivo do instrumento de certificação é o de verificar se um software é resultado de processo de desenvolvimento e inovação tecnológica realizado no país. Para ele, o lançamento é emblemático na história do setor “porque valoriza as empresas que operam no país e cria um mercado de trabalho altamente qualificado”, disse. “Queremos tornar o Brasil mais competitivo e reconhecido internacionalmente para fortalecer as exportações com valor agregado”, acrescentou, em reportagem publicada no portal do MCTI.

A princípio a Certics será usada como referência para a concessão de preferência em compras públicas, mas também poderá ser utilizada em outros mecanismos de fomento e de políticas públicas, como a concessão de crédito para investimento em pesquisa, desenvolvimento e inovação (P,D&I). Segundo o secretário, a Certics também é uma forma de comunicar ao mercado as práticas e competências tecnológicas da empresa.

Certificação em até um mês

Rafael Moreira, coordenador-geral de Software e Serviços de Tecnologia da Informação (TI) da Secretaria de Política de Informática (Sepin/MCTI), empresas de capital estrangeiro poderão ter software certificado, desde que comprovem que o seu desenvolvimento promoveu a geração de competências em quatro áreas avaliadas pela metodologia: desenvolvimento tecnológico, gestão de tecnologia, gestão de negócios e melhoria contínua.

Apoiado por uma plataforma dedicada denominada CerticSys, o processo de certificação é realizado em três etapas: cadastramento online, avaliação e certificação. Primeiro, a empresa se inscreve no processo de avaliação na plataforma CerticSys, que será disponibilizada no dia 18 de julho, no endereço www.certics.cti.gov.br. Nessa plataforma é possível fazer uma simulação da avaliação de um determinado software.

Após o cadastramento, a organização interessada pode contratar uma avaliação, que envolve a preparação e realização de uma visita à empresa por técnicos da Certics. Nessa visita serão analisadas as evidências do desenvolvimento e inovação tecnológica do software. O resultado será validado pelo CTI Renato Archer e comunicado à organização. A certificação pode ser obtida em um período entre três e quatro semanas e é válida por dois anos.
 

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador