Mais de 30% dos brasileiros usa Internet pelo telefone celular

Jornal GGN – Pelo menos 31% da população brasileira costuma acessar a Internet por meio de smartphones e outros dispositivos móveis, de acordo com o resultado da nona pesquisa TIC Domicílios, feita pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (CETIC.br), órgão ligado ao Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) e ao Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br).

O estudo foi realizado em mais de 16 mil domicílios brasileiros entre setembro do ano passado e fevereiro deste ano.

O mais recente resultado mostrou crescimento da proporção de usuários de Internet pelo celular e maior acesso a equipamentos portáteis, como notebooks e tablets. No ano passado, eram 143 milhões de brasileiros acima dos 10 anos de idade ou mais que usavam telefone celular para navegação web, taxa que corresponde a 83% desse público. O índice era menor nas classes D e E, com 69%, e na área rural, com 73%.
Em números absolutos, o uso da Internet no celular chegou 31% dos brasileiros com 10 anos ou mais, o que representa 52,5 milhões de pessoas. Esse percentual mais que dobrou nos últimos dois anos: em 2011 era de 15% dos usuários e 20%, em 2012. A pesquisa deste ano também detalhou o que mais os internautas buscam. Segundo a pesquisa, 30% dos usuários de telefone celular acessaram redes sociais; 26% compartilharam fotos, vídeos ou textos; 25% acessaram e-mails; e 23% baixaram aplicativos.

Além disso, a TIC Domicílios do ano passado constatou que quase metade (49%) dos domicílios têm computador, o que representa um crescimento de três pontos percentuais em relação a 2012 – o que chega, em números absolutos, a 30,6 milhões de domicílios. Os portáteis (laptops e notebooks) também tiveram destaque, estando presentes em 57% dos domicílios- proporção que foi de 50% em 2012. Os tablets agora estão presentes em 12% dos domicílios com computador, índice maior que em 2012, quando a proporção era de 4%.

Já a proporção total de domicílios com acesso à Internet em 2013 foi calculada em 43%, correspondendo a 27,2 milhões em números absolutos. Apesar de ainda haver diferenças em relação às classes sociais e localidades (áreas urbanas e rurais), a pesquisa mostrou que mais da metade da população já é usuária de Internet. “Pela primeira vez na série histórica da pesquisa TIC Domicílios, a parcela da população que é usuária de Internet ultrapassa 50%”, afirma Alexandre Barbosa, gerente do CETIC.br.

Ele se refere à proporção de indivíduos que utilizaram a Internet nos três meses anteriores à pesquisa, entre a população com 10 anos de idade ou mais – o que totaliza 51%, o equivalente a 85,9 milhões de brasileiros. Entre os mais jovens, a proporção dos usuários é maior: de 10 a 15 anos (75%), de 16 a 24 (77%) e de 25 a 34 (66%). Entre os mais velhos, as pessoas de 35 a 44 anos de idade correspondem a 47%; entre as de 45 e 49 anos, 33% são uuárias e 11% dos maiores de 60 anos acessam a rede. Em números absolutos, há mais de 45 milhões de pessoas de 45 anos ou mais que não usam Internet.

Com informações do NIC.br

Redação

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1.  
    E outros 30 por cento são

     

    E outros 30 por cento são analfabetos mesmo.E outros 30 por cento são analfa funcionais( inclusive diplomados) 

        Inclusive diplomados eu escrevi: Que pena que entre eles estão ”médicos e professores”.

             Estamos fritos e enfarinados.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador