Pitaco nas estrelas

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

6 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Não paga as mensalidades

    Não paga as mensalidades porque o dinheiro foi para pagamentos no Congresso para que não se abrissem nenhum inquérito contra ele, além dos gastos incessantes com pesquisas, propaganda, midia…….

    1. É verdade, mas é bom lembrar

      É verdade, mas é bom lembrar que a Dilma teve 4 anos para ratificar e não o fez. O acordo foi assinado pelo Sergio Resende, entao ministro do MCT, em 2010

      1. Foi Dilma não.

        Foi Dilma nao. O acordo dependia de aprovação  no Congresso. O veto fez parte das pautas bombas contra Dilma. 

        “(…) A luta política parece gostar de primar pela mediocridade. Diante da possibilidade de participar de um projeto de pesquisa tecnológica, que estimula a indústria nacional a desenvolver equipamentos de grande valor agregado, um deputado prefere a quebra de um acordo internacional em vias de implantação. 

        https://jornalggn.com.br/fora-pauta/deputado-do-psb-veta-acordo-cientifico-brasil-eso

  2. Nota da Sociedade Astronômica Brasileira

    Sobre a saída do Brasil do Consórcio ESO, vale também considerar a nota da SAB.

    —–

    Nota sobre Comunicado ESO

    Desde a assinatura do acordo entre o então MCT e o ESO (European Southern Observatory), no final de 2010, a comunidade astronômica brasileira vinha usufruindo do direito de pedir tempo de telescópio em todos os instrumentos da organização e de acesso, como observadores, às reuniões dos diversos comitês do ESO. Numa demonstração da maturidade cientifica da comunidade, obtivemos taxas de aprovação dos pedidos semelhantes às dos países europeus, inclusive com projetos de longo prazo e grande número de noites, como igualmente tempo de telescópio no concorrido ALMA. Além disso, a adesão abriria um mercado potencial de centenas de milhões de dólares para as indústrias brasileiras, com asconsequências óbvias para a geração de empregos e aquisição de alta tecnologia.

    Num comunicado divulgado em 12/03/2018, o ESO estabelece que, tendo em vistaa situação econômico-financeira por que passa o país, ficam temporariamente suspensas as participações brasileiras na instituição, que serão retomadas uma  vez que o governo de nosso país se engaje efetivamente no caminho da adesão ao ESO.

    A participação de universidades brasileiras nos consórcios internacionais visando a construção de instrumentos de fronteira para a instituição ESO, como NIRPS, HIRES e MOSAIC prosseguirão normalmente, sem nenhum prejuízo ou interrupção.

    O comunicado do ESO ressalta que o ESO COUNCIL votou por unanimidade seu apoio no sentido de que o Brasil faça parte do consórcio no devido tempo. Nesse contexto, a Sociedade Astronômica Brasileira está em contato contínuo com o MCTIC, na busca conjunta por uma forma realista para a efetivação e assinaturado acordo de adesão.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador