Brasil tem o quarto maior mercado de vendas de veículos do mundo

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Enviado por Gunter Zibell – SP

do Portal Terra

Mercado de veículos no Brasil só é menor que China, EUA e Japão

A liderança é da China (15,4 milhões), seguida dos Estados Unidos (13 milhões) e Japão (4,4 milhões)

O Brasil tem o quarto maior mercado de vendas de veículos do mundo. Ranking divulgado nesta quarta-feira pela consultoria Jato Dynamics diz que foram vendidos 2,95 milhões de carros no País de janeiro a outubro deste ano. A liderança é da China (15,4 milhões), seguida dos Estados Unidos (13 milhões) e Japão (4,4 milhões). Atrás do Brasil estão Alemanha (2,6 milhões) e Índia (2,4 milhões de unidades vendidas).

Porém, entre os 10 maiores mercados do mundo, o Brasil foi um dos sete que apresentam queda nas vendas no acumulado de 2013 em relação ao mesmo período de 2012. Foram vendidos 1,4% menos carros este ano no País. China (18,6%), Grã Bretanha (10,3%) e Estados Unidos (8,5%) foram os mercados que tiveram mais vendas em 2013 em relação a 2012 até o final de outubro.

No ranking de montadoras, a Toyota manteve a liderança nas vendas em todo mundo, com 5,2 milhões de unidades comercializadas. A Volkswagen aparece na segunda posição, com 4,9 milhões, seguida da Ford (que teve o maior crescimento de vendas entre as 10 maiores), com 4,4 milhões.

 

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

16 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Fort Apache – Brasil : La Emergencia de Un Gigante

    Fort Apache é um programa da TV iraniana para a América Latina (TV Hispana) que semanalmente realiza debates sobre a situação dos países latino-americanos .

    Neste programa, foi debatido a situação econômica e política atual, e as perspectivas do “gigante” para as próximas décadas .

    (É impressionante o reconhecimento internacional do grande Luiz Inácio)

    Debatedores :

    Roberto Vasquez

    Míriam Dutra

    Manolo Monereo

    Pablo Sabag

    Luísa Belchior (FSP)

    Andrea Benites

    [video:http://youtu.be/O8q7poLT6qA%5D

    1. Anexo:Lista de países por população
      Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.-——-Ir para: navegação, pesquisa

      Esta é uma lista de estados soberanos e de outros territórios ordenados por população, estimada para até 2013. Apenas os 193 estados-membros da ONU se encontram numerados. Os outros territórios, a CPLP, a União Europeia, e o Mercosul são incluídos para finalidades de comparação.

      URL:

      http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_pa%C3%ADses_por_popula%C3%A7%C3%A3o

    2. Acalme-se, não morda os

      Acalme-se, não morda os cotovelos, pois inexoravelmente, o Brasil brevemente será uma das maiores potências do planeta .

       

        1. Seu desprezo pelo Brasil é vergonhoso!

          Tu é um verdadeiro baba ovo americano cara! Já não pediu cidadania lá? Tudo que o Brasil fez na política externa, na OMC com acordo inédito e feito por um brasileiro, tratados conseguidos e com orientação do Brasil, o papel da Dilma na contestação da espeionagem americana, o acordo do Celso Amorim no Irã que os americanos surpreendidos negaram depois! O seu instinto de lambe botas americanos ainda é da década de 70, modernize, não é mais acordo caracu não companheiro!

        2. Geopolítica ou geléia política?

          1) Em população, a Indonésia e a India estão a frente do Brasil (e o Paquistão perto) e não têm este resultado.

          2) Em área, o Canadá e a Rússia são maiores que o Brasil (e Austrália e Índia perto) e não têm este resultado.

          3) Só quem entende muito (mas sim) de “geléia política” pode fazer afirmações tão pueris (e ainda, indignadas!

          4) Enquanto tivermos uma zelite com esta “qualidade” e “amor” pelo seu país, realmente estaremos longe de sermos uma potência geopolítica.

          5) É por isso que evoluímos inescapavelmente quando temos gente que não faz o jogo desta elite incompetente, subalterna, exploradora e traíra de seu próprio povo.

          6) Qualquer operário Inácio sabe fazer melhor, com – pro – va –  da – men – te!

          7) O duro em relação a esta elite é consguir andar pra frente, tendo que:

          7.1) Desfazer os estragos zelíticos.

          7.2) Evoluir com todo o “arrasto” dela, jogando contra.

          7.3) Carregá-la nas costas.

          7.4) Competir com concorrentes externos apoiados aqui dentro por esta infiltração traíra.

          7.5) Conviver com a visão de um futuro onde eles possam reassumir e jogar tudo pra trás de novo.

          Se não fosse por estes detalhes “geopolíticos” desta zelite multicetenária, o potencial deste país já teria se realizado há muito!

          Questão de qualidade de gente, sim.

          Aquela parte que deveria conduzir para esta evolução natural é a pior possível.

          Dá até vergonha!

          Dela.

           

  2. E os preços praticados?

    Não é premissa do capitalismo o ganho em escala? Margens de lucro menores para se ganhar na quantidade…

    Mas por que, no Brasil, pagamos preços tão exorbitantes? Mesmo com esse mercado imenso???

    E não adianta jogar a culpa apenas nos impostos. Tem que somar o “custo-otário-Brasil”, onde cobram os preços praticados por que pagamos…

  3. Bullshit, ignorantes. O

    Bullshit, ignorantes. O Brasil é um gigante desde os tempos do Império, a proporção relativa é a mesma há um século.

  4. Anuário da Indústria Automobilística Brasileira
    Anuário da Indústria Automobilística Brasileira10/01/2014 – 11:27

    O Anuário da Indústria Automobilística Brasileira é uma publicação da ANFAVEA que objetiva compilar informações e estatísticas que contemplam:

    Informações gerais e aspectos econômicos e sociais da indústria automobilística brasileiraBrasil: Autoveículos – produção, vendas internas e exportaçõesBrasil: Máquinas agrícolas automotrizes – produção, vendas internas e exportaçõesReferências internacionais

    Clique aqui para fazer o download do anuário completo.(pdf-164 páginas)

    URL:

    http://www.anfavea.com.br/anuario.html

     

  5. Produção cresce 9,9% em 2013 e confirma recorde histórico

    São Paulo, 7 de janeiro de 2014 – Anfavea—Diretoria de Assuntos Institucionais e Imprensa
    Exportações sobem 26,5% e encerram o ano com 563,3 mil unidades(pdf)
    – Produção de máquinas agrícolas supera barreira de 100 mil pela primeira vez
    – Licenciamento de autoveículos nacionais é o melhor da história
    – Tendência para 2014 é de alta e projeções indicam novos recordes

    Impulsionada pelo bom desempenho das exportações, do agronegócio e pela substituição de veículos importados por nacionais, a produção brasileira de autoveículos de 2013 foi a melhor da história da indústria automobilística. Os dados foram divulgados na terça-feira, 7, em São Paulo, SP, pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, Anfavea.

    As 3,74 milhões de unidades produzidas em 2013 superaram em 9,9% as 3,40 milhões de 2012. No último mês do ano saíram das linhas de montagem brasileiras 235,8 mil, 12,1% abaixo das 268,3 mil do mesmo mês de 2012 e inferior em 18,6% com relação as 289,6 mil de novembro de 2013.

    a

    Ao se analisar separadamente o licenciamento de autoveículos nacionais, 2013 fechou as atividades como o melhor ano da história, com alta de 1,5% comparado com 2012,

    As exportações encerraram 2013 com alta de 26,5% ao se comparar as 563,3 mil unidades do ano passado com as 445,2 mil de 2012. No comparativo mensal, contudo, os 40,3 mil autoveículos que deixaram o País no último mês de 2013 representaram retração de 2,2% ante os 41,2 mil de dezembro de 2012 e de 11% frente os 45,2 mil de novembro do mesmo ano.
    Em valores, as exportações de autoveículos – inclui autopeças – e máquinas agrícolas em 2013 registraram novo recorde histórico: foram exportados US$ 16,6 bilhões, 13,5% acima dos US$ 14,6 bilhões de 2012. O montante supera em pouco mais de US$ 330 milhões o ano de 2011, até então o melhor ano da história neste quesito.

    Máquinas agrícolas

    enquanto os importados caíram 10,3%. Com isso a participação dos importados no total de licenciamento em 2013 foi de 18,8%, o mais baixo dos últimos anos.

    Projeções para 2014
    A Anfavea também divulgou na terça-feira, 7, suas projeções para 2014, que apontam para novos recordes. A associação projeta para 2014 aumento de 0,7% na produção, 1,1% no licenciamento, 2,1% nas exportações em unidades e 2,6% nas exportações em valores. Para o segmento de máquinas agrícolas, as projeções indicam estabilidade em produção e exportações e 1,1% de alta em vendas internas.
    Outras informações:
    -No link
    http://www.anfavea.com.br/coletiva.pdf
    está disponível a apresentação feita à imprensa.
    – Também está disponível no site a Carta da Anfavea no 332
    http://www.anfavea.com.br/carta.html
    com informações detalhadas sobre produção, mercado interno, exportações e emprego da indústria automobilística.
    Anfavea—-Diretoria de Assuntos Institucionais e Imprensa
    ANFAVEA – ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS FABRICANTES DE VEÍCULOS AUTOMOTORES

    URL:
    http://www.anfavea.com.br/imprensa.html

    http://www.anfavea.com.br/docs/07.01.14_PressRelease_Resultados_Dezembro

     

    1. As vendas de natal nos xópins e o futuro dos autos

      Boa Roberto.

      A informação desta postagem, com uma queda, a la “vendas de natal”, foi manchete (a queda) há alguns dias, embora os resultados sejam os que vc mostrou. Estranho  não? Ou apenas não devemos mais estranhar este tipo de manchete?

      Não olhei direito e, sujeito a erro, entendi que pela primeira vez as vendas deixaram de subir em um determinado mes (nov?), mas no ano cresceram: produção, vendas e exportações.

      Talvez mais um (fraco) terrorisminho econômico-eleitoral de infindável série.

      Quanto a sermos o quarto, apesar da indignação de AA’s e aquele “estulto” da RBS, infelizmente os automóveis são uma realidade mundial de estranho senso ao atender o poder de ir e vir de uma forma já tão maluca.

      No Brasil, isto apenas prova que somos um bom lado do mercado (a demanda), para filiais já que, por “misteriosas” razões não conseguimos nos desenvolver, apesar de termos começado por ex. antes da China e Coréia. Por que será?

      Felizmente já há sinais de que esta solução de uma máquina cada vez mais individual (embora sobrespaçosa) sofisticada, custosa e consumidora de recursos e infraestrutura, possa estar perto de seu máximo, com bastante gente boa pensando em novas e mais razoáveis (e saudáveis) formas alternativas de ir e vir.

      Allém do imenso conjunto de interesses da cadeia de produção e viabilização dos autos (petroleo, industria direta e indireta, infraestrturas de estradas, abastecimento, espaços para andar, parar e guardar, poluição, etc. há que se vencer o bizarro conceito de “status” pessoal, já adquirido desde muito e hoje quase ridicularizado pelos engarrafamentos que levam autos de 160 km/h (1.0) a (nos) gastarem horas a 5 km/h todos os dias.

      Espero viver mais uns 30 anos para ver como será

  6. Tá bom, e onde está a

    Tá bom, e onde está a infraestrutura rodoviária para esse oceano de automóveis rodarem? 

    Ainda no governo FHC, Eliseu Padilha era o ministro dos Transportes, foi prometido (de pé junto) várias vezes a duplicação do trecho sul da Br-101, Desterro/SC – Osório/RS. Foi feito o projeto, viabilizado o financiamento no BID mas nem pedra fundamental se dignaram a inaugurar. Entrou o PT, e depois de uma intensa campanha de media “Duplicação Já” pelo ZH/DC/RBS, foi dado a largada na duplicação, o trecho Torres – Osória até que foi concluído rapidinho (a força política gaúcha, claro), mas o trecho catarinense (nossa influência política é o Zero da 101) ainda está todo cheio de desvios e obras. Isso que a então senadora Ideli Salvatti, em rádio e televisão afirmou categoricamente  que até o final de 2010 a obra estaria em quase sua totalidade concluída faltando apenas alguns detalhes menos importantes. Desconfie e não errei, toda a veemencia de Ideli era a eleição que, por acaso, se aproximava? Sei lá.

    Frigindo os ovos: estamos em 2014 e os “detalhes” nos tomam 1, 2, 3 ou até 4 horas trancados nas filas da Ponte de Cabeçudas em Laguna (deveria se chamar Ponte dos Cabeçudos ou Ponte dos Trouxas Pagadores de Impostos) e no Morro dos Cavalos em Antonio Carlos (deveria se chamar Morro do Burros  ou Morro dos Otários Pagadores de Impostos).

    Outro dia alguém comentou por aqui que os Hermanos não vieram ao litoral catarinense este ano devido a uma suposta crise na Argentina, mas vendo a indignação de um turista argentino preso 4 horas na fila de Laguna em entrevista na TV, acho os gringos não vieram por que eles não são cabeçudos, nem otários, nem burros e muito menos trouxas.

    Mas segue a banda, muitos carros, poucas estradas trafegáveis e o “genocídio” rodoviário…

     

     

     

  7. Br 101

    Fiz o trajeto Curitiba – Florianópolis e digo. A estrada esta excelente, toda duplicada e segura, com preço de pedágio de R$1,40. por barreira de pedagio! Pego a estrada de Curitiba, Ponta Grossa e Maringa, pedagiada no governo FHC, estrada simples, só alguns trechos entre Ponta Grossa e Curitiba, duplicada, certos trechos nem a terceira pista tem, fico atrás de filas de caminhões, difícil ultrapassagem, pois se não esta subindo está descendo e cheios de curvas e pago pedágios de 5, 6 e até 8 reais para automóvel! Eo fantamas andante aí vem criticar?

    1. A estrada

      A estrada Curitiba-Florianopolis é boa??????????? Só pode ter ido de avião… Nem de carona dormindo você consegue se enganar em decorrência do tanto de buraco, congestionamento e irregularidades na pista.

      Curitiba-Ponta Grossa dá de 10×0!!!!!!!!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador