Empresas começam trimestre com menor demanda por crédito

Tatiane Correia
Repórter do GGN desde 2019. Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo.
[email protected]

Jornal GGN – A busca das empresas por crédito foi 12,3% em abril na comparação com o registrado em março, segundo dados da consultoria Serasa Experian. Também houve retração na relação com abril do ano passado, com uma variação de -1,2%. Apesar deste duplo recuo, a demanda das empresas por crédito, no acumulado do primeiro quadrimestre do ano, registra alta de 6,9% frente ao mesmo período do ano passado.

A maior queda na demanda das empresas por crédito ocorreu nas micro e pequenas empresas: queda de -12,5% perante março. Nas médias empresas, o recuo mensal foi de 8,7% em abril, ao passo que a retração nas grandes empresas foi de 7,5%.

No período acumulado de janeiro a abril de 2015, a elevação da busca por crédito ocorreu apenas nas micro e pequenas empresas, com alta de 8,4%. Nas médias empresas o recuo interanual no primeiro quadrimestre foi de 14,2%, ao passo que nas grandes empresas a queda foi de 7,7%.

Já a avaliação setorial mostra que todos os segmentos registraram diminuição na demanda por crédito em abril. A maior delas ocorreu no setor de comércio, com variação negativa de 13% frente a março. No setor de serviços o recuo em abril foi de 11,9% ao passo que no setor industrial foi de 10,6%. Em comparação com o primeiro quadrimestre do ano passado, o setor de serviços exibiu a maior elevação na demanda por crédito – alta de 8,8% frente ao mesmo período do ano passado. A alta no setor comercial foi de 8,5%, ao passo que na indústria houve retração interanual de 5,7% na demanda empresarial por crédito nos primeiros quatro meses de 2015.

Em termos setoriais, a demanda empresarial por crédito em abril caiu 23,1% na região Centro-Oeste, 16,5% no Sul, 16,1% no Sudeste e 15,7% no Nordeste. Apenas na região Norte houve avanço na demanda empresarial por crédito no mês passado: ata de 9,0% frente a março.

Na relação interanual, o crescimento da procura por crédito neste primeiro quadrimestre de 2015 foi maior na região Norte, a qual exibiu elevação de 11% perante o acumulado dos primeiros quatro meses de 2014. No Sul a alta foi de 8,4%, no Centro-Oeste foi de 6,4%, no Nordeste de 4,7% e, por fim, de 3,7% na região Sudeste.

De acordo com os economistas da Serasa Experian, “a retração da procura empresarial por crédito reflete o atual quadro recessivo da economia brasileira, marcado por altas taxas de juros e baixo grau confiança de consumidores e empresários”.

Tatiane Correia

Repórter do GGN desde 2019. Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo.

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador