O debate da economia como ciência

Por Irene Maria da Silva

Comentário ao post “A simplificação da discussão econômica

Li seu artigo que recebi hoje sobre a questão da economia “como ciência”. Concordo com vc. Só não concordo com a afirmação de que economia é uma ciência. E digo porquê.

Um ramo do conhecimento humano ser, ou não, ciência, é uma questão epistemológica, claro, mas principalmente ideológica – atribuição de status..

Assim, os positivistas definiram a Pedagogia como ciência da educação (ver Durkheim). E nós sofremos, no Brasil, com os acordos MEC-USAID feitos pelos millitares (positivistas): reformas universitária (1968) e do ensino escolar (1971), muito dinheiro alocado para pesquisas quantitativas que não levaram a nada.

A meu ver, Educação, como Medicina, como Comunicação, como Economia, são PRÁTICAS apoiadas em ciências. Afirmo isso aos médicos e professores de minha família, como aos colegas de profissão – sou professora aposentada da UFRJ e do Estado do Rio de Janeiro.

É nessa linha que o sarcástico Delfim Neto diz que economista é bom para explicar o que aconteceu. Predição? Quantos furos no mundo inteiro…

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador