Painel internacional

Confiança europeia sobe mais que esperado

A confiança europeia em relação às perspectivas econômicas aumentou acima do que os economistas previram em agosto, somando-se aos sinais de que a região estaria emergindo da pior recessão em mais de seis décadas. O índice executivo de sentimento do consumidor nos 16 países que usam o euro subiu de 76 em julho para 80,6 em agosto, maior alta desde outubro de 2008, disse hoje a Comissão Europeia em Bruxelas. Economistas tinham previsto um aumento de dois pontos para 78, segundo a mediana de 29 estimativas de uma pesquisa da Bloomberg. A economia da zona do euro se contraiu levemente no segundo trimestre, após seus dois maiores membros, Alemanha e França, inesperadamente voltarem a crescer. A melhoria do comércio mundial aumentou a procura de exportações, e os programas de estímulo do governo reacenderam os gastos domésticos. Os formuladores políticos do Banco Central Europeu, incluindo o presidente Jean-Claude Trichet, avisaram que a recuperação pode enfrentar obstáculos, tais como aumento do desemprego.

Clique aqui


Economia britânica afunda menos que o esperado

BBC NEWS

A taxa de contração da economia do Reino Unido nos três meses de abril a junho foi reduzida pelo Escritório Nacional de Estatísticas (ONS, na sigla em inglês). O produto interno bruto (PIB) foi revisado de queda de 0,8% para 0,7%, na comparação com o trimestre anterior. O declínio ano a ano foi revisto de 5,6% para 5,5%. O ONS informou que a revisão se deve aos resultados melhores que o esperado da produção industrial, combustíveis, atacado e setor automotivo. “(A economia) Parece ter se beneficiado do vigor dos gastos públicos gerais e enfraquecimento das importações, o que conta como positivo nos números do PIB”, disse Stephen Lewis, da corretora Monument Securities.

Clique aqui


Desemprego recorde no Japão

Financial Times

Os preços ao consumidor no Japão caíram em ritmo mais rápido do que o esperado em julho, com o drástico aumento do nível de desemprego, segundo dados divulgados nesta sexta-feira. Ao mesmo tempo, o país se prepara para votar em um novo governo no domingo que possa liderar a recuperação da economia. A taxa de desemprego subiu de 5,4% em junho para 5,7% em julho, – o mais alto nível desde que os registros começaram em 1960 – com as empresas tendo que continuar o corte da força de trabalho e lidar com recém-formados entrando no mercado de trabalho.

Clique aqui


Déficit público da Espanha cairá até 2013

ELPAIS.COM

A idéia concebida no governo espanhol de aumentar impostos, anunciada há alguns dias por vários de seus membros, tem um único objetivo: reduzir o déficit. A intenção do governo é que até 2012 a taxa de déficit caia até a meta desejada por Bruxelas, de 3% do PIB. No entanto, a agência de classificação de crédito Moody’s, disse ontem que não isso vai acontecer até o ano posterior, em 2013. A agência, no entanto acredita que a Espanha é “resiliente”, e afirmou sua avaliação de triplo-A (risco baixíssimo de inadimplência) para o país. “Começa a surgir um esboço crível de como o déficit orçamental pode ficar sob controle, em médio prazo”, diz o relatório da instituição. A Espanha começou a crise com um excedente de 2% do PIB em 2007 e sua dívida foi colocada em 40% do PIB. Até 2009, o déficit deverá atingir 10%.

Clique aqui


Bancos problemáticos nos EUA

CNNMoney.com

O número de instituições na lista de “bancos problemáticos”, assim chamados pelo governo dos EUA, ultrapassou 400 no último trimestre, subindo para o nível mais alto em 15 anos de acordo com relatório oficial publicado na quinta-feira. Os números, publicados como parte de uma ampla pesquisa sobre o sistema bancário do país pela Agência Federal de Seguro de Depósito (FDIC, na sigla em inglês) revelou que o número de bancos em risco de falência atingiu 416 no segundo trimestre. O FDIC, que garante os depósitos bancários, foi atingido por uma grande e dispendiosa onda de falências, trazendo preocupações sobre o tamanho do fundo da agência de seguros. Com efeito, o FDIC informou que o fundo diminuiu em US$ 2,6 bilhões ou 20% durante o trimestre, para US$ 10,4 bilhões. O número de bancos sob escrutínio dos reguladores aumentou progressivamente desde a recessão iniciada no final de 2007. Há um ano, o número de bancos na lista de observação do FDIC era de 117. No final do primeiro trimestre deste ano, o número estava em 305.

Clique aqui


Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador