Sabesp e o fator 2010

É importante prestar atenção no que está acontecendo com a Sabesp.

O presidente Gesner de Oliveira é uma espécie de operador do PSDB, incumbido de ações mais sofisticadas. Ele foi encarregado de articular, no CADE (Conselho Administrativo de Direito Econômico), a aprovação da fusão Brahma-Antárctica, um dos mais obscursos episódios da história do direito econômico brasileiro.

Aliás, quem puder trazer o parecer dele, como presidente do CADE, avalizando a fusão, ajudaria a entender um pouco a maneira como ocorreu o processo político de concentração empresarial no país.

Coube a ele investir em uma campanha publicitária nacional milionária, para uma empresa com atuação estadual. Houve uma piora em todos os indicadores de resultados da empresa, no último balanço. Além de contratos jurídicos e de prestação de serviço de valor elevado.

Agora, ele está ameaçado de prisão por falta de providências na melhoria do saneamento em Guarujá.

Pode ser uma sucessão infeliz de episódios, que não comprometa a empresa definitivamente. Pode ser uma processo de degradação mais grave.A Sabesp tem um corpo profissional de alto nível. Tomara que consigam resistir a esse processo.

Por Gustavo Cherubine

Nassif,

(…) Nassif, não basta olhar a situação financeira da SABESP. É preciso olhar a qualidade da água e a situação do saneamento em SP.

Um de nossos mestre, Ignacy Sachs, considera que será fundamental neste século arranjos locais com tecnologias sociais e sistemas menores e mais efetivos em áreas como saneamento. Biorreatores, biodigestores, coleta e tratamento regionais, captação e manejo de água de chuva e muitos outros. Um “sistemão”, como o realizado e proposto pela SABESP não funciona, é só olhar para nossos rios e córregos.

Agora, no meio da derrocada da SABESP e dos cortes do orçamento paulista, como fica o projeto de lei abaixo? Em tempo: não há contrato entre a SABESP e a prefeitura de São Paulo. Há mais de 8 anos a situação entre a “maior empresa de saneamento do Brasil” e a 4 cidade do mundo está na ilegalidade!

Há muito a fazer e será preciso quebrar paradigmas, empresas e o marketing de nossos péssimos políticos além, é claro, de um grande esforço para que a população seja informada das reais condições que estão em jogo.

Afinal, é ela quem arca com os custos.

Luis Nassif

80 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Nassif,por um acaso tenho
    Nassif,por um acaso tenho alguns amigos que trabalham na Sabesp.Gente do nível médio,chão de fábrica mesmo.Para êles a Sabesp só fez piorar nos desgovernos tucanos (que novidade não é?),queda dos salários reais,abusos administrativos,perseguições de chefes com consequente piora na ambiência,etc.Tudo devidamente mascarado pelas famosas pesquisas viciadas (perguntas que nunca perguntam o que interessa,são uma especialidade neoliberal) e índices parciais…Dizem que os tucanos são para a Sabesp como as saúvas são para a lavoura.Essa gente se acha o suprasumo da inteligencia!Fazer o que?Abraços,Sérgio.

  2. Há outros fatores a
    Há outros fatores a considerar. A Sabesp é de longe a maior empresa brasileira de saneamento. Com a lei de saneamento ela enfrentará a necessidade de renovar contratos em SP, mas isso também abre uma janela de oportunidades em outros estados se ela estiver disposta a faezr parcerias com outras empresas estaduais ou privadas – acho um pouco difícil uma empresa estadual entrar no território da outra.

    Não tenho informações a respeito disso, é apenas uma especulação baseada em uma lógica razoável.

  3. O Serra quer vender a SABESP.
    O Serra quer vender a SABESP.
    Tentou vender s CESP não deu, não houve interesse do mercado, havia riscos, os ganhos não erão tão fáceis.
    Vendeu as estradas, os pedágios são a maior forma de estração de dinheiro neste estado, muito mais que a carga tributária.
    Vendeu a NossaCaixa.
    Agora é a vez da SABESP.
    Quando deixarem o governo não haverá mas nada. É a repetição do FHC. Deteriora-se a empresa a ponto de mais não poder, culpa-se a “administraçao pública incompetente”, ou seja, os funcionários públicos de carreira, não os políticos que estão no poder a 16 anos. Vende-se a empresa com finaciamento público para os amigos a preço desvalorizado, embolsar-se o dinheiro, 1 ou 2 bilhões. É menos, muito menos, do que a empresa vale (ou VALE, lembram-se?) mas é um senhor reforço de caixa em ano de campanha. Após privatizada, alguns aumentos de tarifa em um bem essencial como a água tornaram a empresa altamente lucrativa. Governo do PSDB quando sai deixa terra arrasada. O que havia de bom é saqueado como butim. Conhecemos a história do começo ao fim, a questão é estamos deixando acontecer de novo.

  4. Pô, convenhamos… A criação
    Pô, convenhamos… A criação da Ambev é bem menos “obscura” do que a criação da BrOi. E a cerveja continua chegando gelada às nossas mesas. E, pasmem, a concorrência não acabou!

    As leis da concorrência são explícitas sobre a concentração de mercado. A Ambev passou a deter mais de 70% do mercado de cervejas do país. O parecer do Gesner teve quatro folhas. O outro parecer a favor, em vez da metodologia de análise de pontos de venda, optou por citar o Guia Quatro Rodas. A concorrência sobreviveu graças a essa grande instituição brasileira: o mercado informal.

  5. Em gestão tucana é o famoso
    Em gestão tucana é o famoso piorar para privatizar. Claro que no processo de piora e entrega, no meio do caminho, se faz um caixa 2, contrata sempre muito mal, usa a empresa pra promoção pessoal e ou partidária e, finalmente, entrega pra grupos amigos que financiam sempre as campanhas tucanas. E tem gente que fala que Serra é bom gestor…

    sds

  6. Aves de outras espécies
    Aves de outras espécies dificilmente sobrevivem al tucanato, num reduto tucano Nassif.

    Nem todos tucanos resistem.
    Outras aves menos ainda.

    Pobre Sabesp.

  7. Todos nós sabemos que sai
    Todos nós sabemos que sai dinheiro da Sabesp para o PSDB de São Paulo, lembramos do episódio da ‘doação’ de uma bolada ao ‘Instituto FHC’ que segundo os mais realistas não passa de uma bibliotecazinha cheia dos mimos do FHC…
    Aí tem gente mamando! Se tem!

  8. O Sr Serra fará de tudo para
    O Sr Serra fará de tudo para chegar à Presidência em 2010, e como bem disse o Ciro Gomes, ele não respeitará nem à própria mãe, se for para atingir seus objetivos… A Sabesp é só mais uma empresa aos serviços do PSDB paulista, e a Cesp será o reservatório para contratos e panfletagem no Brasil;

  9. A campanha de 2010 vai ser
    A campanha de 2010 vai ser pesada. De qualquer forma, a propaganda da SABESP é apenas uma pequena parte…claro, ajuda a manter o nome do governador de SP em evidência para o eleitorado do restante do Brasil. Porém, vai ter mesmo vantagem quem conseguir operar um “pacto federativo”: apesar da força do Executivo nacional, os Estados ainda tem muita força na política local.
    A força eleitoral de Lula não se transmitirá automaticamente para seu candidato: claro, há um percentual que votaria em um poste indicado por Lula, da mesma forma que há um percentual, menor, que não votaria nem em Jesus Cristo, se fosse apoiado por Lula. A grande massa que fica entre os dois extremos é que decide a eleição.
    Serra e o PSDB já mostraram que têm força de articulação. Quem é do Estado de São Paulo sabe disso: dos 645 municípios de SP, no máximo uma dúzia faz oposição ao governo estadual.
    O governador de SP está se mexendo para aumentar sua participação, em votos, nos Estados em que é menos conhecido. A campanha da SABESP é apenas uma das variáveis.

  10. Cadê o Ministério
    Cadê o Ministério Público?

    Por quê cargas d´água a SABESP precisa fazer publicidade em nível nacional, se essa companhia só atua em São Paulo?

    Os mandos e desmandos dos Piores Salafrários Do Brasil não vão acabar nunca?

  11. Nassif, salvo engano, depois
    Nassif, salvo engano, depois da reforma do setor de saneamento em 2007, os estaduais são livres para vender serviços e tecnologia e até concorrer licitiçãoes noutros estados e até fora do País. Li outro dia que está começando a vender tecnologia para outros estados, p.ex.

    Isso não explicaria, ou pelo menos daria um justificativa, ao blitz de propaganda de Sabesp? (Más notícias sobre processos ambientais em Guarujá e Santos também poderia desencadear um saneamento da imagem da empresa num momento no qual ela encara maior competição?)

    Estou acompanhando o pensamento do comentarista Marcos Vinicius, suponho. Entendo que a suspeita do abuso da máquina tem uma longa história no País, e não vem sem fundamentos.

    Em qualquer caso, será interessante ficar de olhar no futuro comportamento de CADE (Abril detêm 100% da distri buição em São Paulo. Cadê CADE?). Como bom estudante da história, vou pesquisar esse episódio sombrio ao qual o sr. se refere.

    Se os clientes potenciais são empresas de saneamento estaduais e municipais, qual a lógica de campanhas em mídia nacional?

  12. “Por quê cargas d´água a
    “Por quê cargas d´água a SABESP precisa fazer publicidade em nível nacional, se essa companhia só atua em São Paulo?”:

    Pra aumentar presenca virtual no mercado: em outras palavras, pra ser “privatizada” pra mao de brasileiros a precos inflados. Tipo o que todo mundo esta esperando acontecer em Minas, com uma ou outra companias.

  13. Nassif, uma Boa Tarde.
    No
    Nassif, uma Boa Tarde.
    No péríodo de festas do fim de ano, estava no Rio de Janeiro e achei diferente ter propraganda da SABESP na TV local. Mas simutaneamente à propraganda, na legenda de noticiario nacional falava sobre as pésimas condições das prais do litoral paulista. Não estava tudo encomendado…..
    Abraço, Marcio

  14. Nassif, importante o que o
    Nassif, importante o que o Sérgio Troncoso escreve.

    No primeiro governo Covas, quando já se anunciava o que viria, degradação e desgoverno tucano por longos anos, os gestores da SABESP, em 96 e 97, fecharam o departamento de pesquisas, uma área de ciência e tecnologia que lá havia.

    Professores das universidades paulistas se reuniram e foram até a empresa e sequer foram recebidos pela direção. Um engenheiro que ocupava um recém criado cargo de gerente os recebeu e os despachou.

    Nassif, não basta olhar a situação financeira da SABESP. É preciso olhar a qualidade da água e a situação do saneamento em SP.

    Um de nossos mestre, Ignacy Sachs, considera que será fundamental neste século arranjos locais com tecnologias sociais e sistemas menores e mais efetivos em áreas como saneamento. Biorreatores, biodigestores, coleta e tratamento regionais, captação e manejo de água de chuva e muitos outros. Um “sistemão”, como o realizado e proposto pela SABESP não funciona, é só olhar para nossos rios e córregos.

    Agora, no meio da derrocada da SABESP e dos cortes do orçamento paulista, como fica o projeto de lei abaixo? Em tempo: não há contrato entre a SABESP e a prefeitura de São Paulo. Há mais de 8 anos a situação entre a “maior empresa de saneamento do Brasil” e a 4 cidade do mundo está na ilegalidade!

    Há muito a fazer e será preciso quebrar paradigmas, empresas e o marketing de nossos péssimos políticos além, é claro, de um grande esforço para que a população seja informada das reais condições que estão em jogo.

    Afinal, é ela quem arca com os custos.

    Abraços, Gustavo.

    PL 558/08

    Projeto de Lei nº 558/2008 de 29/08/2008
    AUTORIZA O PODER EXECUTIVO A CELEBRAR CONTRATOS, CONVÊNIOS
    OU QUAISQUER OUTROS TIPOS DE AJUSTES NECESSÁRIOS, INCLUSIVE
    CONVÊNIO DE COOPERAÇÃO E CONTRATO DE PROGRAMA, COM O ESTADO
    DE SÃO PAULO, A AGÊNCIA REGULADORA DE SANEAMENTO E ENERGIA
    DO ESTADO DE SÃO PAULO – ARSESP E A COMPANHIA DE SANEAMENTO
    BÁSICO DO ESTADO DE SÃO PAULO – SABESP, PARA AS FINALIDADES
    E NAS CONDIÇÕES QUE ESPECIFICA.
    Autor(es): GILBERTO KASSAB
    Fase da tramitação: Envio-> Área: JUST Data: 09/12/2008 | Recebimento-> Área: SGP21

    Texto na íntegra:

    PL : 558/08
    Autor : EXECUTIVO
    Sessão : 387-SO
    D.O.M. de : 3/9/2008

    Descrição :
    “Autoriza o Poder Executivo a celebrar contratos, convênios ou quaisquer outros tipos de ajustes necessários, inclusive convênio de cooperação e contrato de programa, com o Estado de São Paulo, a Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo – ARSESP e a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo – SABESP, para as finalidades e nas condições que especifica.
    A Câmara Municipal de São Paulo D E C R E T A:
    Art. 1º. Fica o Poder Executivo autorizado a celebrar contratos, convênios ou quaisquer outros tipos de ajustes necessários, inclusive convênio de cooperação e contrato de programa, com o Estado de São Paulo, a Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo – ARSESP e a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo – SABESP, previstos nas Leis Federais nº 11.445, de 5 de janeiro de 2007, nº 11.107, de 6 de abril de 2005, nº 9.074, de 7 de julho de 1995, nº 8.987, de 13 de fevereiro de 1995, e nº 8.666, de 21 de junho de 1993, bem como na Lei Estadual nº 1.025, de 7 de dezembro de 2007, com a finalidade de regulamentar o oferecimento compartilhado do serviço de abastecimento de água e esgotamento sanitário no âmbito do Município de São Paulo, bem como assegurar a sua prestação pela SABESP, pelo prazo de 30 (trinta) anos, prorrogável por igual período, desde que:
    I – os investimentos a serem realizados pela SABESP sejam definidos em conjunto pelo Estado e pelo Município de São Paulo, observados os Planos Municipal, Metropolitano e Estadual de Saneamento, que poderão constituir, para essa finalidade, um Comitê Gestor formado por representantes indicados pelos dois entes;
    II – os investimentos previstos no acordo sejam completamente amortizados no decorrer da execução do ajuste que for celebrado com a SABESP, ressalvados os investimentos de caráter extraordinário não pactuados inicialmente;
    III – a SABESP e o Município cheguem a um acordo sobre os valores a serem transferidos a este último a título de contrapartida.
    Parágrafo único. A ARSESP poderá exercer as funções de regulação e fiscalização do ajuste, ressalvadas as competências do Estado e do Município.
    Art. 2º. Os ajustes referidos no artigo 1º abrangerão, dentre outras, as seguintes atividades:
    I – a proteção de mananciais em articulação com os demais órgãos do Estado e do Município de São Paulo;
    II – a captação, adução e tratamento de água bruta;
    III – a adução, reservação e distribuição de água tratada;
    IV – a coleta, transporte, tratamento e disposição final de esgotos sanitários; e
    V – a adoção de outras ações de saneamento básico e ambiental.
    Art. 3º. Esta lei entra em vigor na data de sua publicação, revogada a Lei nº 13.670, de 25 de novembro de 2003. Às Comissões competentes.”

  15. A SABESP É SÓ UMA ISCA O
    A SABESP É SÓ UMA ISCA O RECURSO VEM MESO É DA ASTON.
    FALANDO NELA NASSIF A QUANTO ANDA O PROCESSO DA PROPINODUTO DO PSDB EM SÃO PAULO SOBRE A ASTON?

  16. Alguem poderia esquecer um
    Alguem poderia esquecer um pouco a lucratividade da dita cuja e falar mais do indice de desperdicio de agua, que é um dos mais altos do pais? Tudo por falta de investimentos em infraestrutura de manutenção, novos equipamentos e porcarização de mão de obra, para perseguir o lucro a qualquer custo.

    Onde estão as ongs de proteção ambientais, a reclamar da empresa mais atenção a manutenção preventiva e valorização de pessoal qualificado?
    Respsta; Estão junto com a empresa em campanhas para econimizar agua. Isso que é cooptação. A que custo?

  17. O Edivaldo agora escreveu o
    O Edivaldo agora escreveu o PROBLEMA.
    O desperdício de água nos sistemas de abastecimento é crônico nesse país. Não sei a realidade da Sabesp, mas há estudos dizendo que as perdas chegam a 48%.
    São vazamentos em dutos velhos, bombas sem manutenção preventiva e preditiva. E péssimo tratamento do esgoto.

  18. Eu só não entendi o espanto
    Eu só não entendi o espanto diante da performance da SABESP: é o modus operandi da privatização dos tucanos.
    -Primeiro denigre, derruba a moral, para de investir e arromba os cofres
    -Segundo arranja alguem prá avaliar prá baixo,
    -Terceiro convence a população que empresa publica nao tem jeito e tem que prevaricar (privatização tucana),
    -Quarto em conluio com as forças politicas e MP e apoio do PIG faz um leilão de brincadeira e doa patrimonio publico.
    -Quinto garante um quinhãozinho pra fundo de caixa pra eleições futuras.

    Enquanto isso eleitores ignorantes paulistas e paulistanos perpetua no poder estadual essa aves de rapina de patrimonio publico.

    Ainda fazem propaganda na TV sobre litoral, onde entregam agua com coliformes fecais (vulgo cocô) nas torneiras das casas.

    Imagina o que o Serragio nao vai fazer com o BB, a CEF a Petrobras Eletrobras etc etc. Vai garantir caixinha prá eleição até o ano 3000.

    Aí vira a dinastia tucana – sai o gato dos faraós entra o tucano paulista

  19. Caro Nassif:
    quando soube que
    Caro Nassif:
    quando soube que o Gesner passou a ser presidente da SABESP, depois de sua infeliz passagem pela CADE, fiquei pensando: isto não é aparelhamento pelo PSDB, partido que sempre acusa o PT deste tipo de ação? E o Celso Giglio, derrotado nas duas últimas eleições de prefeito em Osasco, guindado a Superintendente do Hospital do Servidor Público de São Paulo (ou do IPESP)?
    José Maria

  20. Nassif,

    Se a qualidade da
    Nassif,

    Se a qualidade da agua fornecida a populacao nao e la estas coisas, a Agencia Nacional de Aguas nao poderia INTERVIR na empresa pra “por ordem na casa”? Seria um vexame e tanto admito, mas a qualidade da agua vem em primeiro lugar.

  21. O mais engraçado não é a
    O mais engraçado não é a propaganda da SABESP pelo nordeste ou da NOSSA CAIXA vendida, continuar exibindo o governo paulista, pois o objetivo, além de sério, é único, vender o Serra 2010, com colaboração obsequiosa da mídia amiga (“aos amigos tudo, aos inimigos a lei”).

    Mas engraçado mesmo, é que tenha ainda quem queira justificar que Jabuti sobe em árvore.

    Mesmo tratando-se de esquema subserrâneo de propaganda, jabuti subir em árvore, tirante o chapeludo e adjacentes, nem o Noblat encara.

  22. O atual companheiro da minha
    O atual companheiro da minha sogra tem um boteco e segundo o que ele me disse a Ambev faz um contrato de exclusividade para fornecer cerveja a um preço bem mais barato do que sem o contrato. Naturalmente, todo mundo tenta enrolar a Ambev, mas cadê a livre concorrência?

  23. “…Tipo o que todo mundo
    “…Tipo o que todo mundo esta esperando acontecer em Minas…”

    Não compartilho de sua idéia, companheiro. Tire-me desta, por obséquio.

    Mania que o povo tem de ser porta-voz.

    Como diria o escritor: “Minas são muitas..”

    E muitas são as Bahias, os Paranás, os Sergipes…

  24. Nassif, está se desiludindo
    Nassif, está se desiludindo com o Serra? Já temos 2 anos de Serra em São Paulo, depois de 12 anos de PSDB. Gostaria de saber em quais pontos SP está melhor agora do que no tempo do Quércia.

  25. As pessoas de um modo geral
    As pessoas de um modo geral tem a tendência de apontar nos inimigos os defeitos que elas próprias (ou seus amigos) tem. Para saber quem realmente é o Serra, pegue tudo que os colunistas escrevem sobre o Lula e aplique ao Serra. A margem de erro vai ficar dentro de 10%. Obviamente, excluindo os blogs de esgoto, que ninguém merece. Podemos ficar apenas nos colunistas de nível, Clóvis Rossi, Eliane Catanhede, Dora Kramer, etc.

  26. Carta de Lucia Hipollito à
    Carta de Lucia Hipollito à Sabesp.
    Para quem ainda não leu, leia e tire suas conclusões.

    A propaganda da Sabesp
    Hoje entrevistei no CBN Rio o desembargador Alberto Motta Moraes, presidente do TRE-RJ, que manifestou estranheza com a veiculação de publicidade da Sabesp no Estado do Rio. Eu mencionei que até no Acre a Sabesp está fazendo propaganda.
    (Em resposta a um comentarista aqui no blog, afirmei que considero um absurdo, um desperdício de dinheiro do contribuinte paulista.)
    Recebi um e-mail de Paula Fontenelle, que reproduzo abaixo na íntegra. E em seguida a minha resposta.
    “Prezada Lúcia,
    Sobre os comentários feitos pelo desembargador Alberto Motta Moraes hoje sobre a publicidade da Sabesp, a empresa esclarece:
    A Sabesp é uma das quatro patrocinadoras do Verão Espetacular, da Rede Globo, cuja programação inclui a realização de dezesseis competições esportivas em diversas cidades do Brasil. Além do interesse da empresa em incentivar atividades diretamente associadas à saúde e ao bem-estar, várias dessas modalidades esportivas serão promovidas na cidade e no litoral paulista, entre elas a Corrida de São Silvestre, na capital, o vôlei, em Santos, e o futebol de areia, no Guarujá. Portanto, a visibilidade nacional adquirida pela empresa este mês deve-se diretamente ao fato de que não existem cotas publicitárias locais ou regionais no Verão Espetacular. Todos os anúncios são obrigatoriamente veiculados em território nacional.
    Independentemente do patrocínio do Verão Espetacular, é preciso esclarecer que desde a vigência das Leis Estaduais Nos 12.292/2006 e 1025/2007 a Sabesp pode atuar não só em âmbito regional, como nacional e internacional. Ou seja, a empresa está legalmente amparada para prestar seus serviços em outros estados, inclusive no Acre, exemplo selecionado pela jornalista em seu comentário ao presidente do TRE do Rio, Dr. Alberto Moraes. Nesse sentido, a Sabesp já firmou diversos acordos de cooperação com empresas de saneamento de outros estados brasileiros, visando à comercialização e transferência de tecnologia. Por esse motivo, é importante para a empresa investir na construção de sua imagem institucional fora de São Paulo, pois existe interesse comercial direto da Sabesp de ampliar seu mercado.
    Por último, os serviços prestados pela Sabesp têm relação direta com a saúde e a qualidade de vida da população, por esse motivo, algumas campanhas de conscientização são necessárias para garantir a colaboração de seus usuários. Durante o período de Natal e Réveillon, por exemplo, a empresa realizou uma campanha maciça em rádio e TV, além da distribuição de panfletos e leques informativos, alertando para a necessidade dos moradores e turistas utilizarem a água de forma racional. Como resultado inequívoco da campanha, registramos imensa colaboração dos usuários, o que permitiu conforto durante o período, não havendo qualquer registro de falta de água, seja no litoral sul ou norte do estado.
    Reiteramos que os investimentos da Sabesp em publicidade são de interesse público e não se pautam em agendas políticas como foi levantado durante a entrevista.”
    Minha resposta:
    “Prezada Paula
    Obrigada pelas informações. Devo esclarecer, entretanto, que a estranheza não é só minha. Dezenas de ouvintes e comentaristas em meu blog têm estranhado a presença da Sabesp fora de São Paulo.
    Está sendo considerada propaganda eleitoral do governador José Serra.
    Talvez fosse interessante, para a imagem da empresa, fazer uma campanha de esclarecimento, contando exatamente o que você me contou em sua correspondência.
    Justamente para que não pairem dúvidas a respeito da correção ética da Sabesp, nem interpretações equivocadas sobre possível uso eleitoral da empresa e do dinheiro dos contribuintes paulistas.
    Cordialmente
    Lucia Hippolito”

    A Lucia aceitou um argumento sem pé nem cabeça. Os clientes potenciais da Sabesp são empresas estaduais ou municipais, não os habitantes desses estados. O Gesner está torrando dinheiro da empresa inutilmente.

  27. Os tucanos gostam de empresas
    Os tucanos gostam de empresas de água.
    Sobretudo as que cobram para prestar serviços… caros.
    Tucanos gostam de estar onde tem muito dinheiro.
    Eles gostavam muito dos bancos estaduais.
    Mas faliram todos
    A Cagece, no Ceará, que manda são eles.
    Em toda empresa pública, lá temum pau mandado ucano.
    Ali eles fazem a festa.

  28. Propaganda milionária da
    Propaganda milionária da SABESP enchendo os cofres da mídia; interferência dominante sobre a TV Cultura; acordos velados com a Veja, Estadão e Folha; cargo de secretário para Alckmin…
    O Estado de São Paulo tá dominado !

  29. trabalho na sabesp a 33 anos
    trabalho na sabesp a 33 anos nunca esteve tao ruim como agora só há terceirização e todas superfaturadas, essa é a politica de terceirização e privatização dos tucanos. O descontentamento dos trabalhadores é geral, não há contração de mão de obra própria , e nós trabalhadores da Sabesp ficamos limitados a consertar os erros das empresas terceirizadas. Essa é a chamada modernização dos Tucanos que só server pra sucatear e depois entregar aos seus amigos.

  30. O PSDB assume as estatais e
    O PSDB assume as estatais e faz de 5ª coluna: estraga a estatl e deixa pronta para ser privatizada. Quem não se lembra o que era a Petrobras no gopverno passado…Quantos vazamentos de oleo matando peixes e danificando seriamente os alagados, deixando muitos prejuizos, por falta de manutenção. Espero que nunca mais…

  31. Nassif,
    É o jeito Serra de
    Nassif,
    É o jeito Serra de quebrar as grandes empresas nacionais.
    A Sabesp sempre deu lucro ao Tesouro Estadual.
    Só por isso ainda NÃO foi privatizada.
    É a maior empresa de águas e a mais competente das Américas!
    Mas parece que querem quebrá-la. Será o jeito PSDB de governar?
    A notícia que vaza por aí é um grande plano de demissão voluntária em abril deste ano, tudo em nome do saneamento….. .

  32. Nassif,

    O comentário acima,
    Nassif,

    O comentário acima, de autoria de Andre C. P. Martins é irretocável. Não tenho filiação partidária e como cidadão brasileiro temo o retorno do psdbdemo ao poder central do país. Através de cooptação midiática criaram uma fachada de competencia que mal esconde de qualquer observador minimamente atento um rastro de destruição de tudo aquilo que não ajudaram a construir.

    Toda esta bagunça institucional que ora ocorre, ocorre apenas para acobertar atos irresponsáveis que tiveram inicio no fim do primeiro mandato de fhc.

    País algum no mundo suporta e resiste ao estilo de governo implementado pela miídia em parceria com os psdbdemos. Como entre aquilo que nos cabe está o voto e a possibilidade de participar dos blogs, registro aqui minha posição.

  33. E há anos que eu e minha
    E há anos que eu e minha família passamos mal toda vez que vamos à Praia Grande. Queria mandar a conta do hospital e dos remédios para esse sujeito.
    E para o psdb também

  34. Nassif,
    Fico pensando na
    Nassif,
    Fico pensando na população de São Paulo que paga por um serviço e não leva, quando vejo aqui em Recife as propagandas desta companhia de saneamento sendo anunciada nos horários da Band Verão, Daniela Cicarelli. E o pior é saber o que há por trás de tudo!

  35. Nassif,

    Parabéns pela
    Nassif,

    Parabéns pela criação de um novo aforismo!

    Quer dizer que quando alguém usa o dinheiro de uma empresa para fins estranhos – no popular: aplica mal, desvia o dinheiro – ele pode se justificar dizendo: “Fator 2010!.

    Sua elegência não tem limites, minha falta de educação, infelizmente, nem sempre consigo controlar.

  36. Atualmente o governo do
    Atualmente o governo do Estado de São Paulo detém 50,26% das ações da SABESP.
    Durante o governo Alckmin foram vendidas 25% das ações.
    Após uma queda brutal das ações na Bolsa, efetivada a venda as ações subiram em um único dia mais de 20%.
    Curiosamente, Antero Paes de Barros, aquele senador de Mato Grosso envolvido no caso dos sanguessugas é membro do Conselho de Administração da empresa….
    Agora, com Alckmin como Secretário do Desenvolvimento, dá para imaginar o futuro dela… o mesmo da Transmissão Paulista, Banespa, Telesp, Eletropaulo… sucateiam, colocam a população contra , vendem a preço inferior ao potencial e a seguir, elevam tarifas, inventam tarifas, e o serviço continua o mesmo…
    Mas tudo dentro da lei, sabe como?
    E ainda tem gente que quer ver esse povo novamente no governo central…

  37. Aqui no Rio as cervejas da
    Aqui no Rio as cervejas da Ambev estão perdendo clientes para a cerveja Itaipava que custa quase dois reais mais barato que as cervejas da Ambev. A Itaipava é uma cerveja leve e gostosa e não dá ressaca. Talvez porque é feita com água mineral.

    Décadas atrás a Antarctica comprou a cerveja Bohemia que era fabricada com água mineral de Petrópolis (Itaipava). A Antarctiva passou a fabricar a Bohemia com a mesma água das demais cerjevas. Perdeu qualidade, mas o preço não baixou.

    O Henrique que era o dono da Itaipava na época da venda, assinou um acordo com a Antarctica se comprometendo a ficar fora do mercado de cervejas por mais de uma década.

    Esse prazo expirou e o Henrique voltou a fabricar cerveja novamente no mesmo lugar onde era fabricada a Bohemia, com a mesma água mineral, com mesmos ingredientes e com os mesmos dois cervejeiros da Bohemia: Rafael Farinha Neto e o Dieter Bohl (acho que é isso).

    Pelo fato da cerveja Itaipava estar ganhando o mercado do Brasil rapidamente, começaram as perseguições. Ultimamente temos vistos nas mídias notícias sobre o suposto envolvimento da Cervejaria Petrópolis, que fabrica a Itaipava, com o Marcos Valério, etc.

    Sempre que algum grande anunciante das mídias se sente ameaçado pela concorrência, as mídias criam factóides contra os concorrentes dos seus clientes.

    Foi assim com a Schincariol e agora com a Itaipava.

    O maior concorrente das Casas Bahia é a Casa & Vídeo. As Casas Bahia são o maior anunciante das Organizações Globo logo depois vem o governo de São Paulo. Todos os anos, faltando um mês para o Natal, as mídias criam factóides para sujar a reputação da Casa & Vídeo como aconteceu em novembro quando disseram que quase todas as mercadorias expostas na Casa & Vídeo eram contrabando e os diretores foram presos. Depois que ficou provado que não havia nada de contrabando, as mídias não publicaram uma linha sequer.

  38. Nassif e comentaristas que
    Nassif e comentaristas que puderem confirmar e completar, fiquei sabendo que o gasto com a limpeza da água pela SABESP, para consumo dos moradores da região metropolitana de SP, está na casa dos milhares de dólares por dia por causa do uso do nitrato de prata, que é preciso importar.
    São milhões ao mês.
    No exterior, o índice de perda tolerado é de 15%, a SABESP tem quase 35%, um absurdo. Combine esse dado com o do nitrato.

    Nassif, qual o impacto nas recentes perdas financeiras da SABESP por causa da sua ineficiência? Como descobrir no modelo tecnológico e de gestão adotados o início do prejuízo econômico e financeiro?

    Para quem ainda tem dúvidas, leiam abaixo sobre o que fizeram com as nossas águas e com a empresa SABESP. Vejam a ineficiência tucana bem demonstrada.

    Abraços, Gustavo.

    http://www.mananciais.org.br/blog/

    Esgoto coletado pela Sabesp é despejado diretamente nos rios da Metrópole
    18 dAmerica/Sao_Paulo November dAmerica/Sao_Paulo 2008

    A lógica da construção das redes de esgoto na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) faz com que parte considerável do esgoto produzido caia diretamente nos corpos d’água. A falta de coletores e de interceptores, que são os canos que correm paralelamente aos rios e córregos, faz com que as redes de esgoto instaladas tenham como destino final um rio e não uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE).

    Há 6.670 pontos de despejo “oficiais” de esgoto, que juntos contabilizam 1,27 bilhões de litro/dia. Estes pontos são provisórios segundo a Sabesp e apenas em 2018 estarão 100% conectados às ETEs.
    Fonte: OESP, Metrópole, 17/11/08, p.C1

    http://www.mananciais.org.br/blog/?m=200806

    Qualidade de água tem pior nível desde 2002
    Monday, June 23rd, 2008

    DA REPORTAGEM LOCAL

    A qualidade da água testada nos pontos de captação para consumo humano no Estado caiu no ano passado em relação a 2006 e, pelos padrões da Cetesb, foi a pior desde 2002.
    A Cetesb realiza testes quase sempre mensis nos pontos em que as empresas de saneamento recolhem a água para tratar e faz uma classificação que varia de péssimo a ótimo.

    http://www.mananciais.org.br/blog/?p=117

    Falha em tratamento de esgoto piora Tietê
    Monday, June 23rd, 2008

    Apesar dos gastos de R$ 6 bilhões em saneamento, estações liberam nitrogênio e fósforo, prejudiciais à vida aquática

    Cetesb aponta deficiência no sistema em expansão pela Sabesp; elementos químicos agravam a situação do rio no interior

    JOSÉ ERNESTO CREDENDIO
    CONRADO CORSALETTE
    DA REPORTAGEM LOCAL

    A Sabesp despeja no Tietê esgoto tratado na Grande São Paulo por um sistema deficiente -incapaz de tirar elementos químicos que pioram a qualidade do rio no interior paulista. A conclusão está expressa em 11 linhas do relatório de qualidade das águas divulgado há duas semanas pela Cetesb, a agência ambiental paulista, que monitora os rios de São Paulo.

  39. Pô, o pessoal tá tão
    Pô, o pessoal tá tão preocupado com a saída de dinheiro da SABESP para o PSDB… É a mesma galera que insiste que não saiu dinheiro do BB para a base do governo Lula durante o mensalão????

    Aliás, Nassif… E a BrOi? Não é um negócio “obscuro”?

  40. Nassif,

    a Kaiser montou uma
    Nassif,

    a Kaiser montou uma operação para evitar a fusão da Brahma com a Antarctica. A direção da Kaiser sabia que já havia uma decisão política em favor da fusão – afinal, o primeiro anúncio da fusão foi feita ao então presidente FHC no Palácio do Planalto. Mas a Kaiser sabia também que a situação da Antarctica era tão difícil que, caso a fusão demorasse, as dívidas inviabilizariam o negócio. Por isso a Kaiser armou uma estratégia que era a de obet liminares impedindo a decisão do CADE.
    Essa estratégia deixou a tucanagem e a Brahma tão atordoados que, para evitar a chegada do anúncio de uma liminar suspendendo a sessão do CADE, no dia em que a fusão foi autorizada, o Gessner de Oliveira desligou todos os aparelhos de fax do CADE.
    Advogados, conselheiros e empresários que acompanharam o processo ficaram estupefatos diante do procedimento do Gessner.
    Mais tarde, em 2002, o Gessner foi o caixa de campanha do Serra – (…) de uma das campanhas mais, digamos assim, controvertidas da história política recente do Brasil.
    Ele é um dos sócios da Tendencias Consultoria.
    Que tal um levantamento sobre as “fontes” das editorias de economia dos jornais, revistas e emissoras de Tv do Brasil? São todas de “operadores”, como você os chama, ” tucanos.
    Se for para a cadeia, será uma medida de inteira justiça. Embora, talvez, pelo motivo errado.

    Nimbus

  41. Bom, o fato é que a Sabesp
    Bom, o fato é que a Sabesp está prestando consultoria a outras empresas de saneamento.

    http://www.sabesp.com.br/CalandraWeb/CalandraRedirect/?temp=5&proj=sabesp&pub=T&comp=Noticias&db=&docid=FC8B6B88C9CFE7F683257538004CBFBB

    http://www.sabesp.com.br/CalandraWeb/CalandraRedirect/?temp=5&proj=sabesp&pub=T&comp=Noticias&db=&docid=9B30A02C0D16DEF98325753D004E84EF

    Se uma companhia tem um curriculo destes e dá consultoria no exterior para Costa Rica ou para o Espírito Santo, qual o motivo de não investir em propaganda institucional? Talvez venham outras propagandas falando de outras coisas.

    Acho que o Nassif está mal assessorado.

    A Petrobras também faz propagandas, os Correios, que são tão monopólios quanto a Sabesp…..

    Talvez seja necessário discutir se empresas estatais deveriam fazer propaganda ou não. Ter leis, etc etc.

    Talvez fosse melhor privatizar tudo mesmo. Menos dor de cabeça para todos. Estatais dão muito trabalho. Pois é necessário leis e mais leis… então por que não privatiza tudo?

    Fora de São Paulo, os clientes da Sabesp são empresas, não consumidores. Trabalha-se a imagem institucional em mídia segmentada, não na mídia de maior audiência. E pretender que essa queima de dinheiro é fortalecer as estatais contra a privatização é exagero da sua parte. Ou não é?

  42. No segundo semestre do ano
    No segundo semestre do ano passado surgiu uma discussão aqui em Bauru sobre a venda do DAE para a Sabesp (infelizmente não achei o link da matéria do Jornal da Cidade). Um dos motivos pelos quais essa discussão não prosperou foi a enorme diferença entre as tarifas nas cidades atendidas pela Sabesp e as atendidas por autarquias municipais. Se a gestão da Sabesp é um assunto sem importância para os paulitas, proponho discutir o Ronalducho no Coringão.

  43. Nassif, eu também não entendi
    Nassif, eu também não entendi a campanha publicitária, em nível nacional , de uma empresa estatal com atuação local. Por que um cidadão do Tocantins ou até mesmo Acre tem que assistir um comercial, aliás um comercial em horário nobre vale uma fortuna, da Sabesp? Ainda mais que até o mundo mineral sabe que os paulistas e paulistanos vivem às margens de um rio, Tietê, altemente poluído pelas fezes dos habitantes da maior cidade do Brasil.
    Se no Brasil e sobretudo em São Paulo houvesse algum órgão ou até mesmo MP sérios, o governador Serra pensaria duas vezes em ludibriar o Brasil com uma campanha mentirosa sobre a verdadeira situação dos rios e praias paulistas: só fezes e detritos diversos de esgoto.

  44. “# 20/01/2009 – 16:25
    “# 20/01/2009 – 16:25 Enviado por: João Prado

    trabalho na sabesp a 33 anos nunca esteve tao ruim como agora só há terceirização e todas superfaturadas, essa é a politica de terceirização e privatização dos tucanos. O descontentamento dos trabalhadores é geral, não há contração de mão de obra própria , e nós trabalhadores da Sabesp ficamos limitados a consertar os erros das empresas terceirizadas. Essa é a chamada modernização dos Tucanos que só server pra sucatear e depois entregar aos seus amigos.”

    Hum, isso me lembra muito a operação de conversão dos fogões para gás natural feita pela Comgás através de empreiteiras em 1994. Nesta época, eu era atendente do 197 e o índice de reclamações dos consumidores em relação ao serviço de conversão dos fogões era de aproximadamente 20%, segundo a própria gerência de atendimento – um em cada cinco clientes! Lembro-me que muitos desses problemas reclamados acabavam sendo resolvidos pelos (poucos) técnicos da Comgás.

    Naquela mesma época já se cogitava privatizar a Comgás, o que acabou acontecendo pouquinhos anos depois.

    Como andam os serviços da Comgás agora? Onde moro (Perus) não há rede de gás encanado, e provavelmente vai demorar muito para ter. 😀

  45. Não só na TV.

    No litoral
    Não só na TV.

    No litoral norte paulista hora ou outra aparece um avião sobrevoando a praia com uma faixa da Sabesp.

  46. Nassif, isso aí deve ser um
    Nassif, isso aí deve ser um “toma lá da cá”, para o futuro.
    Os acordos entre eles,” eu pago adiantado (patrocino) porque voce está precisando e posso pagar (a população de SP paga), depois, em 2010, voce me entrega o produto e se eu CHEGAR LÁ , não vai se arrepender”Sdc

  47. J. Olavo, não só causaram
    J. Olavo, não só causaram vazamentos criminosos de petroleo na gestão tucana da petrobras, como afundaram a famosa P-51 matando mais de uma dezena de funcionários (pobres aliás). Se Lula não fosse covarde teria investigado de forma independente esse “acidente”, assim também como mandaria a PF investigar as mortes dos prefeitos petistas, que ficou sob responsabilidade da policia tucana que só levantou duvidas e suas conclusões sempre permitiram ao PIG explorar a participação do pt sem provas.
    Persio, a petrobras e correios tem concorrentes em todas as cidades, em todos os estados e paises, a Sabesp não tem – na cidade em que ela se instala não tem outra empresa de tratamento de água. É obvio, simples que até um orangotango autista entende. Outra analogia: o Metro de SP fazer propaganda no estado Amazonas. E by the way privatizar sim, prevaricar o patrimonio publico pros amigos NÃO.
    As qualidades de empresas paulistas como sabesp, metro, dersa assim como o crescimento do estado de sp são inerciais ou seja, eram tão bons antes dos tucanalhas que eles ainda colhem o fruto das administrações anteriores por inércia e não por mérito.

  48. E o Geraldo Choque de Gestão
    E o Geraldo Choque de Gestão Alkmin já voltou ao ninho.
    Tudo uma graaaaaaaaaande coincidência.
    Finge que funciona.
    Você nunKassab.

  49. Lembro ao colega Pérsio,que
    Lembro ao colega Pérsio,que embora o investimento para competir com uma empresa como a Petrobras tenha que ser altíssimo,visto ela ser estruturada do poço ao pôsto,ela não possui monopólio legal de nada.Os tucanos ja acabaram com isso há muitos anos.A Sabesp,ao contrário,tem o monopólio em SP.Um abraço,Sérgio.

  50. O fato principal é que o GESP
    O fato principal é que o GESP está sim preparando a Sabesp para uma possível privatização, esta saneando dividas dele com ela, “limpando” o funcionalismo e mostrando a Sabesp ao Brasil e ao mundo. O problema é o custo disso não só para a população quanto para o funcionários, num momento de crise mundial demitir funcionáriose adotar uma postura de terror, em uma empresa onde falta mão de obra qualificada, ameaça a continuidade da empresa e dos serviços prestados por elas. Sinceramente não sei onde os adminsitradores do Governo Serra aprenderam Adminsitração pois onde eu estudei me ensiram tudo ao contrario do que eles estão fazendo.
    E peço que o Sr Governador acorde enquanto a tempo de consertar os erros, utilize efetivamente o que passou anos estudando para governar com auteridade e inteligência e não deixar que assassinem uma empresa do tamanho da Sabesp.

  51. Em Itanhaém tem um empresa
    Em Itanhaém tem um empresa terceirizada que presta serviços para a Sabesp. Parece ser a mesma que atua em Peruíbe e outras cidades litorâneas. Em Itanhaém o prefeito do PSDB mandou asfaltar a avenida principal antes de executar as obras de esgoto. Essas obras só foram feitas nos bairros periféricos, onde há grande número de eleitores que votam na cidade. Na avenida principal fizeram o chamado alfasto eleitoral.: por cima, bela viola; por dentro, pão bolorento. A Sabesp não deveria admitir esse tipo de procedimento que causa prejuízo aos contribuintes.

  52. Pra lá de Badgá é continuar
    Pra lá de Badgá é continuar tendo um monte de estatais submetidas a uma legislação arcaica, que não pode contratar sem concurso, que tem que fazer licitação para comprar um computador, que tem o Ministério Público, etc etc.

    Muito mais fácil é privatizar e colocar uma agência reguladora para fiscalizar os resultados estratégicos do negócio para a sociedade e consumidores, não se a compra de papel sulfite foi bem executada.

    Privatizamos o Sistema Telebrás e hoje temos telefone baratinho… Como era uns 12 anos atrás? Uma linha de telefone na periferia custava o equivalente a um carro…hoje tem celular, várias opções de telefonia fixa, etc. Tudo bem que o serviço de telemarketing é uma porcaria, mas isto é um outro problema.

    Talvez por trás da propaganda da Sabesp esteja a intenção de mostrar as qualidades da empresa, para quem sabe privatizar. Uma propaganda institucional como esta pode até querer atingir prováveis futuros acionistas, pois a venda pode ser pulverizada, muitos acionistas poderiam comprar ações da Sabesp com dinheiro do FGTS, por exemplo, acionistas até de outros estados.

    Vai saber… como cidadão, eu acho que estatais deveriam ser todas privatizadas.

    É muito “pode” para nenhum fato.

  53. Pobre Pérsio!!! Se todos
    Pobre Pérsio!!! Se todos fossem iguais a você……..A Sabesp já não existiria…….Melhore a argumentação, pelo amor de deus!!!!

  54. Caro Pérsio!
    “Privatizamos”
    Caro Pérsio!
    “Privatizamos” coisa nenhuma. Quem privatizou foi o governo. Será que minha opinião ou a sua vai influenciar na decisão de venda de alguma coisa???
    Talvez por traz das propagandas nacionais, esteja bem clara a antecipação da campanha política para 2010…. não me venha com filosofia barata. Como cidadão já deveria ter percebido isso.

  55. Pois é, Nassif, se
    Pois é, Nassif, se privatizar, resolve tudo… não fica esta polêmica se a propaganda PODE ser institucional, PODE ser para privatizar, PODE ser para campanha do gov…

    A empresa é de um acionista e ele que faça o que bem entende, desde que cumpra as metas de custos e qualidade da agência reguladora.

    É assim o setor de saneamento na Inglaterra, na França, no Chile e em muitas partes do mundo. Tudo privatizado e tudo regulado. Os números das empresas são públicos e para quem quiser ver.

    http://www.ofwat.gov.uk – Agência reguladora da Inglaterra e Gales
    http://www.siss.cl – Agência do Chile

    Pérsio de Deus, não estamos discutindo se privatizar é bom ou não, se vai ou não privatizar. Estamos discutindo as razões objetivas que levam uma empresa estadual a investir em publicidade no Brasil inteiro. Só isso.

  56. Bom, meu caro Nassif, então é
    Bom, meu caro Nassif, então é um assunto que precisamos recolocar na pauta. Passaram-se mais de 10 anos que as teles e distribuidoras de energia elétrica e gás foram privatizadas, além das maiorias das estradas paulistas.

    Este assunto não está na pauta da mídia. Privatizar foi bom para você, foi bom para nós?

    Agora tem o setor de saneamento. Tirando SP, que tem o melhor índice de coleta e tratamento do Brasil, graças à Sabesp e ao GESP, o país tem indicadores de saneamento do século XIX.

    E então, o poder público tem condições de universalizar isto, ou é melhor fazer que nem o Chile, que privatizou tudo?

    Ou vamos fazer que nem o Uruguai, que o Estado é dono de tudo?

    Temos 27 empresas de saneamento estaduais, mais um monte de autarquias municipais, quase todas quebradas.

    Por outro lado, temos algumas operações privatizadas, como a http://www.prolagos.com.br e a http://www.aguasdelimeira.com.br

    E então? Você, como importante colunista e formador de opinião, podia ressuscitar o assunto. Seria bom para o país.

  57. Senhores

    As inteções de
    Senhores

    As inteções de privatização são claras e este processo é uma tendência no governo tucano, resta saber quando finalmente o Governo federal ira definir e tirar do papel quem realmente é dono das concessões.
    Hoje a Sabesp tem quatro metas imperativas que mostram essa inteção.
    Receber dividas, renovar e conseguir novos contratos, reduzir quadro de pessoal mesmo com risco de graves problemas operacionais e EBITIDA cada ano maior.

  58. Isso não é nada, perto da
    Isso não é nada, perto da sujeira que sempre insistem em jogar para debaixo do tapete no estado de são paulo.
    Esse caso da renascer é revoltante. Foi dado um alvará em julho de 2008 pela prefeitura. Ora o minimo que uma adminstração pública deve nesses casos, é verificar o que aconteceu. Se algum funcionário prevaricou, que seja responsabilizado. Não se trata de atingir o prefeito Kassab, nem seus aliados tucanos. Simples assim. Mas não, como sempre acontece a muitos anos em são paulo, a sujeira é colocada embaixo do tapete.A mídia joga a responsabilidade na igreja, comentaristas pagos até tentaram jogar a culpa na administração anterior da ex-prefeita…
    É triste pra quem gosta desse estado, ver o que aconteceu, com a privatização das estradas, construção das penitenciárias, isenção de impostos para certos grupos industriais, a formação do PCC, desmantelamento do setor de segurança nas construções do metro (ah a cratera, onde a culpa acabou caindo em terceiros), doação de bens do estado para entidades religiosas, (rendeu eleição campeã na camâra municipal.), verbas da nossa caixa para o mensalão paulista,(nossa de quem, cara palída).Enfim nada é investigado, a mídia paulista não só se cala, como distorce para desviar a atenção. A Sabesp é só um grão de areia nessa montanha de sujeira escondida nesse tapete tricolor listrado.Nada se apura, o importante é manter a pose e ganhar as eleições.Triste são paulo.

  59. A Sabesp já está
    A Sabesp já está privatizada….as Gerenciadoras que tem contratos com a cia. junto com as Empreiteras (que financiam o PSDB), prestam serviços até de consultoria para Cia de qualidade questionavel e duvidosa.

    A politica de sucateamento para futura privatização já não é mais o “modus operandis”, do PSDB, agora trata-se de entregar as execuções de serviços e obras da Cia para as “GERENCIADORAS” que um dos sócios é do diretor de sistemas regionais no interior.

    Estas não executam os serviços pra a qual foram contratadas com a qualidade que deveriam e que a Sabesp sempre trabalhou…

    Enfim no final da historia é o nome da SABESP É que vai para a lama ….graças ao PSDB

  60. Água não é negócio, não pode
    Água não é negócio, não pode ficar nas mãos de particulares, a Sabesp NÂO pode ser privatizada NUNCA. Todos nós precisamos de água, inclusive o tucano José Serra que não tem o direito de vender uma empresa que não é dele, ela é do POVO paulista, devemos nos indignar e protestar. É o fim da picada !!! Sr Serra, pegue o seu afilhado Gerner e vão à periferia das cidades e vejam o trabalho que a nossa Sabesp faz. Garanto que o sr não sabe !!!

  61. Desculpem, eu já ia me
    Desculpem, eu já ia me esquecendo… Foi assinada dia 03/06/2009, a continuidade da concessão dos serviços da Sabesp na cidade de São Paulo, por mais 30 anos, e uma das cláusulas do contrato é que se houver privatização da empresa, o contrato será rescindido automaticamente pela prefeitura, ou seja, o sr José Serra dançou legal no seu plano de vender a maior empresa pública do estado, não tem mais dinherinho pra gastar na campanha para presidente. Viva mais essa vitória do povo paulista, DEUS está conosco, parabéns dona SABESP, continue sempre viva, vendendo saúde às nossas famílias, estou muito feliz pela continuidade da qualidade da água que entra em minha casa, ALELUIA !!!!!

  62. Senhores, quem está aqui
    Senhores, quem está aqui dentro da Sabesp tem sofrido na pele a forte ingerência política pela qual passamos desde 94. No entanto, há duas informações que merecem destaque:

    1. Ao invés de sucatear, o tucanato está transformando a empresa em uma multinacional do saneamento. A razão? Não sei. A marca Sabesp hoje vale mais de cem vezes mais que há 15 anos.

    2. A Sabesp é loteada entre deputados. Cada gerência regional tem um padrinho político, divididos entre base aliada e oposição. Isso influi uma barbaridade no nosso trabalho…

  63. Caro Nassif, a Sabesp está
    Caro Nassif, a Sabesp está demitindo não só funcionários braçais, está demitindo pessoas com conhecimentos técnicos acumulados após decadas de trabalho. É uma mão de obra que você não consegue formar no curto prazo ou contratar um substituto através de concurso. A situação é preocupante para quem se importa com o Saneamento ou para quem investe em ações da Sabesp pensando no longo prazo.

  64. Caro Nassif,

    50 assessores
    Caro Nassif,

    50 assessores não confirmo, mas há mais de quinze, alguns são políticos e alguns são técnicos.
    Para você ter uma idéia na gestão do Ariovaldo Carmignani a presidência tinha somente 4 assessores e cada diretor também tinha no máximo 4 assessores.
    Em relação aos demitidos, neste ano foram desligados da empresa algumas pessoas que recebiam aposentadoria pelo INSS e no meio deste grupo haviam técnicos que detinham conhecimentos no tratamento de água, esgoto, distribuição, pesquisa,etc. A minha grande preocupação é a forma de como isso está sendo feito, sem planejamento para substituir este corpo técnico especializado que não se prepara do dia para outro.

  65. […] A Sabesp  é outro nó.
    […] A Sabesp  é outro nó. Uma empresa gigantesca, lucrativa, mas que falha em ampliar seus serviços no ritmo necessário para a saúde da população e o meio ambiente do estado, e cujos lucros são usados para o caixa do tesouro, ao invés de reinvestidos ou das taxas de água e esgoto se tornarem mais baratas. Isso quando não financia a propaganda de Serra fora do Estado. […]

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador