Como funciona o programa de Educação Integral do estado de São Paulo

Por Jéssica Moreira

Foi pensando nos novos desafios do Século XXI, que a Secretaria Estadual de Educação de São Paulo passou a idealizar seu Programa de Educação Integral. Em um mundo cheio de inovações tecnológicas, a abordagem pedagógica nos processos de aprendizagem não podem continuar as mesmas, precisando ampliar não só o tempo escolar dos alunos, mas também o papel da escola em apoiá-los a serem sujeitos autônomos e capazes de criar seus próprios projetos de vida.

Para tanto, no ano de 2011, a Secretaria implementou um novo sistema de educação no estado, por meio do Programa Compromisso de São Paulo. A partir desse programa, foi criado o Programa de Educação Integral do Estado no início de 2012.projetodevida_sp

Um dos requisitos para que a escola fosse contemplada pelo o programa era estar em uma área de vulnerabilidade social, além de apresentar resultados baixos na prova do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp). Assim, durante o ano de 2012, 16 escolas da rede estadual passaram a oferecer o Ensino Integral a seus estudantes, aumentando a jornada letiva de 6 para 8 horas diárias no Ensino Fundamental e de 6 para 9 horas diárias no Ensino Médio. Outros aspectos empregados também foram o currículo integralizado, a partir de uma matriz flexível e diversificada dos processos de ensino-aprendizagem.

Leia aqui a experiência na íntegra

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador