MEC quer que estudantes desocupem escolas nesta segunda

 
Jornal GGN – O Ministério da Educação (MEC) deu prazo até esta segunda-feira (31) para que o estudantes desocupem as instituições de ensino, ameaçando cancelar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nessas localidades. 
 
O ministério afirmou, há duas semanas, que 182 locais de prova estavam ocupados. O último balanço divulgado pela União Brasileiras dos Estudantes Secundaristas (Ubes) falava em 1177 unidades ocupadas, incluindo escolas, universidades e institutos federais. 

 
As ocupações dos estudantes estão sendo realizadas em protesto contra a Proposta de Emenda à Constituição 241, que limita os gastos públicos pelo próximos 20 anos. De acordo com diversos estudos, a medida pode diminuir os recursos para a área de educação.
 
Os alunos também são contrários à Medida Provisória 746, da reforma da Ensino Médio. Eles reclamam que as mudanças precisam de mais debate entre a sociedade. 
 
O MEC diz que o prazo para as desocupações é para que “haja tempo hábil para realização das provas” nessas locais. A pasta também diz que os alunos que fariam provas nesses locais terão de fazer em outra data, caso as ocupações sejam mantidas. 
 
 
Redação

6 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Dos males, o menor

    De que vale salvar o Enem e vir a perder a educação pública, gratuita e de qualidade?

    Antes perder um Enem e salvar a educação do que ganhar um Enem e perder a Educação.

    Dos males, o menor

  2. Putz que situação dos estudantes!

    O que passa na cabeça da meninada numa hora dessa hein? Se a gente fica, esses “cornos” cancelam o Enem e jogam a culpa em nós. Se a gente sai, não consegue mais ocupar… Né fácil não, moçada! Tem que pensar. Acho que lutar pela Educação nesse momento é melhor.. Essa PEC 241 é o cão chupando manga!

  3. Esquerdas: não abandonem os meninos!

    1. A ocupação não-violenta das escolas pode inspirar uma ‘primavera’ real e de massa.

    2. Escolas falam e são ouvidas pela população mais pobre. A reação vinda daí pode minar a narrativa do Golpe (Globo, Lava Jato).

    3. Escola é o equipamento público melhor distribuído no território, o que gera um problema tático seríssimo para a repressão. Daí as ações de intimidação coordenada (Enem, PMs e fascistas).

  4. Penso como o Rui Ribeiro,de

    Penso como o Rui Ribeiro,de que vale salvar o ENEM se não há futuro para a educação nos próximos 20  anos. E nem emprego, e nem saúde, e nem aposentadoria, e nem justiça para todos. Não há o que salvar, tem que lutar contra a PEC da morte. O Brasil já está na UTI.

  5. ESSE POST MERECEU “4” comentários …

    Foi postado aqui às 10H30 .. agora são 21H00 .. até o momento 4 comentários para um post importante. Quantos meninos não vieram aqui ler essa notícia? Putz, que desestimulante …  Aí bota um post da lavajato vem trocentas pessoas comentar. Intrigante isso viu… E pensar que a mudança virá através dessa moçada! 

  6. Para que ENEM se quando eles

    Para que ENEM se quando eles estiverem cursando a universidadeela já  vai estar sendo sucateada?  Vai ser rápido o sucateamento. Melhor lutar agora. Um ano de luta vale por muitos de retrocesso. Força moçada.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador