Software traz alternativas à alfabetização de jovens com deficiência intelectual

Do Centro de Referências em Educação Integral

Jéssica Moreira

Uma nova ferramenta criada pela Universidade de Brasília (UnB) promete colaborar na alfabetização de jovens e adultos com deficiência intelectual. O objetivo do software é colaborar com professores no aprendizado de palavras, expressões ou códigos matemáticos.

Já presente nas escolas de Brasília, o Ministério da Educação (MEC) tem como intuito distribuir o programa  a mais de 90 mil escolas da rede pública de ensino. No momento, basta analisar a melhor forma de distribuir o software, que foi produzido para funcionar em qualquer tipo de computador.

O objetivo dos idealizadores do projeto, Wilson Henrique Veneziano e Maraísa Helena Pereira, é que ele chegue de forma gratuita às famílias, escolas e ONGs. Veneziano é professor do Departamento de Ciência da Computação da UnB e coordenador do projeto e Maraísa, responsável pedagógica  do programa, que há 23 anos alfabetiza jovens com deficiência intelectual, e ambos sentiam falta de elementos menos infantis em materiais da área.

A ideia começou a ser posta em prática quando a professora procurou pelo Departamento de Ciência da Computação da UnB. Logo, estudantes de licenciatura do departamento toparam desenvolver a iniciativa, que, em 2011, ganhou sua primeira versão, com o software chamado Participar. A ferramenta logo se difundiu pelas escolas do Distrito Federal. Atualmente, são 750 unidades.

Lançada em 2014, a nova versão possui maior número de lições, que ensinam estudantes a terem compreensão das letras do teclado, assim como estimular a formação de palavras, conversar com outros jovens e participar de redes sociais. De acordo com a educadora, o projeto vai além do letramento de alunos, fomentando também a inserção social.

Um novo software, o Somar, já está sendo idealizado e será lançado em breve. Os interessados em conhecer a primeira versão do projeto (nomeada Participar) pode baixar o programa no site http://www.projetoparticipar.unb.br/. Em breve, o Somar também estará disponível. 

As informações são do Portal IG

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador