A reciclagem dos resíduos úmidos

Campanha publicitária deseduca no metrô de São Paulo

 

Uma casca de banana é ou não reciclável?

A campanha publicitária veiculada no metrô de São Paulo por onde circulam diariamente milhões de passageiros dá a resposta errada: material não reciclável!

Os resíduos úmidos – restos de cozinha e jardins, incluídas as cascas de banana –  são o principal componente dos resíduos domiciliares no Brasil.

83% de todos os resíduos sólidos urbanos coletados são recicáveis, 51% são resíduos úmidos e 32% resíduos secos (embalagens papel, plásticos, vidros, e outros).

Os resíduos úmidos quando mal cuidados contribuem significativamente para as mudanças climáticas com a geração de gases de efeito estufa e para poluição do solo e águas pelo chorume.

Quando reciclados no entanto, geram energia (aproveitamento do biogás em procesos de biodigestão) e composto orgânico, um excelente revitalizador do solo, num cenário em que os desertos avançam.

Composto que também guarda promessas – oxalá! nossas universidades desenvolvam mais pesquisas – de vir a ser importante insumo para produção de fertilizantes organo-minerais, dos quais somos importadores.


0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador