Os problemas de saneamento na favela da Rocinha

Sugerido por Marco Antonio L.

Da Carta Capital

Me engana que eu gosto

Com problemas de esgoto e o reaparecimento do tráfico na Rocinha, governo desvia atenção com novos projetos milionários.

Por Edgard Catoira

No próximo dia 19, sexta-feira, com a presença do vice-governador Pezão, o Clube de Engenharia promoverá, no Rio, debate sobre o projeto de implantação de um teleférico na Rocinha.

É impensável que a iniciativa possa ir além de um exercício acadêmico de engenheiros preocupados com soluções para a mobilidade urbana. Mas parece que não. Trata-se de uma proposta concreta do governo Sergio Cabral (PMDB) que, diga-se de passagem, foi um verdadeiro desastre na área de transportes.

Cabral e seu companheiro de festas em Paris, Júlio Lopes, dublê de empresário e secretário de Transportes, fracassaram com todos os modais de transporte.

Em terra, não conseguiram colocar os trens suburbanos nos eixos. Atrasos e acidentes fazem parte da triste rotina do serviço. Sob a terra, o metrô deixou de ser expandido como rede para se tornar uma tripa rumo às Olimpíadas na Barra da Tijuca. No mar, barcas com preços exorbitantes, quando não estão à deriva na Baía de Guanabara, revoltam seus usuários. E até os bondinhos de Santa Teresa saíram dos trilhos para nunca mais voltar. Portanto, não é à toa que a população tem gritado alto nas ruas que não aguentam mais o sistema de transportes da Era Cabral.

A favela da Rocinha vive graves problemas de saneamento. Quando não invade as casas, o esgoto desce o morro e é despejado no costão de São Conrado. E não é difícil encontrar casas na comunidade que sequer possuem janelas. Será que Cabral sabe o que é isso? Que pessoas moram em cubículos sem janelas? Não por acaso a Rocinha ostenta uma taxa de incidência de tuberculose vergonhosa.

E o governo vem com essa história de teleférico? Fala-se num custo de meio bilhão de reais (!!!) para a obra. Ora, ideia semelhante só poderia passar pela cabeça de quem voa por cima de todos em helicópteros milionários ou de que têm outros interesses pelo meio do caminho.

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador