Bolívia pede extradição de genocida aos EUA

Bolívia aguarda extradição de Goni para julgá-lo por genocídio.   E a justiça brasileira, algum dia,  julgará os criminosos da ditadura?
 
 
 
O presidente boliviano Evo Morales solicitou aos Estados Unidos a extradição de Gonzalo Sanchez de Lozada, responsável pela morte de dezenas de bolivianos e pelo caos que arruinou o país.
Goni, como é conhecido, foi criado nos Estados Unidos, falava espanhol com carregado sotaque inglês e foi assessorado por uma empresa americana nas eleições de 2002, tema explorado no documentário “Crise é o nosso negócio”, que revelaram, em parte, os bastidores de uma campanha eleitoral suja e da ingerência de americanos em assuntos internos de seu curto governo.

Goni é acusado pela morte 67 pessoas e por causar ferimentos em outras 400, em protestos contra o governo, duramente combatidos pelas forças de segurança bolivianas, no que é conhecido como “outubro negro”, em 2003.
O país atravessava uma grave crise econômica e social e o governo para tentar resolve-la punia os mais pobres e arrochava impiedosamente os trabalhadores.
Os Estados Unidos virou seu aprazível refúgio desde então.

Se a extradição se confirmar, a Bolívia, assim como o Peru que julgou, condenou e prendeu Fujimori, estará fazendo justiça contra uma das personalidades mais terríveis do recente cenário político latino americano…

 
Leia MAIS
Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador