Comunidade croata na França processa Bob Dylan por declaração considerada racista

Sugerido por Gilson AS

Da Folha

Bob Dylan é processado por declaração considerada racista

A comunidade croata na França prestou queixa contra o cantor Bob Dylan, 72, após declarações feitas por ele em uma entrevista dada em 2012. As informações são do jornal britânico “The Guardian”.
 
Segundo representantes do Conselho dos Croatas na França, Dylan –que foi recentemente condecorado com a ordem da Legião de Honra francesa– teria feito uma comparação entre croatas e nazistas, durante uma conversa com um jornalista da revista “Rolling Stone”, publicada há um ano.
 
Ao responder uma questão sobre os Estados Unidos de hoje em relação ao do período da Guerra de Secessão, o cantor disse: “Negros sabem que alguns brancos não queriam abrir mão da escravidão –que se pudessem, eles ainda seriam subjugados… Se você tem um senhor de escravo, ou um [Klu Klux] Klan em seu sangue, negros podem sentir isso. Essas coisas se arrastam até hoje. Assim como judeus podem sentir sangue nazista e sérvios sentem sangue croata”.
 
Após o depoimento ser publicado, várias rádios croatas alegaram excluir as músicas de Dylan de seus repertórios.
 
O cantor foi convocado pela corte de Paris para comparecer na audiência sobre o caso –que pode se arrastar por até 18 meses, segundo um advogado consultado pela edição francesa da revista “Slate”. Apesar de as leis sobre liberdade de expressão serem consideradas severas na França, o Conselho dos Croatas manifestou que apenas busca um pedido formal de desculpas.

 

Redação

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador