Intérprete da cerimônia de Mandela diz que é esquizofrênico

Do O Globo

Intérprete do funeral de Mandela alega ser esquizofrênico
 
Thamsanqa Jantjie, de 34 anos, disse que começou a ouvir vozes e ter alucinações

JOHANNESBURGO – O intérprete acusado pela comunidade surda de usar sinais falsos durante o funeral do ex-presidente sul-africano Nelson Mandela alegou nesta quinta-feira que sofreu um episódio esquizofrênico. Thamsanqa Jantjie, de 34 anos, disse à mídia local que começou a ouvir vozes e ter alucinações.

Jantjie contou que trabalhava para uma empresa chamada SA Intérpretes e foi contratado para traduzir discursos na cerimônia oficial em homenagem a Mandela no estádio Soccer City, em Johannesburgo, na terça-feira. No palco, ele esteve ao lado de familiares do ex-presidente morto e de líderes como o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama.

Durante o evento, que foi acompanhado por milhões de pessoas em todo o mundo, Jantjie afirma ter perdido a concentração após ouvir vozes.

– Não havia nada que eu pudesse fazer. Estava sozinho em uma situação muito perigosa – relatou ao jornal The Star, de Johannesburgo. – Tentei me controlar e não mostrar ao mundo o que estava acontecendo. Eu sinto muito. Era a situação que eu me encontrava.

Logo depois, em uma entrevista a uma rádio, ele não parecia se mostrar insatisfeito com seu desempenho.

– Eu tenho interpretado em muitos grandes eventos – disse à Talk Radio 702. – Eu acho que tenho sido um campeão da língua de sinais.

Após a cerimônia, a comunidade surda denunciou a farsa e classificou o incidente de vergonhoso. Jantjie foi contratado pelo partido governista Congresso Nacional Africano (CNA) e já tinha trabalhado para a legenda em outros dois grandes eventos no ano passado, nos quais aparece em imagens ao lado do presidente Jacob Zuma.

O Instituto de Tradutores da África do Sul disse que houve reclamações sobre o trabalho de Jantjie antes, mas o partido não teria tomado alguma atitude.

 

Redação

11 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O absurdo nao é um suposto

    O absurdo nao é um suposto esquizofrenico fazer isso.

    E sim o aparato de segurança deixar …

    Afinal de contas para que isso ocorra quem é esquizofrenico seria toda as autoridades envolvidas que permitiram esse absurdo! 

    1. Leonidas, para de cagar pelos

      Leonidas, para de cagar pelos dedos!!!!

      Vá pesquisar sobre a doença antes de sair falando merda por ai! 
      Esquizofrenia não é sinonimo de psicopatia. E nem a psicopatia é garantia de homicidas. 
      Um esquizofrenico se fizer um tratamento regular, pode ter uma vida muito melhor que a sua. Então não seja ignorante a ponto de escrever besteiras infundadas.
      Não acho que tenha sido errado chamarem um esquizofrenico para cobrir o evento, o errado foi chamar alguem que claramente não entende nada da linguagem de sinais!

    2. Leonidas, para de cagar pelos

      Leonidas, para de cagar pelos dedos!!!!
      Vá pesquisar sobre a doença antes de sair falando merda por ai! 
      Esquizofrenia não é sinonimo de psicopatia. 
      Um esquizofrenico se fizer um tratamento regular, pode ter uma vida melhor que a sua. Então não seja ignorante a ponto de escrever besteiras infundadas.
      Não acho que tenha sido errado chamarem um esquizofrenico para cobrir o evento, o errado foi chamar alguem que claramente não entende nada da linguagem de sinais!

  2. Alias a declaraçao dele torna

    Alias a declaraçao dele torna a situaçao do governo sulafricano ainda pior…rs

    Pois sendo esquizofrenico o que o impediria de matar alguem lá?

    1. Esquizofrenia

      Quem disse que a pessoa esquizofrênica sai matando por aí?  O esquizofrênico pode sim, matar a si próprio, tal o sofrimento que a doença lhe causa. Um esquizofrênico tem distúrbios do próprio pensamento. As “vozes” que ele ouve são seus próprios pensamentos, embora ele não seja capaz de reconhecer. Um grande stress, como foi o caso do tradutor, ao estar junto às autoridades mundiais, aliado ao envolvimento da homenagem a Mandela, pode sim ter desencadeado um surto psicótico, caso realmente ele seja portador de tal doença. Não acredito que tenha sido farsa. 

      1. ué esquizofrenia faz sim

        ué esquizofrenia faz sim pessoas sair matando gente por ai sim ué

        logico que nao é obrigatorio um esquizofrenico matar alguem mas isso ocorre com uma frequencia bastante razoavel…

         

  3. “Intérprete surdo-mudo”??
    O

    “Intérprete surdo-mudo”??

    O título está totalmente errado! Intérprete esquizofrênico, isso sim.

    O intérprete não é surdo-mudo. É um intérprete da linguagem de sinais dos SURDOS.

    No Brasil é um Intérprete de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais). Na África do Sul é um intérprete da Língua de Sinais Sul Africana.

    A expressão surdo-MUDO já não é mais utilizada em vários países, principalmente aqui no Brasil, a pedido dos próprios surdos, pois ser surdo não quer dizer que seja mudo. Infelizmente, é justamente a imprensa que continua utilizando a expressão surdo-mudo.

     

  4. O Grande absurdo é

    O Grande absurdo é contratarem um intérprete por US$ 85,00 para um evento dessa importância.

    A qualidade do serviço foi proporcional ao pagamento.

  5. UM ESQUIZOFRÊNICO NÃO É UM POTENCIAL ASSASSINO

    Não poderia deixar em branco. Uma pessoas esquizofrênica não quer dizer que seja um assassino em potencial!  Tem gente aqui que precisa informar-se melhor, para não falar bobagem.

    […]O esquizofrênico pode ser um assassino em potencial?
    Pesquisas mostram que apenas uma minoria de crimes foi cometida por portadores de esquizofrenia. O comportamento homicida é raro em pessoas portadoras da doença, embora possa ocorrer em circunstâncias em que um paciente tenha um comportamento impulsivo ou violento. O uso de drogas ilícitas aumenta o risco de violência, seja na esquizofrenia, seja em pessoas sadias.[…]

    http://sociologiacienciaevida.uol.com.br/ESPS/Edicoes/0/artigo146093-1.asp

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador