‘Pepitas de ouro’: Trump explica a Woodward por que os juízes são a chave para seu histórico

As entrevistas mostram como Trump entende a importância do judiciário para a visão de mundo de McConnell - e que seu histórico de nomeações judiciais será uma parte significativa de sua própria história presidencial.

da CNN Internacional

‘Pepitas de ouro’: Trump explica a Woodward por que os juízes são a chave para seu histórico

O presidente Donald Trump vangloriou-se repetidamente ao jornalista Bob Woodward sobre o número de juízes que ele nomeou para a bancada federal durante várias de suas entrevistas para “Rage ” . Os comentários gravados fornecem uma visão sobre o relacionamento de Trump com o líder da maioria no Senado, Mitch McConnell, os dois se preparam para empurrar um terceiro candidato potencial para a Suprema Corte após a morte da juíza Ruth Bader Ginsburg .

A CNN obteve novo áudio das 18 entrevistas de Woodward com Trump relacionadas aos tribunais, incluindo trechos de entrevistas que não foram incluídos no livro. As entrevistas mostram como Trump entende a importância do judiciário para a visão de mundo de McConnell – e que seu histórico de nomeações judiciais será uma parte significativa de sua própria história presidencial.
“Você sabe qual é a maior coisa de Mitch em todo o mundo? Seus juízes”, disse Trump a Woodward em dezembro de 2019. “Ele vai me pedir com certeza, por favor, vamos aprovar o juiz em vez de 10 embaixadores.”
Os comentários de Trump a Woodward assumem um novo significado após a morte de Ginsburg na noite de sexta-feira. Trump prometeu nomear rapidamente um substituto para o jurista liberal de 87 anos, e McConnell prometeu avançar com uma votação no Senado. Os críticos atacaram McConnell por hipocrisia desde que ele se recusou a permitir uma votação sobre o candidato do então presidente Barack Obama à Suprema Corte, Merrick Garland, após a morte do juiz conservador Antonin Scalia em fevereiro de 2016. Na época, a eleição presidencial ainda estava a nove meses de distância, ainda McConnell disse que a vaga não deve ser preenchida até depois da eleição.
Refazer o judiciário com uma série de juízes conservadores foi uma das principais realizações de Trump e McConnell. Embora tenham entrado em confronto às vezes e enfrentado contratempos em itens legislativos, como a revogação da Lei de Cuidados Acessíveis, eles se uniram em torno da causa de confirmar os juízes.
Em suas entrevistas com Woodward, Trump elogia o número de juízes federais que ele nomeou, alegando ter “quebrado todos os recordes” e prevendo que terá nomeado 50% dos juízes federais do país quando deixar o cargo. O 200º juiz federal de Trump foi confirmado pelo Senado em junho , dando a ele cerca de um quarto da bancada federal.
A CNN verificou repetidamente os fatos falsos de Trump de que ele estabeleceu um recorde para juízes nomeados no primeiro mandato de um presidente.
Trump disse a Woodward em maio que os juízes que ele nomeou para as vagas que existiam quando Obama era presidente são “como pepitas de ouro”.
“Você sabe, você tem presidentes que nunca chegaram a nomear um juiz da Suprema Corte. Eu indiquei dois em três anos”, disse Trump a Woodward em um trecho de entrevista em março não incluído em “Rage”.
Quando Woodward observa que o ex-presidente Jimmy Carter não indicou nenhum candidato à Suprema Corte, Trump responde: “Ele não merecia nenhum.”
No livro, Woodward escreve que a senadora do Partido Republicano pela Carolina do Sul, Lindsey Graham, que acompanhará a terceira nomeação de Trump para a Suprema Corte pelo Senado como presidente do Comitê Judiciário, expressou preocupação com o fato de o judiciário se tornar partidário demais.
Woodward perguntou a Trump em janeiro se ele compartilhava dessas preocupações.
“Bem, depende”, respondeu Trump. “Sim, é muito partidário agora, basicamente. É sempre um voto partidário. Quero dizer, olhe, o país inteiro agora é um voto partidário.”
No início deste ano, a Suprema Corte decidiu por 6-3 que a lei federal protege os trabalhadores gays, lésbicas e transgêneros da discriminação, com o primeiro nomeado de Trump pela Suprema Corte, o juiz Neil Gorsuch, escrevendo a opinião que se posicionou contra a Casa Branca.
Quando Woodward perguntou a Trump em junho se ele concordava com a decisão, Trump disse: “Sim, mas é assim que ele se sentia. E, você sabe, quero que as pessoas sigam o que sentem. Quer dizer, ele sentiu que estava agindo assim, a coisa certa. Acho que abre – acho que abre as torneiras para muitos litígios. “
“Bem, acho que ele tem sido muito cuidadoso”, respondeu Woodward. “Sabe, estou pressionando. Mas acho que se você estivesse na Suprema Corte, teria votado por mais liberdade.”
“Isso é muito interessante”, respondeu Trump, em uma parte da entrevista não incluída no livro de Woodward. “Tudo bem. Bem, eu nunca terei esse voto.”
“Bem, talvez você possa se nomear”, sugeriu Woodward em tom de brincadeira.
“Eu sou o que é bom para as pessoas. Todas as pessoas. Então, você sabe, é onde estou”, disse Trump.
Em outro trecho da entrevista que não está em “Rage”, Trump se gabou para Woodward de que poderia nomear “talvez até 300” juízes até o final de seu primeiro mandato. Woodward respondeu brincando com Trump que “talvez eles coloquem uma estátua sua fora da Suprema Corte”.
Trump segue com a noção. “Oh, que boa ideia. Acho que vou mandá-lo construir amanhã”, disse ele. “Que grande ideia. Acho que vou usá-lo. Não vou dizer que veio de mim.”
Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador