Salários na China podem subir 10% em 2014

Jornal GGN – Os salários na China devem subir 10% ou até mais neste ano, fazendo com que empresas fabricantes de baixo custo abandonem o país, além de contribuir para o ritmo de expansão do consumo interno. A previsão é de analistas de instituições como Bank of America e J. P. Morgan.

Economistas estimam aumento salarial de 11% em 2014, após alta em 10,7% no ano passado. Alguns chegam a calcular reajustes de até 16%, de acordo com a província e suas demandas. As autoridades de Pequim, por sua vez, querem impulsionar os salários com o objetivo de manter o apoio popular ao governo e de acelerar a transição da economia chinesa – menos ênfase na indústria, mais no setor de serviços.
 
Nos próximos anos, mudanças demográficas devem limitar a força de trabalho chinesa, à medida que a população do país envelhece. Em novembro, o Partido Comunista anunciou a flexibilização da política de filho único e também do sistema de registro de residência que restringe a mobilidade de trabalhadores.
 
Para combater a desigualdade de renda no país, o Conselho de Estado (maior instância governamental do país) determinou, em plano divulgado há quase um ano, que os salários mínimos devem ser elevados gradualmente até atingirem pelo menos 40% dos salários urbanos médios em 2015.
 
Com informações do Valor Econômico.
Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador