Suíça: presidente do BC renuncia

Da Agência Estado

Presidente do BC da Suíça renuncia ao cargo

Philipp Hildebrand e sua esposa são acusados de realizar operações de câmbio suspeitas

Danielle Chaves, da Agência Estado

ZURIQUE – O presidente do Banco Nacional da Suíça, Philipp Hildebrand, renunciou ao cargo em meio aos questionamentos sobre operações com câmbio estrangeiro que ele e a esposa fizeram no ano passado. “Com efeito imediato, Philipp Hildebrand está renunciando ao cargo de presidente do conselho diretor do Banco Nacional da Suíça”, informou o SNB, que é o banco central do país.

Hildebrand, que enfrentará hoje mais perguntas de uma comissão política sobre suas operações com câmbio, fará um pronunciamento sobre a decisão. A autoridade esteve sob ataque durante semanas depois que informações confidenciais do banco vazaram para o governo e a imprensa suíça mostrou que ele e sua esposa fizeram operações no momento em que o SNB combatia a valorização do franco.

O anúncio da renúncia de Hildebrand provocou uma reação imediata de alta no franco, mas, como comentou Aroop Chatterjee, analista do Barclays, “isso não muda o cenário geral porque as razões de sua renúncia já eram bem conhecidas”. Às 12h (de Brasília), o euro e o dólar reduziam as perdas diante do franco. O euro operava a 1,2139 franco, em comparação com 1,2117 franco logo após a notícia. As informações são da Dow Jones.

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador