Advogados de Dirceu apresentarão denúncia à Corte Interamericana de Direitos Humanos

Da Folha

ANDAR DE CIMA
 
Monica Bergamo
 
Os advogados de José Dirceu (PT-SP) apresentam hoje denúncia à Comissão Interamericana de Direitos Humanos. Pedem que o Estado brasileiro seja investigado por desrespeito aos direitos humanos do petista no processo do mensalão.
 
ALTERNATIVA
Eles alegam que Dirceu foi julgado em instância única (ou seja, só pelo Supremo Tribunal Federal), o que definem como “grave violação” à Convenção Americana de Direitos Humanos. “Não restou outra alternativa”, afirmam os advogados José Luis Oliveira Lima e Rodrigo Dall’Acqua, “senão bater às portas dessa comissão”.
 
DOSE DUPLA
O documento sustenta ainda que o tratamento aos réus do “mensalão do PT” foi diferente daquele dado pelo Supremo aos do “mensalão tucano”. Depois da renúncia de Eduardo Azeredo (PSDB-MG), o caso foi encaminhado à primeira instância, o que garantirá a ele o duplo grau de jurisdição.
 
SIMBÓLICO
A possibilidade de réus recorrerem a organismos internacionais foi discutida entre os próprios ministros do STF durante o julgamento do mensalão. Joaquim Barbosa e Gilmar Mendes sempre frisaram que a Corte Interamericana não pode interferir nem modificar decisões judiciais do Brasil. Celso de Mello tem o mesmo entendimento, mas alertava que ela pode abrir processo contra o país, numa punição simbólica.

 

Redação

8 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Estes três ministros tem direito apenas a um voto, e os demais?

    Os comentários são apenas dos ministro que mais tiveram posições jurídicas prejudiciais os réus da AP 470. E, por isso, é claro, estão um pouco assustados. Gostaria de saber a posição dos demais ministros. E essa é a questão principal.

    O futuro irá nos responder.

  2. “É bem feito, meu filho, quem

    “É bem feito, meu filho, quem muito se abaixa o glúteo no chão arrasta!” – Padre Serapião

  3. Demorou

    Importante expor à luz o STF e seus ministros midiáticos que se acham deuses. Quem sabe a imprensa internacional faça o pente fino que a nacional não faz.

    Habeas corpus express a serem analisados, grampos sem áudio, intimidades com advogados e uma porção de outras coisas. O STF vai demorar décadas para recuperar o recato perdido. Culpados: FHC, Lula e Dilma.

  4. Dude, os demais ministros não

    Dude, os demais ministros não têm opinião, nem própria, muito menos apropriada. São cúmplices de todas as sandices praticadas ao arbítrio britteano e barboseano.

  5. demorô…

    Está demorando muito para que os homens de bem deste país acabem com esta PALHAÇADA (com todo o respeito aos palhaços profissionais)

    Esta mais do que na hora de desmascaram os canalhas boçais que aprontaram este vexame juridico e achincalharam  o “poder justiceiro” deste país.

    Do jeito que vai o Brasil está virando um pais de tolos e de bananas !

  6. Que papelão, né Dirceu.
    Paga

    Que papelão, né Dirceu.

    Paga o que tu deve e fica de boa aí.

    Depois da “viagem” do Pizzolatto buscar justiça na “zorópa” agora você me vem com essa.

    Toma tento, rapaz.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador