Analista diz que delegados mandaram instalar grampo na cela de Yousseff

Jornal GGN – Dalmey Fernando Werlang, analista do Núcleo de Inteligência da Polícia Federal, disse que os delegados da Operação Lava Jato pediram que ele instalasse um equipamento de escuta na cela do doleiro Alberto Youssef, na Custódia da PF em Curitiba. Em depoimento à Jsutiça Federal, Werlang apontou os delegados Igor Romário de Paula, Márcio Adriano Anselmo e Roslavo Ferreira Franco.

Já Igor de Paula afirmou que ‘não existiu’ ordem para instalar o grampo na cela de Youssef. “Nenhuma autoridade envolvida na Operação Lava Jato, nem da Superintendência (da PF no Paraná)’ determinou a colocação da escuta na cela do doleiro, afirmou, também em depoimento à Justiça Federal

Do Estadão

Analista da PF diz que delegados mandaram instalar grampo na cela de doleiro

Dalmey Werlang, em depoimento na Justiça Federal nesta quarta-feira, 16, disse que recebeu solicitação horas antes da prisão de Alberto Youssef; em agosto, analista foi denunciado pela Procuradoria por calúnia

Por Fausto Macedo e Mateus Coutinho

O analista do Núcleo de Inteligência da Polícia Federal Dalmey Fernando Werlang afirmou à Justiça Federal no Paraná que os delegados da Operação Lava Jato solicitaram a ele que instalasse ‘com urgência’ equipamento de escuta ambiental em uma cela da Custódia da PF em Curitiba. Ele apontou os delegados Igor Romário de Paula – delegado regional de combate ao crime organizado -, Márcio Adriano Anselmo e Rosalvo Ferreira Franco, este superintendente regional da corporação no Estado.

Dalmey depôs como testemunha arrolada pela defesa de um dos executivos ligados à empreiteira Odebrecht, presos desde 19 de junho na Operação Erga Omnes, desdobramdento da Lava Jato.

O DEPOIMENTO DE DALMEY FERNANDO – PARTE 1

A audiência ocorreu nesta quarta-feira, 16, sob presidência do juiz federal Sérgio Moro, que conduz as ações penais decorrentes da investigação sobre esquema de propinas na Petrobrás. Segundo o analista de inteligência, o pedido dos superiores foi feito horas antes da prisão do doleiro Alberto Youssef, peça central da Lava Jato.

Depois do relato de Dalmey, foi ouvido o delegado Igor Romário de Paula. Ele afirmou que ‘não existiu’ ordem para instalação de aparelho de escuta ambiental na Custódia da PF em Curitiba, base da missão. Segundo Igor Romário, ‘nenhuma autoridade envolvida na Operação Lava Jato, nem da Superintendência (da PF no Paraná)’ determinou a colocação de grampo para captar conversas do doleiro Alberto Youssef, peça central da investigação.

O DEPOIMENTO DE DALMEY FERNANDO – PARTE 2

O delegado disse que o equipamento era antigo, provavelmente colocado na cela para escuta do traficante Fernando Beira Mar, em 2008. Igor Romário explicou que o equipamento estava desativado.

Em agosto, o Ministério Público Federal denunciou criminalmente o analista Dalmey por calúnia contra seus superiores – as mesmas acusações que ele fez à Justiça nesta quarta, já havia feito na CPI da Petrobrás, dia 2 de julho. A Lava Jato suspeita que Dalmey tenha se engajado na estratégia de contrainteligência montada por investigados para colocar em xeque a grande investigação.

“Estiveram na minha sala no Núcleo de Inteligência o delegado Igor, o delegado Rosalvo e o delegado Márcio”, afirmou o analista ao juiz Moro. “Eu não sabia do que se tratava.” Segundo ele, às vésperas da deflagração da fase ostensiva da Lava Jato ‘foi convocado para fazer essa instalação de um dispositivo em uma das celas da superintendência’.

O DEPOIMENTO DO DELEGADO IGOR ROMÁRIO

Dalmey afirmou que ‘efetivamente’ montou o aparelho de escuta ambiental ‘com auxílio de uma colega do Núcleo de Inteligência, Maria Inês, e com apoio de duas pessoas da Custódia no sentido de fazer isolamento da área’.

Dalmey disse que comentou com o delegado Igor que não tinha condições de fazer a análise do conteúdo do grampo. “Ele (Igor) disse que precisava só da coleta e que era para passarmos o material em mídia para o delegado Márcio (Anselmo). A gente estava entendendo que seria uma demanda judicial.”

Depois de algum tempo, segundo o analista, o delegado Igor lhe teria dito que era para ‘apagar tudo o que existe’. “Eu perguntei (ao delegado) se ele não tinha alvará judicial para essa demanda. Ele respondeu: ‘Pior que não’.”

O criminalista Antônio Figueredo Basto, que defende o doleiro Alberto Youssef, perguntou ao analista se a escuta foi direcionada a seu cliente. “Posteriormente, eu fiquei sabendo que sim. O conteúdo era entregue para o delegado Márcio e, na ausência dele, para a delegada Érika.”

Dalmey disse que ‘não foi ouvido’ na sindicância aberta pela Corregedoria da PF.

 

Indagado se o grampo alcançou também o local onde estava preso o ex-diretor de Abastecimento da Petrobrás Paulo Roberto Costa, o analista disse. “Eu tive a impressão que sim.”

Redação

18 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Este Dalmey provavelmente vai

    Este Dalmey provavelmente vai ter o mesmo fim do Delegado  Protógenes Queiroz(Sathiagraha)e do delegado José Castilho(BANESTADO)

    É o que dá investigar ou desmentir tucanos corruptos.

  2. E cade o Min. da Justiça que

    E cade o Min. da Justiça que ainda não afastou esse delegado e mandou que se abrisse inquérito por crime de responsabilidade contra ele ?

    O Protógenes não foi expulso da PF e condenado por muito menos que isso ?

  3. Vaza Jato.

    Os grampos da cela e do fumódromo da PF do Paraná saíram de que cabeça? Mas como assim, os tão zelosos da PF “esqueceram” um grampo de 2008 na cela. Como assim? Então os depoimentos do Youssef seriam invalidados? E do Paulo Roberto Costa também. Só fica então viva a confissão do arrependido Pedro Barusco, que incrimina o PT. Beleza, não?

    Numa palavra. Babou. E mais uma vez sobrará pro PT. Santa coincidência, Batman.

  4. Essa PF!!!!

    Uma instituição que estava jogada às traças, numa insignificância que desiludia todo e qualquer membro. Sob a gestão Petista foi aparelhada com uma estrutura até então inexistente, foi valorizada como nunca, mas os ovos de serpentes que dormiam nos porões produziram frutos e efetivamente estão levando essa instituição à completa desmoralização. Uma pena, ao mesmo tempo que um verdadeiro conto de terror, aonde quem deveria merecer reconhecimento é literalmente sacaneado dia após dia, mesmo em situações de total falta de respeito aos direitos.

    Vai ser um daqueles casos em que se busca inexplicavelmente voltar ao ocaso, um verdadeiro suicído corporativo aonde se busca voltar aos braços de quem não lhe reserva nenhuma consideração, respeito e dignidade.

  5. Por aparecer plumas tucanas

    Por aparecer plumas tucanas nas delações, começam a soltar elementos para anular a Lava Jato.

    Já que não conseguiram pegar nem Lula nem Dilma, é melhor anular esse circo todo e, de quebra, jogar a conta da pizza nas costas do PT pela da inação do ministro Cardozo.

     

    Exagerei na teoria conspiratória ?

     

    1.  
       Não Alexandre. Pode ficar

       

       Não Alexandre. Pode ficar tranquilo, se não for como diz vosmecê, fique certo que é muito pior. Em se tratando de bandidagem, os tucanos herdaram mais de 500 anos de  trapaças $ trambiques.

      Orlando

  6. São claras as intenções

    Esperam tirar a Dilma do poder, assim podem entregar o pré-sal e implementar várias políticas conservadoras.

    Depois disso, usarão esse fato para anular toda a operação Lava a jato e deixar impunes políticos e empresários.

    É por isso que querem tanto o impeachment.

  7. Grampos de verdade

    Por muito menos o Dantas foi solto (apesar de uma condenação à 10 anos na primeira (e última parece) instância e o ex delegado Protógenes arrisca a cadeia…

    Essa é a Justiça brasileira?

  8. Grampo

    Com quem estará a verdade? Apesar de ter muitas críticas à operação Lava-Jato, estou pendendo mais para uma armação para anulá-la.

  9. O analista instalou o grampo

    O analista instalou o grampo por esporte, sabe tava sem fazer nada, resolveu escolher uma cela qualquer; que por coincidência era da operação lava (quantas partes só Deus sabe) jato. Bom dançou quem mandou fazer sem ordem.

  10. Eé interessante a historia:

    Eé interessante a historia: se trata de grampo ilgal e o Procurador da Republica deseja que este grampo ilegal seja formalizado atraves de diversos atos administratvos administrativos dentro instituição…..

    isto nao pode ser coisa seria

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador