“Convicção” fez Moro deixar sentença de Lula no gatilho, aponta presidente da Ajufe

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Foto: Lula Marques/PT

Jornal GGN – Roberto Veloso, presidente da Ajufe (Associação dos Juízes Federais), acredita ser possível e até parece tratar com naturalidade que Sergio Moro publique a sentença sobre o caso triplex com velocidade, pois como juiz instrutor do processo, ele “foi formando a convicção dele” nos últimos meses e deve ter deixado até um “esboço” da sentença “preparado” antes mesmo de receber as alegações finais. 

“O juiz federal Sergio Moro tem a facilidade de julgar rápido porque ele está dedicado a esses casos. Enquanto [o processo] está sendo instruído, ele está se preparando para proferir sua sentença”, avalia Veloso.

“Como o juiz foi que instruiu tudo, é claro que ele foi formando a convicção dele ao longo da coleta das provas, dos depoimentos. É claro que, quando chega a hora das alegações, ele já tem uma visão geral do processo, já está mais ou menos com um esboço preparado [para a sentença]”, disse o presidente da Ajufe. As declarações foram feitas ao portal UOL.

A fala de Veloso resgata a controversia que existe no meio jurídico brasileiro por causa da impossibilidade de separar a figura do juiz instrutor do juiz que julga o processo ao final. Na Lava Jato, criminalistas apontaram que as atividades de Moro durante a fase de inquérito parecem comprometer seu trabalho na etapa da sentença.

Moro está com o caso triplex, em que Lula é acusado de receber propina da OAS, concluso para sentença, desde o último dia 21. O UOL, ao analisar, 30 ações penais julgadas por Moro na Lava Jato, apontou que ele costuma proferir a decisão final, em média, dentro de um mês. Mas nos casos em que petistas estavam entre os réus, o GGN mostrou que Moro decidiu em menos de 2 semanas.

Na visão de Veloso, porém, Lula não será condenado ou absolvido antes que Moro decida sobre a ação penal em que o ex-ministro Antonio Palocci é réu por propina da Odebrecht. “Como ele está preso preventivamente e ainda não foi julgado, seu processo tem prioridade”, comentou. “Além do processo contra Lula, a ação de Palocci é a única outra que ainda não tve sentença”, acrescentou UOL.

Moro também ainda não decidiu se Lula deverá ser transformado em réu pela terceira vez em Curitiba, por conta do sítio de Atibaia. A denúncia formal já foi entregue pelo Ministério Público Federal. O ex-presidente é réu em uma segunda ação penal instruída por Moro, sobre suposta propina da Odebrecht.

Assine

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

49 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. É muita hipocrisia.

    O Sérgio Moro tem a Sentença pronta desde que inventaram este troço. O papel dele no golpe é condenar o Lula, sem qualquer outra hipótese.

    1. É  isso mesmo.
      E a Ajufe só

      É  isso mesmo.

      E a Ajufe só está fazendo a defesa preventiva da sentença condenatória. 

      Aliás, não é fazendo. É tornando pública tal defesa preventiva que, tal qual a sentença do Juiz Moro, já estava pronta desde o início dos tempos.

  2. Vamos deixar de salameques

    Vamos deixar de salameques hipócritas: esse Juiz antes mesmo de qualquer processo contra Lula o o tinha como culpado. Sua convicção não deriva do processo penal, mas do processo político que permeia o contexto. Tudo o mais é encenação.

    Já escrevi que só um detalhe salvará Lula de uma absurda condenação: se Sérgio Moro atinar para os prejuízos da sua imagem pessoal e profissional, ou seja, uma reflexão que não derivará de nenhuma consciência jurídica, mas de cunho subjetivo. 

  3. Sim, a convicção de “moro” é

    Sim, a convicção de “moro” é anterior às investigações, anterior à denúncia do MPF e anterior ao processo que julgará.  Sua convicção é uma tese que já construiu há bastante tempo, bem anterior a qualquer ato processual.

    Ao depois, fã do direito autorial, suas sentenças são produzidas – provavelmente por isso – por software, por programas computacionais de seleção de elementos, bastando poucos toques no teclado e ajustes. Por isso suas sentenças são longas, cansativas, sonolentas, recheadas e repletas de repetições desnecessárias (forma de “trucco”, de maquiagem retórica e de argumentação).

    Aguardemos.

  4. pinel curitibano

    O historia é farta de cientistas loucos, alucinados para demonstrar as mais absurdas teses das suas alucinações e a perseguir moinhos de vento.

    O menino moro e seus beatos bíblia no sovaco, frequentam o universo dos napoleões de hospício, possuidores de ódio insano, vaidade desmesurada quando apoiados e instigados pelos manipuladores nos bastidores, sem freios perdem os limites dos seu limites, não são mais do gênero humano apenas mussolinis stalins hitlers ditadorzinhos de republicas bananeiras prontas para as atrocidades dos seus cargos.

    1. Quanto ódio de quem por
      Quanto ódio de quem por competência tem o dever de julgar!!
      Minha pergunta é bem simples. Porque você não estudou e disputou este concorrido concurso público para chegar a Magistratura Federal???

      Ou ainda!!! Porquê pensas que o Lula deve ser imune ao ordenamento jurídico brasileiro??

      Cometeu crimes e deve ser condenado de forma exemplar!!

  5. A quase totalidade dos

    A quase totalidade dos depoimentos, de defesa e acusação, inocentam Lula. Nenhuma prova de culpa foi encontrada. As delações são peças que não suportam uma análise imparcial. E o famoso powerpoint não agrada nem os parciais.  Não vou falar, por totalmente desnecessário, o que o ex-presidente representa no imaginário popular. Só realço que quando uma pessoa atinge esse nível, até mesmo messiânico, certo ou errado, angaria um enorme número de simpatizantes, que até aceita  possíveis desvios. Um exemplo : Gandhi. Outro : Ademar de Barros. Então vamos para o pudim. Sem qualquer desvio, mesmo mínimo, e com praticamente a totalidade de juristas que opinam dizendo que Lula é inocente, o juiz terá mesmo coragem para condená-lo ? Será que ele não tem aquilo que dizem que quem tem tem medo ? Será que ele não imagina o que pode acontecer após uma condenação e ele ser o responsável ?  Será que ele crê que o general de nome esquisito vai conseguir segurar a barra? A não ser que ele esteja escondendo carta na manga e mostre o nome do banco, do país e o número da conta onde Lula depositou os bilhões de dólares que angariou como chefe da quadrilha.

  6. muito me espanta…

    ver relacionarem “convicção” com dedicação integral a um só assunto ou fato

    sempre acreditei que “convicção” verdadeira tinha ligação direta com experiências anteriores ou conhecimentos que foram incorporados ao longo da participação do juiz em diferentes julgamentos

    nunca acreditei que para alguns da área o Moro pudesse ser tão velho e experiente, a ponto de não ter convicção antecipadamente pessoal e midiática

    1. no popular…

      os caras não têm expeiência em porra nenhuma que justifique suas convicções teóricas

      no dia em que julgamento humano depender de estudo, até o Escadinha poderá ser indicado para o STF

  7. Como diria Nietzsche: “O maior inimigo d verdade não é a mentira

    Como diria Nietzsche: “O maior inimigo d verdade não é a mentira, mas sim as nossas convicções…”

    1. disse tudo…

      e até acho que foi por isso que, no caso em tela, e para o bem da convicção pessoal do juiz, as provas não precisarão provar mais nada

  8. Está para dar a sentença mais

    Está para dar a sentença mais desmoralizante do processo penal brasileiro moderno,

     

    pelos próprios erros e soberba não tem como fugir de uma condenação, essa sentença será um exemplo de como não fazer-se justiça, perfeito exemplo de um processo persecutório medieval. Veremos o comportamento dos tribunais superiores……. 

  9. A panela de PRESSÃO esta fora

    A panela de PRESSÃO esta fora de controle, pois a valvula de segurança que pode impedir que TUDO EXPLODA NO BRASIL VARONIL esta sendo LACRADA por alguem que quer ver o “CIRCO PEGAR FOGO”, que a meu ver trata-se de uma estrategia para levar a CONVULSÃO SOCIAL e assim ser mais facil ao IMPERIALISMO TOMAR CONTO de tudo que resta do BRASIL para virar um BRAZIL … uma barbada, e sem dar um unico tiro … so tem uma saida – a Historia mostra que os Franceses no periodo de 1789 – 1799 resolveram estas DIFERENÇAS entre “CASA GRANDE & SENZALA” de uma maneira não muito educada, principalmente tratando de Franceses, e aqui como se fala Portugues … bom, vamos aguardar … !!! 

  10. A missão é descobrir para quem a sentença vazou ou vazará

    Em 25 de abril de 2015 sérgio moro vazou ao jornal a senetença condenatória de José Dirceu, 28 dias antes dela ser prolatada.  O jornalista Marcelo Auler fez um printa da página do jornal, comprovando esse crime; depois o jornal mudou a chamada, quando percebeu que havia ‘entregado’ o torquemada das araucárias.

    Aos jornalistas independente fica a dificílima missõ de ivestigar e descobrei para quem sérgio moro vazará em primeira maõ a asentença de condenação contra o Ex-Presidente Lula.

    Como sérgio moro não é unanimidade no meio jurídico, apesar de todo o corporativismo dos juízes, é preciso que uma fonte desse poder seja consultada. Se a blogosfera conseguir tal feito, sérgio moro será totalmente desacreditado.

  11. Concordo com todos

    os que disseram que a sentença já estava dada, quando foi ele o escolhido. Pois escrúpulos não lhe faz falta,” a literatura me permite “

  12. O Brasil entrou numa espiral ..

    Que parece irá levá-lo ao inferno.

    Tem horas que não sei se é um circo, um filme de terror ou um cabaret o que está acontecendo atualmente.

    Seres mitológicos habitam a realidade brasileira:

    1) Cara de durão e coração medroso, que sucumbe a uma cusparada,

    2) Cara de amigo fiel e alma de inimigo cruel,

    3) Cara de pai de família, crente, patriota e honesto, mas, de comportamento depravado, incrédulo, vendilhão da pátria e muito desonesto,

    4) Palhaço com cara de protagonista de filme de terror, que ao invés de nos fazer rir, nos destrói o coração.

    É muita surrealidade para uma vida só.

    Não são mitos, apenas, hipócritas ..

    1. é um circo, é um filme de

      é um circo, é um filme de terror e é um cabaret estando em andamento uma suruba retada.

      e os brasileiros estamos fudidos e mau pagos.

  13. Depois de tanto merdelê você ainda acha que

    Depois de tanto merdelê dallagno-Morista , ele absolver o Cldudio Cruz e a Eduarda Cunha por suposta falta de prova e do $TF doxar o Aécio livre leve e solto, prender o Lula com base em teorias abdusivas é mais merdelê ainda

  14. Judiciário brasileiro, a tragédia mais cara do planeta

    Poderíamos perguntar ao ilustre presidente da AJUFE se ele apoia que um réu seja condenado com base apenas em “convicções, mas não vem ao caso, pois seria pura perda de tempo. O Judiciário brasileiro é uma tragédia; caro, elitista e profundamente injusto. O Judiciário brasileiro é a tragédia mais cara do planeta Terra.

  15. Sentenças Juiz Moro

    MUITO MÍ, MÍ, MÍ, PARA POUCA AÇÃO.

    O Brasil virou uma anarquia, onde todos dizem saber de tudo, mas ninguém entende de nada.

    1. Pocação é uma ova de calcinha

      Você tem idéia de quantas ações foi ajuizadas contra o Lula, apesar de não ter nem mesmo um indício suficiente de que ele seja o autor do crime a si imputado?

      Então como é que você vem falar de pouca ação, seu jericão.

  16. Justiça brasileira
    Quem vocês acham que financiava os cartazes eu sou moro? Porquê temer assim que entrou no poder aumentou o salário do judiciário, e, moro vazou uma conversa entre Lula E Dilma. Só cego político não enxerga que nos brasileiros estamos sendo vendidos. A questão é para quem??

  17. Antes até mesmo da instrução o Moro já estava convicto

    Antes mesmo até instrução processual os Jateiros já tinham convicção de que o Lula é autor de crimes, só restando aos jateiros identificar qual era esse crime, já que eles só tinham convicção, mas não tinham e continuam sem ter provas. O Moro não viu prova da materialidade do fato e indísiios suficientes de que o Lula é o autor, mas o inverso.

  18. O que se planta, colhe
    Lula e todos seus amigos estão colhendo o que plantaram. O juízo virá sobre eles e já está as portas. As provas estão aí…

    A maior queria da história do Brasil está sucumbindo. Que todos os corruptos sejam presos independente de qual partido façam parte.

    1. Estava cultivando um campo de arroz num latifúndio,

      pagando renda e tudo. Um dia de manhã quando cheguei para trabalhar, havia um rebanho deitado no meio da roça, com a barriga bem cheia. Devolvaram tudo o que eu plantei.

      Eu soltei gritos selvagens que inundaram os baixões e debandaram o rebanho. Não colhi nada do que plantei.

  19. O Moro vai cumprir, ou não, o prazo legal para sentenciar?

    De acordo com os juristas de ocasião desse país famoso internacionalmente por suas dançarinas, o Moro ‘costuma apresentar suas sentenças dias após a entrega das alegações finais. Dentro da Lava Jato, ele já terminou de julgar 30 processos até agora. Em 13 deles, a decisão saiu menos de dez dias após as defesas dos réus terem apresentado seus últimos argumentos. Em média, na Lava Jato, as sentenças de Moro são dadas 42 dias após as alegações.

    No caso de Moro considerar não ser necessária a realização de novas diligências, o presidente da Ajufe (Associação dos Juízes Federais do Brasil), juiz Roberto Veloso, diz acreditar que a decisão deve ser conhecida em questão de dias e isso se deve em razão do andamento do processo.

     

    De acordo com a lei processual penal, o Moro não tem mais a faculdade de requerer diligências após a entrega dos memoriais, tendo ele o prazo de 10 dias após a entrega para proferir a sentença.

    Ele vai cumprir esse prazo ou vai violar a lei mais uma vez, já que em média ele leva 42 dias para sentenciar?

    Acúmulo de serviço para um juiz que passa quase mais tempo ausente, recebendo premios e mais premios e desfilando para os holofotes, descendo na boquita de la garrafa, não justifica. Extrapolação de prazos deve ser exceção, não a regra, como é o caso da lavajato.

    Compare o que diz o jurista de ocasião acima com o que diz a lei:

    CPP – Decreto Lei nº 3.689 de 03 de Outubro de 1941

     

    Art. 403. Não havendo requerimento de diligências, ou sendo indeferido, serão oferecidas alegações finais orais por 20 (vinte) minutos, respectivamente, pela acusação e pela defesa, prorrogáveis por mais 10 (dez), proferindo o juiz, a seguir, sentença. (Redação dada pela Lei nº 11.719, de 2008).

     

    § 3o O juiz poderá, considerada a complexidade do caso ou o número de acusados, conceder às partes o prazo de 5 (cinco) dias sucessivamente para a apresentação de memoriais. Nesse caso, terá o prazo de 10 (dez) dias para proferir a sentença. (Incluído pela Lei nº 11.719, de 2008).

     

    Em regra, o Moro, em razão de sua viajança e ausencia da Comarca de onde não deveria se ausentar senão em casos excepcionais, o Moro tá estuprando a lei processual.

    Se ele não cumprir o prazo em dez dias, eu tomarei as providencias cabíveis, pois não tem justificativa que a média não seja 10 dias, mas 42

    Cuida, Rato, que a gente vamos recorrer. Vamos te dar uma cacetada nas razões de recurso que vai cair de cu trancado. 

    O que posso ouvir agora nessa manhã? Chico, Rock’Roll, Baião, Heavy Metal, Blues, Dominguinhos ou Alphaville, Forever Young, ou Secos e Molhados?

    É tanta coisa no menu que eu nem sei o que comer. Elza Soares, me ajuda, Prima. Eu sou seu super-fã. Eu tenho muito dinheiro e insonia a granel. Vou contratar você, claro que você aceitar a humilde proposta que eu lhe apresentar, para você vir cantar cantigas de ninar prá eu dormir.

    Sim, quanto é mesmo que você vai querer?

    Cá entre nós, ninguém pode saber, se tu puderes deixar de graça, eu ficaria tão grato pois sou apenas um Rapaz Latino Americano, só com débito nos bancos, parentes importantes não me conhecem, já eu sou o parente mais importante

    Esoero sua resposta.

    Tô de brinca, Elza. Ontem li que o Ary Barroso tentou tirar sarro da sua cara mas você foi genial.

    E Viva a Dercy” E Viva a Zuzu Angel e Viva Etienne

     

  20. moro e lula

    Por favor, nao me confundam com uma pessoa otimista. Nem pessimista, se assim parecer algo que eu venha a registrar em meus breves comentarios, no futuro, se forem aceitos, naturalmente. Mas a verdade e que, depois de meses seguidos vendo, lendo e ouvindo a prosa do jurisperito  gaucho cansado, como sao conhecidos os paranaenses la pelas ribas do Mato Grosso do Sul, estou seguro de que o homem nao e daqueles que conduzem seus pes na direcao de uma fossa, nao a psicologica, se me entendem, vestido com seus ternos ja meio apertados de tantas adulacoes gastronomicas. Nao, pois ele sabe muito bem o que se deposita nessas instalacoes sanitarias que proporcionaram no passado um conforto hoje antiquado aos lares brasileiros. Nao, ele nao saltara, nao, ele nao condenara Lula. 

    Em sua sentenca, com certeza, ele abundara nos raciocinios sobre os indicios suspeitos e, com certeza, para a rapaziada do cercadinho da acusacao, probatorios da extensa lista de crimes de nosso conhecido metalurgico, e, sem duvida, se deixara convencer pela incontornavel ideia de que, em direito, menos jamais podera ser mais. Sofrera bastante para reconhecer esta verdade pedestre, mas nao dara o passo fatal, fiquem tranquilos.

    Moro nao emporcalhara os sapatos, as meias, a calca, a cueca. a camisa, o paleto, a gravata e o palato, conforme o achado de Janot, nestes tempos de pouca coisa para achar.

    PS. Aqui na Kirguizia, onde estou, como no Casaquistao, onde estive, os teclados dos computadores tem um fraco insuperavel pelo alfabeto cirilico, reservando um espaco sem acentos para o nosso albafeto, dito latino.

     

     

  21. Nine
    Trabalho difícil de julgar por Moro ,tantas tesmununhas de defesa apenas falando a verdade..e os reais envolvidos ,odebrecht, Leo Pinheiro,oas,MP com vários documentos e provas , mentindo…..
    Tem que acabar com essa palhaçada de colarinho branco e fazer igual na Coréia, cana pra essa cambada de petralhas , esses malditos políticos corruptos, que avacalham com a justiça e a sociedade de bem do país. ..
    DEUS TE ILUMINE MORO
    Nossa única esperança
    Muito obrigado

    1. Petralha

      Tu é um idiota cara, alienado que vive com a cara enfiada na globo, não consegue pensar por conta própria é um maria vai com as outras, vai estudar um pouco jumento.

  22. Abunda convicção. Carece é provar

    Sentença no gatilho com base somente em indícios…. Depois de anos de investigação, é só isso?  Dá para descer mais? Sempre dá. Praticar a justiça é vocação que não admite a terceirização da consciência. Passam os anos……e o que a “justiça” brasileira produziu de melhor foi clones de si mesma, da sua tradição que a História conta sem disperdiçar adjetivos. Nessa fogueira não há uma única brasa viva que atenda pelo nome da honra e dignidade. É o vazio, o nada, a reticência.. 

  23. A primeira coisa a ser verificada na aceitação de uma denúncia

    é a prova da materialidade do suposto crime praticado e, em segundo lugar, se há indicios suficientes de que seja o acusado o autor do crime. Isso é lógico. Moro primeiro verificou que havia indícios suficientes de que Lula era autor de um crime do qual só depois ele constatou a materialidade.

    Um ato falho do Camundongo de Curitiba

  24. O QUE O MORO ESTA FAZENDO VAI
    O QUE O MORO ESTA FAZENDO VAI MUDAR A CONSTITUICAO. “INOCENTE ATE Q PROVEM O CONTRARIO”. CONDENAR ALGUEM BASEADO EM INDÍCIOS SERÁ JURISPRUDÊNCIA P CONDENAR, possivelmente, INOCENTES

  25. Sentença de Lula

    A sentença do juiz Moro será de 21 anos de cadeia, para o meliante com prisão em regime fechado imediatamente após a  publicação. Na segunda deverá ser transformada em pena máxima. Considerando-se a idade, é provável que Lula não volte a andar nas ruas nunca mais.

  26. A última coisa foi a primeira a ser verificada na denúncia

    De acordo com o art. 413 do Código de Processo Penal, ao analisar a denúncia, a primeira coisa a ser verificada é a prova da materialidade do fato e, em segundo lugar, se há indícios suficientes de que o acusado/denunciado seja o autor do crime cometido. Ao analisar a denúncia contra o Lula, o Sérgio Moro verificou primeiramente a última coisa.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador