Lewandowski aponta rota de punição a Bolsonaro

Artigo publicado na última semana não citou o presidente de forma nominal, mas aborda artigo da Constituição usado de forma distorcida

Foto: Agência Brasil

Jornal GGN – O artigo do ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), foi considerado o mais claro recado de um integrante da Corte ao presidente Jair Bolsonaro desde que as tensões entre os poderes ganharam força.

O texto foi publicado no jornal Folha de São Paulo no último domingo (29/08), onde Lewandowski faz uma analogia com uma lei da Roma Antiga que proibia generais de cruzarem o rio Rubicão com suas tropas, além de citar expressamente um artigo da Constituição que os bolsonaristas utilizam para justificar o uso das Forças Armadas contra o STF e o Congresso.

Clique aqui e colabore com o jornalismo independente do GGN

“E aqui cumpre registrar que não constitui excludente de culpabilidade a eventual convocação das Forças Armadas e tropas auxiliares, com fundamento no artigo 142 da Lei Maior, para a ‘defesa da lei e da ordem’, quando realizada fora das hipóteses legais, cuja configuração, aliás, pode ser apreciada em momento posterior pelos órgãos competentes”, escreveu.

Segundo o jornal Folha de São Paulo, o texto em questão foi elogiado no Supremo e no Congresso. Integrantes da Corte não só consideraram tal alerta importante, como lembram que regular funcionamento das instituições é crime previsto nas leis dos países mais avançados do mundo, e não é exclusividade do Brasil.

Leia Também

Chegou a hora das polícias (e as Forças Armadas) prenderem as polícias, por Paulo Cesar Endo

O golpe de Bolsonaro: além do “risco Capitólio”, é bom não ignorar o “risco Bolívia”

Ascensão e queda do Talibãsonaro, por Fábio de Oliveira Ribeiro

Redação

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador