Lula e Gilberto Carvalho tornam-se réus da Operação Zelotes

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]


Foto: Ricardo Stuckert

Jornal GGN – O juiz Vallisney Oliveira, do Distrito Federal, recebeu a denúncia contra o ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva na Operação Zelotes, por supostamente aceitar promessa de recebimento de recursos ilegais em 2009, tornando-o réu pela sétima vez em desdobramentos da Lava Jato. Lula e o ex-chefe de gabinete Gilberto Carvalho foram acusados de corrupção passiva.
 
Nesta terça-feira (19), o juiz de Brasília recebeu a denúncia apresentada pelo Ministério Público Federal no Distrito Federal levando Lula e Carvalho e outras cinco pessoas (o advogado Mauro Marcondes, os empresários Alexandres Paes dos Santos e José Ricardo da Silva, executivos Carlos Alberto de Oliveira Andrade e Paulo Arantes Ferraz) ao banco de réus, estes últimos por suposta corrupção ativa.
 
Segundo o Ministério Público Federal, os investigadores acreditam que Lula e Carvalho aceitaram a promessa de receber de montadoras um total de R$ 6 milhões a título de doações eleitorais, em troca da edição da Medida Provisória 471, de 2009.
 
Os procuradores acreditam que e-mails recebidos por Gilberto Carvalho de representantes de empresas interessadas na proposta legislativa indicam que o ex-presidente negociou o suposto esquema ilegal, com repasses. As empresas tiveram acesso ao texto final antes de ser aprovada, com as alterações solicitadas. Em troca, esse suposto recebimento de dinheiro alimentaria a campanha eleitoral do PT.
 
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

13 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Qualquer barro que se jogar

    Qualquer barro que se jogar na parede contra Lula é ensejo para transformá-lo em reu, até mesmo por reeditar uma MP criada por FHC, aprovada no Congresso por unanimidade, inclusive, claro, com o voto da oposição. A MP beneficiou as montadoras, os estados sedes dessas montadoras e os consumidores, visto que eu mesmo adquiri carro naquela época com o desconto do imposto. 

  2. Nassif
    Enquanto empresários e

    Nassif

    Enquanto empresários e banqueiros são absolvidos !!!

    Quem mandou mexer com as oligarquias que comandam o Patropi !!!

     

  3. lula

    ATE QUANDO O STF VAI SER CONIVENTE COM A SUA OMISSÃO PELOS DESMANDOS EFETUADOS PELA JUSTIÇA CONTRA LULA.É UM ABSURDO AS DENUNCIAS SEM PROVAS ,PELO MEDO DAS ELEIÇÕES EM 2018.UM PAIS DE CANALHAS GOLPISTAS ,ESTAMOS ASSISTINDO E SEM PUDORES NENHUM.

  4. Mais uma denúncia patética

    Mais uma denúncia patética sem cabimento ou provas, e curiosamente bem no momento em que pesquisas de opinião mostram Lula na frente de todos os outros possíveis candidatos para a eleição de 2018.

    Lembrem o que eu disse lá atrás, esses palhaços que vocês chamam de procuradores, desembargadores e juízes vão continuar com esse circo indefinidamente enquanto alguém não colocar eles na prisão. Lula vai ser alvo de dez, cem, mil denúncias, todas absurdas e sem provas, até vocês decidirem que chega e liquidarem essa “justiça” de república bananeira africana.

  5. Cheguei ao ponto de desejar

    Cheguei ao ponto de desejar que os milicos botem fogo no circo de vez. Pelo menos a diatdura deixará de se disfarçar de democracia e estado de direito. O judiciário precisa ser dissolvido.

  6. prêmio

    O juiz mouro ganhou o trofeu “faz a diferença” no torneio de caça ao Lula.

    O juiz Vallisney vai ganhar o prêmio “faz igual”.

    Tem o juiz PROVAS ou apenas tênues indícios e uma phorte convicção?

    Será que este juiz vai tentar provar que foi o Lula quem decidiu a favor do Itau / HSBC naquela “treta” de $ 1,5 BILHÕES?

  7. É inacreditável que uma
    É inacreditável que uma Grande Operação tenha sido desencadeada para desvendar grandes e poderosos fraudadores e sonegadores conclua tão fora do foco.

  8. Coisas do golpe regressista,

    Coisas do golpe regressista, ao qual esses funcionários que na verdade são capitães do mato a serviço dos assaltlantes que tomaram de assalto o poder, serviram tão bem: inabilitar Lula é uma espécie de coroação do regresso aos tempos sombrios, a não ser que Senzala se organize e faça uma coisa que nunca fez neste pais do permanente regresso:

    “O Regresso foi uma das causas diretas do levante ocorrido em Salvador, conhecido como Sabinada; contra ele Manuel de Araújo Porto Alegre compusera versos que eram cantados nas ruas e diziam: “Viva o amor! Fora o Regresso!”[3]

    Leis conservadoras revogaram, na prática, as inovações liberais introduzidas no Código de Processo Criminal de 1832 e no Ato Adicional,[1] este último pela chamada Lei Interpretativa do Ato Adicional, de 12 de maio de 1840.[2](Wiki

  9. “Cura gay” (?!) e o Golpe: por que NÃO mudarei o meu avatar

    “Cura gay” (?!) e o Golpe: por que NÃO mudarei o meu avatar no Facebook! – um alerta para a esquerda

    Por Romulus

    SÚPLICA (!) CÍVICO-PATRIÓTICA DE… CASSANDRA!

    – Ei, você de esquerda!

    – Ei, você com esse coraçãozinho… ENORME!

    (um oximoro?)

    – Ei, você “prafrentex”!

    – Ei, você com as melhores intenções do mundo!

    – Ei, você…

    – Ei…

    Faz um favorzinho pra mim??

    (e pro Brasil??)

    – LÊ O ARTIGO ABAIXO??

    E, depois, responde se, como eu, você tampouco vai morder a…

    – … isca DA VEZ?

    E tampouco vai mudar o seu avatar no Facebook??

    *

    – “Obrigado!”

    – “De nada!”

    *

    Mas…

    Antes…

    Um pequeno pedido:

    (adicional)

    – Não (me) odeie!

    (ainda…)

    – PENSE!

    😉

  10. Justiça de Classe.
    Enquanto
    Justiça de Classe.
    Enquanto isto, os mega empresários sonegadores,flagrados na Zelotes subornando conselheiros do CARF, permanecem intocáveis.
    Pobre Brasil.

  11. Interessante……

    Paulo Arantes Ferraz (da MMC, que monta veículos da Mitsubishi) e Carlos Alberto de Oliveira Andrade (do Grupo Caoa, que monta veículos da Hyunday) – foram denunciados por corrupção ativa.

    So tem corruptor brasileiro……..muito interessante…….digamos que Mitsubishi e a Hyunday não vem ao caso…..so os brazucas que “montam” as carroças aqui é que vem ao caso….e todas as outras montadoras pagam os impostos direitinho(e os bancos então……)me faz lembrar uma velha historia da VW la pelos anos 80 se não me engano, entrava ano e saia ano, e VW maior frabricante/vendedora de automoveis do Brasil nunca tinha lucro…….o que era uma mão na roda(hahaha) par pagar uma merreca de impostos na epoca….por outro lado sabemos que so brasileiros fazem lobing…..os gringos não mexem com isso…… tem a historia do HSBC que deu uma “desaparecida”…..o tal do banco que, dizem as mas linguas, tinha uma agencia “narco” no Mexico, onde os manos chegavam com malonas/bolsonas de dinheiro par depositar sin problemos, señores…..uma agencia assim,no Brasil, seria uma mão na roda né Temer/Aecim?…..

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador