Moro e procuradores não interrogam testemunhas de Lula

 
Jornal GGN – A equipe de procuradores de Curitiba liderada por Deltan Dallagnol e o juiz Sergio Moro não interrogaram as testemunhas que ajudam a defesa de Lula a afastar a tese de que o ex-presidente sabia dos esquemas de corrupção na Petrobras e nada fez a respeito.
 
Segundo relatos do jornal O Globo, Moro recebeu nesta terça (4), em Curitiba, quatro representantes de instituições financeiras que participara de ofertas públicas da Petrobras em 2010 que relataram que a estatal foi estudada por auditorias que nada detectaram em termos de irregularidades.
 
João Paulo Torres, ex-diretor da Merrill Lynch, afirmou que fez levantamentos na Petrobras e não encontrou “algum ato ilícito ou de corrupção”, caso contrário, teria incluído a informação “nos relatórios e a operação de oferta de ações não iria para frente”.
 
Bruno Boetger, do Bradesco BBI, disse que o banco contratou duas consultorias jurídicas para analisar a Petrobras e que “foi feita due diligence, processo de investigação dos riscos do negócio, mas não soube informar se foi feita análise da governança corporativa da estatal”.
 
Pérsio Dangot, do Citigroup, e Glen Mallett, do Santander, “ressaltaram o padrão elevado das análises feitas na empresa durante o processo de oferta de ações”.
 
A postura de Moro ocorre poucos dias após o Tribunal Regional Federal da 4ª Região confirmar que o juiz de Curitiba não pode obrigar Lula a presenciar a audiência das suas mais de 80 testemunhas de defesa só porque achou esse número exagerado.
 
Já a defesa de Lula vem elencando figuras que possam derrubar a versão de que o petista sabia da corrupção na Petrobras. Nesta semana, foram ouvidos a esse respeito o ex-presidente da estatal, Sergio Gabrielli, e a ex-conselheira Miriam Belchior. 
 
A Gabrielli, o Ministério Público direcionou perguntas sobre a Castelo de Areia, pressionando para saber por que a Petrobras não investigou sua relação com a Camargo Corrêa após o escândalo de corrupção de 2008. Moro permitiu as perguntas sob protesto da defesa de Lula, que denunciou o “cerceamento à defesa” em nota à imprensa e diante do próprio juiz.
 
Nessa ação penal, Lula é acusado de receber vantagens indevidas da Odebrecht. A Lava Jato apontou como benesses um imóvel adquirido pela empreiteira em São Paulo que nunca foi usado pelo Instituto Lula, por falta de interesse. Outro ponto da denúncia é o apartamento vizinho ao de Lula em São Bernardo do Campo, suspeito de ter sido comprado com recursos da Odebrecht.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie agora

15 comentários

  1. Apesar de esse processo ser uma fraude…

    É muito improvavel que Moro nao condene Lula. Aliás… justamente por isso. Pior: depois das derrotas da semana passada, a Lava Jato esta fragilizada e nao aguentaria o tranco “publicitario” de inocentar Lula. Imagina a pressao da Globo!

    *

    Sobre isso:

    ATENÇÃO: NÃO SEJA ENGANADO! MORO E DALLAGNOL – E A GLOBO! – FORAM DERROTADOS NO STF

    Ou:

    (título alternativo)

    “Tempos estranhíssimos: foi necessária a boca ~suja~ de Gilmar Mendes para lavar a alma do Estado democrático de Direito no STF”

    Por Romulus

    – Além da decisão do STF ser um NADA (“conteúdo”?)…

    – Esse NADA não se aplica a…

    – … NINGUÉM!

    – Sensacional, não?

    – Em resumo, o acórdão é uma…

    – … declaração de intenções (!)

    – Perfeitamente inócuo juridicamente, mas com uma mensagem “política” clara:

    (1) “Os Ministros do STF são um bando de frouxos”;

    (como bem disse Lula, grampeado por… Moro!)

    Que…

    (2) decidem… ~não~ decidir (!);

    E que…

    (3) enfrentarão o pepino das delações caso a caso (opa!), à la carte, sem definir uma regra geral ~clara~.

    Sabe qual a hashtag que isso tudo aí chama??

    #Acordão!!

     

    LEIA MAIS »

     

    http://www.romulusbr.com/2017/06/atencao-nao-seja-enganado-moro-e.html

  2. Moro está com um verdadeiro

    Moro está com um verdadeiro abacaxi nas mãos.

    Ele está obcecado em condenar Lula.

    Ele não tem outro desejo além disso.

    Mas ocorre que ele não encontrou nada, absolutamente nada que pudesse justificar uma condenação. Deve estar possesso e ao mesmo tempo angustiado, pois está bem difícil entregar a encomenda que eles prometeram entregar.

    Só o fato de NENHUMA testemunha de acusação ter corroborado a versão da acusação já é um escárnio.

    Deve ter achado que os boatos dos Revoltados Online e afins eram fumaças, e que encontrariam fogo.

    Estão afogaddos na própria ignorancia, vaidade e preconceito.

    Inocentar/Absolver Lula é algo inimaginável para Moro.

    Mas ele sabe que irá se desmoralizar por completo ao condenar Lula não mais sem provas, mas com provas de sua inocência.

    Creio que a situação dele já foi melhor.

  3. Comentário.

    Se ouvissem as testemunhas, cada ego dos procuradores entraria em colapso.

    Não interrogar é uma resistência do ego que procura se agarrar em algum procedimento no real (no cargo, no sistema processual, no “eu sou a lei”).

    O ego precisa da condenação de Lula.

  4. O processo

    E o que esta dentro do devido processo legal nesse caso? O vicio é de origem posto que Sergio Moro e os procuradores primeiro condenaram Lula, em seguida foram fazer o seu processo. O caso Lava Jato e o Estado de Exceção ainda serão casos de estudo em todas as Escolas de Direito do Pais.

    • Tudo indica que LULA será

      Tudo indica que LULA será condenado por supostamente ter ocultado bens  ..e a prova maior da ocultação é que a turma de mOro e os Golden Boys não acharam nada

      Incrível como “o chefe dos chefes” é inteligente pra ocultar enquanto FBI, FEBRABAN, PF, MPF e Justiça não acharam nada

       ..atoa que a JUSTIÇA DE SP já julgou este caso e mandou arquivar

      Mais incrível ainda é como LULA “recebeu todo este mar de propina” SOMENTE depois de ter largado o governo e perdido a caneta, e de ter tido um câncer ..melhor ainda, inovou pois “prometia receber” dos corruptores em suaves prestações e em parcelas que levariam anos pra saldar

       

  5. A Lava Jato só admite

    A Lava Jato só admite testemunho e delação de quem confirma seus próprios dogmas e crenças. Isso se chama parcialidade e obstrução da defesa. O devido processo legal é jogado pro caralho, bem como o direito de ampla defesa e contraditório. Fair trial? Due process of Law? Pra quê? Isso eles não aprenderam em Harvard. Faltaram às aulas elementares. 

  6. Esse processo é uma farsa,

    Esse processo é uma farsa, uma vergonha para a História do Direito no Brasil,

     

    no futuro vão estudá-lo como exemplo de processo persecutório, estão transfomando Lula no novo John Lennon…….

  7. Seria muito interessante alguém entrevistar…

    Os professores de direito desses imbecis e questioná-los sobre o que foi ensinado em sala de aula e o que os “ilustres” alunos “aprenderam”.

    Sinceramente, MORRERIA DE VERGONHA de ter sido professor de uma desses togados fora-da-lei.

    Não só os professores aqui no Brasil, mas nesses cursinhos que tiveram nos EUA. Perguntem, especialmente a esses professores nos EUA, o que aconteceria com juiz e procurador que fizesse nos EUA o que esses fora-da-lei estão fazendo aqui no Brasil.

     

  8. Não sei,

    olhando de longe, me aparece cada acusação capenga.

    A casa da minha vizinha é propina de empreiteira pra mim.

    Me deram um terreno que eu não quis então vou responder penalmente por isso.

    Estão me acusando de ocultar bens que eu nem sabia que tinha e, o pior, sem apontar os tais bens.

    Se eu não faltei a nenhuma aula de Lógica no Direito, “alguéns ” lá em Curitiba faltou ou não as teve.

    Quando esses de lá da República de Curitiba experimentarem acusações dessa natureza

    a lógica será redescoberta porque aí pelo menos a “lei da causa e efeito”  as  justificará .

  9. FAÇA JUSTIÇA SÉRGIO MORO, MANDE PRENDER O LULA!

     

    A COVARDIA, IRRESPONSABILIDADE, E CONSERVADORISMO do Lula precisam ser punidos. Por causa da incompetência do Lula, pessoas foram presas pela absurda teoria do DOMÍNIO DO FATO”, usada pelo Joaquim Barbosa no episódio do mensalão; onde o Lula enfiou o rabo no meio das pernas, e saiu de fininho, porque tinha livrado sua cara.

    Se o Lula tivesse vergonha na cara, teria feito, como praticamente todos os nossos países vizinhos fizeram na mesma época, e conquistado o direito de se convocar PLEBISCITO DESTITUINTE com os ABAIXO ASSINADOS do povo. Assim, quando o Joaquim Barbosa afastou os réus do PSDB do processo do mensalão, que até hoje não foram julgados, convocaríamos o seu impeachment, direito que tem qualquer cidadão em fazer; e se o presidente do senado engavetasse o pedido, como de costume, convocaríamos o seu PLEBISCITO DESTITUINTE.

    Pelo fato do Lula ser um completo e imprestável BANANA, hoje a roubalheira ficou escancarada, e a justiça sem vergonha. Na mesma situação e período, assumiram diversos presidentes sul americanos, que chegaram lá, e fizeram o que precisava ser feito; aproveitando-se da fase de ouro da economia mundial, que lhes rendeu muito apoio na mídia e no congresso, como o próprio Lula tinha no Brasil. É justo ele que prove do próprio veneno…

     

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome