“Nós não estamos cuidando do processo nos Estados Unidos”, diz Moro a advogado de Lula

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Juiz da Lava Jato insinua que defesa quer alimentar “tese” de que a Lava Jato “é um plano para colher aqui as reservas de petróleo”

Jornal GGN – O juiz federal Sergio Moro disse, nesta quinta (24), que a tentativa da defesa de Lula de descobrir se há um elo suspeito entre autoridades dos Estados Unidos e os agentes brasileiros que atuam na operação na Petrobras é “irrelevante” para o caso triplex. A não ser que se queira alimentar a “tese de que a Lava Jato “é um plano para colher aqui as reservas de Petróleo do Brasil ou coisa parecida”.

A avalição de Moro veio a público quando o advogado Cristiano Zanin Martins criticou a permissão que o juiz deu para Nestor Cerveró não respondesse perguntas sobre um evetual acordo de delação com o Departamento de Justiça dos EUA.

A defesa de Cerveró disse que, assim como no Brasil, acordos de delação nos EUA têm uma “cláusula de confidencialidade” que impede o interessado de informar se existem ou não negociações.

“Essa situação de testemunha desobrigada de responder pergunta da defesa sem previsão legal prejudica o trabalho da defesa e implica em cerceamento da defesa”, disse Zanin. O advogado de Lula pediu, então, que Moro determinasse a necessidade de resposta.

“Com todo respeito, mas essa linha de indagação, a relevância disso me escapa completamente, salvo aquela, talvez, tese de que isso é um plano para colher aqui as reservas de Petróleo do Brasil ou coisa parecida”, rebateu Moro.

Acompanhe a partir dos 24 minutos:

https://www.youtube.com/watch?v=lqS6CsD52K8 width:700 height:392

Zanin, por sua vez, respondeu que “existe todo um regramento para coleta de cooperação entre Estados” e há tratados assinados pelo Brasil que exigem a participação do Ministério da Justiça em acordos de delação internacionais.

“Nós não estamos cuidando do processo nos Estados Unidos. Se é que há alguma coisa disso, se houver alguma invalidade lá nos EUA, certamente as corte americanas vão se preocupar com isso. Acho que temos que nos preocupar aqui com uma acusação feita a seu cliente que não tem nada a ver com esses fatos”, rebateu Moro.

O advogado alegou que a questão era importante porque, se restar provado que a Lava Jato auxilia informalmente o governo estadunidense em processo envolvendo o caso Petrobras, a “validade da prova” viraria “uma matéria que a defesa precisa discutir”.

Para Moro, esse ponto também é irrelevante porque as delações que constam no processo contra Lula “foram colhidas no Brasil”.

Com aval do magistrado, o ex-diretor da área Internacional da Petrobras não quis responder se vem recebendo visitas de autoridades de outros países para fechar um acordo de cooperação, nem adiantou os fatos envolvidos.

Zanin quis saber se, nesses possíveis acordos, há participação de procuradores da Lava Jato ou de outra autoridade brasileira, e se os processos são restritos à área penal ou se têm questão indenizatória envolvida.

Cerveró também não quis saber se delação nos EUA foi feita simultaneamente à delação no Brasil.

Leia mais:

Moro impede testemunha de falar sobre elo suspeito da Lava Jato com EUA

Para entender, com detalhes, o processo contra Lula nas mãos de Moro

 

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

39 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Moro usa 2 pesos e duas medidas

    Qual a relevância para o processo do Lula das perguntas formuladas pelo Ministério Público Federal ao Delcídio do Amaral acerca da suposta obstrução da justiça pelo Lula?

    Sobre essa pergunta fora do contexto dos autos, um dos advogados de defesa do Lula interveio:

    “Vossa Excelência, na decisão proferida em 28 de outubro, delimitou, ou esclareceu que a ação está delimitada a três contratos, que foram celebrados a partir de 2006 entre a OAS e a Petrobras. Então, eu não estou entendendo por que as perguntas estão fugindo desse escopo. Não me parece razoável que, se a defesa não teve a oportunidade de fazer prova com relação a outros fatos em virtude da delimitação de vossa excelência, nós possamos aqui tratar de fatos estranhos a esses três contratos que, eu repito, foram celebrados de 2006 em diante”.

    Moro respondeu:

    “É uma questão de contexto. Está indeferida a questão de ordem. Pode prosseguir”.

    O advogado de Lula protestou:

    “Para a defesa também é uma questão de contexto”.

    Moro não é imparcial já que permite aos Procuradores fazer perguntas fora do contexto e indefere a pergunta da defesa por, supostamente, estar fora do contexto. Porque o juiz usa 2 pesos e 2 medidas?

    Parece que a carapuça de que Moro é um agente colaboracionista dos EUA encaixou na sua cabeça.

    1. Um peso, duas medidas. Se

      Um peso, duas medidas. Se forem dois pesos, duas medidas, não há controvérsia. O problema quando para a mesma situação (um peso), avalia-se a situação de maneiras distintas (Duas medidas).

  2. CPI

    Como já falei nesse assunto em outros comentários, perdoem-me a insistência. Mas essa dúvida” levantada pelos advogados é fruto de indícios de tal gravidade que os cidadãos brasileiros ainda não “colonizados” não podem deixar o assunto morrer. O oligopólio da mídia, partícipe do entreguismo se ele existir, vai “esquecê-lo” rapidamente. Logo, só vejo um caminho para dirimir a “dúvida”: uma CPI para valer. Haveria brasileiros em quantidade suficiente no Congresso para aprová-la? 

    1. Perde o chão

      Também já observei isso Ataíde, quando este assunto de brasileiros traindo o país no exterior é mencionado o juiz da Guantánamo brasileira perde o chão.

  3. O compromisso do Moro

    O compromisso do Moro é com a justiça americana ou com a brasileira? Há de se esclarecer os fatos aqui. Qual o interesse do juiz s isso prejudica a delação de uma testemunha junto à justiça americana? Que lealdade o juiz deve à justiça americana?

  4. Se moro desdenha é porque a tese atingiu-lhe na jugular e no ego

    Prezados,

    sérgio moro, o torquemada tupiniquim, foi encurralado pela defesa de Lula. Ao tripudiar e desdenhar o questionamento que a defesa do ex-presidente faz a ele, aos delatores usaddos como testemunhas de acusação e aos procuradores do MPF, mais o ‘juiz’ se compromete e confirma a tese que tenta negar: a de que ele, sérgio moro, o PGR e os procuradores da Fraude a Jato cooperam de forma servil com os EUA, à margem da Lei, sem a participação do ministério da justiça. Os risíveis argumentos de sérgio moro e procuradores da Fraude a Jato para desdenhar os questionamentos que lhe fazem a defesa de Lula são tão convincentes quanto as explicações que um marido traidor dá à esposa, quando esta observa marcas de batom na cueca.

  5. pau mandado traidor

    Nassif,

    Nestor Cerveró e Paulo Roberto Costa deixaram o pau mandado pendurado na brocha.

    Quantas vezes o juiz presidente da república foi a Washington durante a LavaJato ? O mesmo vale para o PGR, o outro braço de traição.

    moro, se utilizando da LavaJato e do silêncio sepulcral daqueles que deveriam questionar seus diversos erros de conduta, deve ter tido um sonho e no dia seguinte foi à EletroNuclear, foi isto rsrsrs ? Prisões em 2ª instância, prisões sem motivo – primeiro prende e depois a gente encontra o motivo, prisão coercitiva sem que tenha havido intimação prévia, o gaiato destrói diariamente a CF e ainda tem um significativo time de boçais a bater palmas para o pau mandado – eu gostaria de ver como seria, se uma destas aberrações ocorressem com o familiar de qualquer um da turma de imbecis que bate palmas.

    E a luta para atribuir o tal imóvel no Guarujá a Lula continua, e assim segue afundando a Justicia brasileira, que também foi obrigada a liberar o “ínclito pastor” Garotinho depois da animalesca atitude do juizeco de Campos, aliás, um boçal que não passa de perfeito representante da sociedade daquela cidade, ainda respirando o século 16.

  6. “A não ser que se queira

    “A não ser que se queira alimentar a “tese de que a Lava Jato “é um plano para colher aqui as reservas de Petróleo do Brasil ou coisa parecida””:

    Cadeia de fornecedores da Petrobras todinha falida ou parada;

    centenas de milhares de desempregados;

    prejuizo gigantesco no Brasil, nos Estados Unidos, America Latina, e no mundo em geral;

    construtoras falidas, fechadas, ou quase;

    centenas de projetos de grande porte parados, inclusive um que causou uma enquadrada em Temer por um ministro do Japao;

    reputacao internacional do Brasil no lixo.

    QUEM alimentou essa “tese”, Moro???

    Ela eh visivel a olho nu de Marte.

  7. Cínico ou marionete?

    Com essa tentativa do Moreco ironizar os analistas que apontam que a lavajato pode favorecer a privatização do petróleo brasileiro me induz a indagar: será que Moro e Dellagnol não sabem a quem realmente servem? ou será que o tal do Moro é tão cínico que tenta ironizar uma tese que ele sabe ser verdadeira?

    Agora, só o silêncio do Cerveró parece mostrar que há, sim, colaboração informal. Aí fica outra pergunta: essa colaboração é uma retribuição a possível auxílio estadunidense na “investigação”, digamos, com repasse de dados coletados por meio do programa de espionagem eletrônica internacional para os magistrados-xerifes de Curitiba? Ou será que Moro e Dellagnol estão mesmo é na lista de pagamento da CIA e apenas executam um plano que inclui um processo de investidores ianques contra a Petrobras e abertura do pré-sal à exploração estrangeira?

    Tudo isso é muito grave – muito MESMO! Não sei qual é a classificação jurídica-penal desses atos. Mas significaria que a “grande luta contra a corrupção” foi subsidiada por dados interceptados via “invasão eletrônica” das comunicações brasileiras por um Estado estrangeiro. Moro e Dellagnol seriam, portanto, traidores de pátria, colaborando com um governo estrangeiro que deliberadamente violou a soberania territorial do Brasil. E pior ainda: esse apoio estrangeiro se deu em troca de favores que em última análise significam a entrega de recursos não renováveis, altamente rentáveis e centrais para a economia. Moro e Dellagnol teriam trabalhado pelo lucro privado e estrangeiro pela alienação a preços subfaturados desses bens.

    Resta ainda saber se Moro e Dellagnol se tornaram instrumentos (voluntários ou não) de um governo estrangeiro agressivo por pura vaidade e fanatismo, ou se eles estão levando alguma nesse. No primeiro caso, são lunáticos estúpidos que irresponsavelmente destruíram a economia nacional e a (semi)democracia brasileira apenas para se envaidecer diante das câmeras. No segundo caso, são corruptos ainda piores do que os que estão prendendo e processando.

  8. com a devida vênia…..

    Com a devida vênia, Meritíssimo Senhor Juiz, eu acho que estão “cuidando” sim, e bem…..me pergunto se o futuro não vai dar nome aos peixes….

  9. Convicções e contextos

    O juiz Sérgio Moro é o juiz, ou é promotor e faz parte da acusação?

    Conhece aquele moleque chato, aquele pirralho, o que sempre é o dono da bola? Cresceu e atualmente é o dono do microfone!

  10. ato falho

    Com a negativa de Moro, ficou muito nítido que tem alguma coisa , sigilosa por enquanto nos EUA. A negativa parece muito mais com uma confirmação !

  11. Que nem Barusco, numa das CPI

    Que nem Barusco, numa das CPI , em resposta quando perguntado por um deputado.

    Efraim Filho, saiu em sua defesa, está sob sigilo.

  12. As coisas estão ficando

    As coisas estão ficando difíceis para o Moro. Existem muitos porquês de suas prisões… vazamentos… perseguição ao PT… Elogiado pela globo… Criticado por muitos juristas e bons professores de direito… E agora, Moro? a festa tá acabando… a verdade começa a ser dicifrada… A ONU aceitou a denúncia do presidente Lula… O mundo reconhece o presidente Lula como um grande líder e um grande homem… E as provas contra o presidente Lula?… acusações fantasmas de delatores, merece crédito? Convicções utópicas provam alguma coisa? Lula foi a semente que nasceu no solo da raça e da ética, que pulsa no coração do Brasil… O Nordeste fica do lado esquerdo do peito do mapa do Brasil… A globo nunca tentou promover o presidente Lula… A história da vida produz grande milagres que os falsos poderosos desconhecem… O presidente Lula tem total nosso apoio e é respeitado no mundo… Esse, é o cara… palavras de quem?

    1. O combate à corrupção não é a solução para o Brasil

      Agora o Clã Midiático Marinho já disse que o combate à corrupção não é a solução para o Brasil, que pois o problema é a resistência popular às medidas impopulares.

      “As dimensões do escândalo foram ainda ampliadas porque as prisões de Cabral e associados ocorrem enquanto é debatido na Assembleia Legislativa (Alerj) um imprescindível pacote de austeridade, para tornar administrável um quadro em que, como anuncia o governador Luiz Fernando Pezão, apenas sete meses da folha de salários do estado estão garantidos no ano que vem. Sem se aumentar contribuições à previdência fluminense, cortar gastos em geral, conter privilégios de castas da burocracia etc. não se irá muito longe.

      A crise fiscal já chicoteia há meses aposentados, pensionistas e servidores públicos em geral e cada vez mais pune a população com uma deficiente prestação de serviços. E tende a piorar. Torna-se, então, fácil para políticos demagogos relacionarem a roubalheira com a falta de dinheiro, uma forma de tirar a importância crucial que têm medidas — tipo a elevação da contribuição previdenciária — para conter a crise. Sequer os números são comparáveis: estima-se em pouco mais de R$ 200 milhões o dinheiro surrupiado por Cabral e companheiros, enquanto o déficit orçamentário está na faixa dos R$ 17 bilhões.

      Não se pode menosprezar o efeito deletério da desonestidade nos cofres públicos. Mas daí a achar que as agruras fiscais da Federação brasileira se explicam só pela roubalheira, é ir muito longe. Deixam-se de lado erros crassos de política econômica e administrativos. No raciocínio inverso, o desequilíbrio estrutural das finanças fluminense, de outros estados e da União seria resolvido à base do encarceramento de corruptos, como dão a entender os que se opõem ao ajuste.

      Cada coisa é uma coisa, e a imperiosa punição de ladrões do dinheiro público não substitui medidas técnicas de correção dos desequilíbrios financeiros.” – Editorial de O Globo – Gravidade da crise fiscal não é explicada pela corrupção (A coincidência da derrocada financeira do Rio de Janeiro com a prisão de Cabral e associados leva à ideia equivocada de que o combate aos corruptos resolve os problemas)

      http://oglobo.globo.com/opiniao/gravidade-da-crise-fiscal-nao-explicada-pela-corrupcao-20513337#ixzz4R2oiwWuP O PIG começou a arriar a bandeira do Jatomorismo. E agora, Moro, como fica?
       

    2. O Mito brasileiro

      A fúria da mídia, da direita, das elitas, da plutocracia, do Grande Império, dos covis e dos pseudo-intelectuais colonizados só confirmam a estatura do seu oponente.

      Tudo pode, menos o PT e o LULA!

      A utopia e a alma brasileiras baixaram, encorporaram e encarnaram no Luis Inácio.

      Ainda sobre o Ciro Gomes, ele tem um importante papel a desempenhar nesse momento histórico, mas não é o de ponta-de-lança. Equivoca-se ao não perceber a função nobre que lhe cabe cumprir. 

  13. Cuidamos do processo dos EUA aqui mesmo

    reprodu��o

    Tio Sam, em frente ao poeta Kipling, carregando o fardo do homem branco (charge de 1902)

     

    reprodu��o                                           

    reprodu��o

    Fuzileiros americanos na América Central

  14. Almoço Tucano/Temer

    Moro perdeu uma boa oportunidade de encanar toda cúpula tucana mais o corrupto Temer e sua gang numa só tacada. Estavam todos juntos preparando novas sacanagens contra o Brasil. FORA TEMER! JÁ! E CADEIA para o a turm do PSDB denunciada na lava jato.

  15.  
    O NEOFITO VIRA-LATA

     

    O NEOFITO VIRA-LATA JUSTICEIRO, DIGO, JUIZECO DO INTERIOR DO PARANÁ, AO QUE PARECE, O BUDIÃO BATATA MORDEU A ISCA QUE OS ADVOGADOS, DIGO, OS PESCADORES DO LULA LANÇARAM AO MAR. SE APERTAR MAIS, O CABRA REVELA AS TRANSAÇÕES E TRAINAGENS ESPÚRIAS COM OS GRINGOS.

    O juizeco moro, mesmo sendo badalado pelos seus mentores da imprensa. Que o tem como preperado quadro forjado em Havard. Ao que vem cometendo, o Moro está mais para o “brilhantismo” da inteligência de Bush Junior, também aluno de Havard. Mas, em desvantajem fica, se confrontado com a mente vulcânica do conterrâneo professor de Havard, o baiano Mangabeira Unger, este sim, bem melhor alfabetizado. De que vale um currículo recheado de merda, e o cabra entregar seu País ao freguês  por dois mil reis?

    Orlando

  16. PROJETO PONTES: BUILDING BRIDGES TO BRAZILIAN LAW ENFORCEMENT

    “Nós não estamos cuidando do processo nos EUA” é fato. Por vários motivos, o principal é que os americanos não abrem mão de soberania e da jurisprudência deles.  Nenhum juizeco de qualquer País que seja apita algo por lá.

    Quero saber se não estão instruindo o processo nos EUA com as deleções feitas aqui. Treinado por americanos para aplicar instrumentos da lei americana por aqui ele não pode negar, tendo inclusive, assessoria em tempo real. Não somos nós que falamos, são documentos oficiais americanos. É só ler o link abaixo já conhecido por todos daqui, .

    https://wikileaks.org/plusd/cables/09BRASILIA1282_a.html

  17. Vestiu a carapuça…

    E não é que o juizeco Moro vestiu a carapuça. Ficou perfeita! Mais ajustada, nem o sapatinho da Gata Borralheira. Um dia saberemos se Moro, e suas turmas do Powerpoint e do japonês, entregaram o Pré Sal, destruiram a industria naval, eletro-nuclear e militar – além dos empregos e sonhos de milhões de brasileiros – e jogaram o pais de volta ao século 19, por ignorância geopolítica aliada a ingenuidade e parvoice, ou A SOLDO. Umas três ou quatro palestrinhas anuais, muito bem remuneradas, para si e para a que “mora com ele” e a promessa de futura indicação a tribunais ou sicecuras mundiais. Meras convicções, sem provas, claro. Para manter o padrão Moro/Dalangnol/Fraude a Jato.

  18. A reposta dada é rasa

    Ou Moro já pensa que tem poderes suficientes para não  dar satisfação a ninguém, ou a profundidade da resposta é proporcional a sua profundidade.  Eu sempre desconfiei que por de traz de Moro, há uma profunda superficialidade. Ou é um ser sem  consciência do que faz, ou se acha tão poderoso que pensa  poder fazer qualquer coisa, ou ainda ele poder ser  uma mistura das duas coisas e por isso me lembra Anna Arendt descrevendo   a banalidade do mal. 

  19. Grande Satã está por trás de tudo

    A participação de delatores da lava jato em processo que foi aberto nos EUA contrário aos interesses do país caracterizaria, em qualquer país civilizado, ALTA TRAIÇÃO. E o mais grave disso é que, como já foi dito por um das primeiras testemunhas de acusação contra o ex-Presidente Lula, a lava jato está intermediando estes atos de traição ao país, e pior, o MPF impôs sigilo a estas delações contra a Petrobras e o próprio Moro sugeriu a Cerveró que usasse seu direito de ficar calado sobre o assunto. Isso tudo é a prova cabal de que há caroço neste angu que compromete gravemente seus intermediários no Brasil e pode desvendar todo o processo do Golpe de Estado que inclui a entrega de nossas empresas estratégicas a fornecedores norte-americanas da Petrobras que tiveram seus “interesses prejudicados” nos governos Lula e Dilma, conforme o Wikileaks revelou em 2009.

  20. Moro

    É claro que não, só faltava ele querer conduzir o processo nos EUA também, já basta os abusos que ele comete aqui. Lá não precisam dele

    1. Precisaram e treinaram um

      Precisaram e treinaram um traíra, que quebrou nossas construtoras, entregou o pré-sal, gerou milhares de desempregados. É um traidor da Pátria.

  21. Parece que o Moro adora gemer na vara

    Dedico a Música abaixo ao Juiz Traíra Sérgio Moreco:

    “Andam falando qui nóis é caipira
    qui nóis tem cara de milho de pipoca
    qui o nosso roque é dançar catira
    qui nossa flauta é feita de tabóca
    nóis gosta de pescar traíra
    ver as bichinha gemendo na vara
    nóis num gosta de mentira
    nóis tem vergonha na cara
    ver as bichinha chorando na vara
    nóis num gosta de mentira
    nóis tem vergonha na cara

    Se farinha fosse americana
    mandioca importada
    banquete de bacana
    era farinhada

    Andam falando que nóis é caipora
    qui nóis tem qui aprender ingrês
    qui nóis tem qui fazê xuxéxu fóra
    deixe de bestáge
    nóis nem sabe o portuguêis
    nóis somo é caipira pop
    nóis entra na chuva e nem móia
    meu ailóviú
    nóis é jéca mais é jóia

    Tiro bicho de pé com canivete
    mais já tô na internet
    nóis é jéca mas é j[oia”

  22. Essa tese de apropriação de reservas de petróleo?

    Eu tenho o direito de não entender de totalmente geopolitica, as pessoas com as quais converso tem o direito de não entender nada de geopolitica, quem se encanta com os grisalhos de Willian Bonner tem o direito de entender menos ainda de geopolitica, entretanto esse juiz federal de provincia sulista(nada contra provincia sulista), e tais procuradores (o que sera que procuram?), tem o direito e o dever de saber o que é geopolitica, quem são os seus principais atores e interesses. Julgando pelos seus diplomas tenho certeza que conhecem o assunto, e partindo desse ponto (seus diplomas), entendo que, da forma como estão agindo, são eles juiz e procuradores são tão criminosos quanto as pessoas que pretendem condenar.

  23. Estarrecedor.

    O conluio da lava jato.

    Vários depoentes já confirmaram os contatos com autoridades americanas para efetuar delações, intermediadas pelos procuradores da república de curitiba.

    Processo absolutamente ilegal sem a anuência do MJ.

    Traidores da pátria. Cadeia neles.

     

  24. Moro colabora com os EUA para

    Moro colabora com os EUA para que estes possam processar a Petrobraa e a esposa dele recebe milhões por meio dos advogados que os representarão. Com isso, morre nosso bem maior a ser vendida, finalmente, a preço de banana de fim de feira. Enchem os bolsos: Serra, FHC etc etc etc. perdemos todos nós com um país no buraco. FHC vai para Paris. 

  25. E se fosse o contrário?

    O prof.Moniz Bandeira levantou uma hipótese interessante. O que aconteceria se cidadãos dos EUA fossem aliciados pela Justiça brasileira a depor num processo contra uma grande empresa norte-americana? Certamente seriam processados nos EUA por alta traição e receberia penas severas.

    Coincidentemente fazem dez anos desde que o jatinho Legacy, conduzido por dois pilotos estadunidenses que voava com o transponder desligado, chocou-se contra um avião da Gol causando a morte de 154 pessoas, entre tripulantes e passageiros. A Justiça brasileira os liberou para voltarem aos EUA e eles nunca foram punidos por este grave crime e o Legacy sofreu danos mínimos e continua voando:

    http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/brasil/2016/09/25/internas_polbraeco,550316/dez-anos-depois-do-acidente-do-aviao-da-gol-familias-revelam-sofrimen.shtml

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador