“Nós não trabalhamos com narrativas”, diz Aras sobre ajuda da Abin a Flávio

"Nós não trabalhamos com narrativas. Trabalhamos com fatos e provas." O PGR solicitou informações da Abin e disse que ficará "à mercê dessas respostas".

Foto: Divulgação

Jornal GGN – Enquanto um documento redigido pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin) orientou diretamente a defesa de Flávio Bolsonaro para anular a investigação contra o filho do presidente no caso Queiroz, do esquema de “rachadinhas”, o procurador-geral da República, Augusto Aras, afirmou que a suposta ajuda do órgão governamental “precisa ser provada”.

Na última sexta-feira (11), documentos obtidos pela revista Época revelavam uma orientação da Abin para a defesa do senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ), filho do mandatário e denunciado em inquérito por esquema de “rachadinhas”, com o desvio de salários de funcionários de seu gabinete, enquanto Flávio era deputado estadual (2003-2018).

Pelo menos dois dos documentos divulgados pela revista mostravam a Abin fazendo uma sequência de sugestões para ajudar a livrar Flávio das investigações. Em um deles, a finalidade foi explicitada como “defender FB [Flávio Bolsonaro] no caso Alerj”.

Entre as recomendações da entidade do governo federal, a Abin sugeriu substituir “postos”, em referência aos servidores da Receita Federal que investigaram Flávio Bolsonaro e obtiveram dados para o inquérito e, em um segundo relatório, a Abin traça uma “manobra tripla”, segundo a Época, para conseguir documentos para a defesa de Flávio.

Os relatórios da Abin teriam sido enviados por WhatsApp à defesa do senador, logo após uma reunião, ocorrida em agosto, entre o ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Augusto Heleno, o diretor da Abin, Alexandre Ramagem, Bolsonaro e advogados de Flávio. Um inquérito sigiloso foi aberto no Supremo para apurar a reunião. A divulgação da Época vem à tona depois da abertura dessa apuração.

Nesta segunda (14), a ministra Carmen Lúcia solicitou informações do ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Augusto Heleno, e do diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Alexandre Ramagem, sobre as acusações. Ela ainda determinou um prazo de 24 horas para as respostas.

Ao se manifestar sobre o caso, o procurador-geral da República disse que o fato é grave, mas que é uma “narrativa”, do qual “não temos provas”. “Nós não trabalhamos com narrativas. Trabalhamos com fatos e provas”, disse o Augusto Aras, nesta terça.

Até o momento, o PGR somente cobrou informações da Abin sobre a acusação e disse que ficará “à mercê dessas respostas”. “O MP vai ter de fazer a investigação. Vamos fazer perguntas aos órgãos competentes, ficamos a mercê dessas respostas”, afirmou.

“Por enquanto temos fatos transmitidos pela imprensa que levamos a sério. Mas precisamos ter elementos, não podemos trabalhar apenas com a informação. Por enquanto temos as narrativas mas não temos as provas”, completou.

 

Redação

8 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Sem provas só vale pra Lula..
    Pergunta: a pgr ficará “a mercê” da Abin até quando?
    Afinal, sabemos como este desgoverno trata os prazos. Não trata!

  2. Tudo isso é tão bobo, uma besteira. Não somos os Estados Unidos, nem a Grã-Bretanha, nem muito menos a Alemanha. Um ou uns funcionários da ABIN deram umas dicas para Flávio Bolsonaro se safar de mais uma enrascada. Não é republicano, mas é brasileiro.
    Isso não vale nada. A única coisa que importa é quem são esses 37% de brasileiros que continuam achando Ótimo/Bom o atual governo. Isso dá quase 70 milhões de pessoas.
    Quem é essa gente??
    E chega desse interminável papo furado de Lava Jato e mídia golpista.
    De onde saíram esses 70 milhões de brasileiros, que apoiam qualquer coisa que façam os Bolsonaro?

  3. A narrativa de Augusto Aras não condiz com a realidade da narrativa que tem o mesmo sentido da dele e que está sendo usada pela defesa de Lula, de desde o início do processo da perseguição preconceituosa e política que fazem contra ele. Contra um, a PGR chuta o balde da imparcialidade e estende o tapete aos acusadores, a favor de outro pisa em ovos para se justificar e adotar a aparência de uma prudente imparcialidade.

  4. O PT é um partido totalitário. Nele nunca houve espaço para adeptos, simpatizantes ou militantes, mas somente para fanáticos.
    E aqui chegamos.
    Lula é um caudilho vulgar. Ele nunca passou de um clássico caudilho latino-americano. É uma tragédia histórica que a candidatura de oposição a Jair Bolsonaro, em outubro de 2022 ainda dependa desse réu condenado até em segunda instância – é totalmente indiferente que os processos sejam injustos ou até mesmo ilegais, porque Lula está condenado.

    1. Vargas, JK e Lula = os três melhores governos da História do Brasil. Os números mostram. E são governos trabalhistas. Alguns analisam com o fígado, outros com fatos. Mas é assim mesmo…

    2. Ô Gabiru, acorde desse pesadelo delirante e do fanatismo “direitista”. Tire a venda dos olhos e enxergue a realidade “legal”. Esse discurso furado só identifica e desmascara seu caráter e pensamento ignóbeis e… Deixa prá lá. Se for capaz de raciocinar, entenderá o que quero dizer.

  5. E continuam querendo julgar Lula. Rs
    Melhor fixar nos calhordas da vez, pois estes fizeram o país retornar para baixo da linha da pobreza, estes retiraram seus Empregos (com E maiúsculo), tiraram as suas garantias trabalhistas e previdenciarias, estes dividem butim atraves de rachadinhas, queimadas, grilagens, e estes reduziram a comida da mesa do pobre.
    E, mais grave: estes colaboram fortemente para aumentar o numero de óbitos na pandemia.
    A cota de “aprovação” (aspas pois se perguntar o que aprovam nao têm respostas) deste desgoverno é fixa, 30%, sendo baseada em militares, policias e gado evangélico. Os dois primeiros só vem se dando bem após o golpe, já no outro grupo, a palavra “gado” é auto-explicativa. O que está acima destes 30 ainda é resquicio do auxílio, da retirada de pis e fgts e do silêncio criminoso da midia e vai sumir no inicio de 2021.
    Galera, vamos parar de tentar deformar Lula e PT, pois nenhum deles tirou seus empregos ou direitos. Parem de conversa fiada e vamos batalhar para trancar os verdadeiros bandidos, pois estamos virando uma republiqueta inferior a qualquer ditadura sangrenta do mundo.

    1. Mas para comparar, vai extrato de artigo do UOL sobre aprovação de Dilma em Março/2013 que mesmo assim foi derrubada com GOLPE em 2016:

      “O governo de Dilma Rousseff teve a aprovação de 63% dos brasileiros, de acordo com a pesquisa da CNI (Confederação Nacional da Indústria) em parceria com o Ibope divulgada nesta terça-feira (19) em Brasília. Já a aprovação pessoal da presidente também variou dentro da margem de erro e chegou a 79% — estava em 78% na última pesquisa. O dado é superior ao igual período de Luiz Inácio Lula da Silva e Fernando Henrique Cardoso. Lula era aprovado por 58% e FHC por 70%. Apenas 17%, segundo a pesquisa divulgada hoje, desaprovam o jeito da presidente de governar…. – Veja mais em https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2013/03/19/dilma-cni-ibope.htm?cmpid=copiaecola

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador