Pizzolato deve ser extraditado na próxima semana

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

 
Jornal GGN – O ex-diretor de Marketing do Banco do Brasil, Henrique Pizzolato, condenado na Ação Penal 470, conhecido como mensalão, será extraditado para o Brasil na próxima quarta-feira (07), informou a Procuradoria-Geral da República.
 
De acordo com a PGR, o governo italiano informou ao Ministério das Relações Exteriores (MRE) que autorizou a Polícia Federal a fazer translado do ex-diretor de Roma para Brasília, onde deverá cumprir sua pena na Penitenciária da Papuda, no Distrito Federal. 
 
A extradição de Pizzolato foi formalmente autorizada no dia 22 de setembro, pelo Conselho de Estado da Itália, após diversas decisões da Justiça do país, entre a favor e contra a extradição.
 
Os juízes rejeitaram o recurso apresentado pela defesa de Pizzolato, que questionava as condições das prisões brasileiras. Eles decidiram que o Brasil apresentou garantiras suficientes de que serão preservados os direitos humanos, “tanto pelo governo quanto pelas máximas autoridades judiciárias brasileiras”.
 
Em junho, o conselho havia adiado para setembro a decisão sobre extraditar Pizzolato, pedindo ao governo brasileiro novos documentos e esclarecimentos sobre a situação das penitenciárias. Os advogados afirmavam que os centros de detenção no Brasil violam os direitos humanos. 
 
Henrique Pizzolato foi condenado a 12 anos e sete meses de prisão por peculato, lavagem de dinheiro e corrupção passiva no processo de mensalão, em novembro de 2013. Ele fugiu para a Itália com um passaporte falso de seu irmão Celso, morto há 30 anos, onde foi preso por falsidade ideológica. 
 
O advogado Alessandro Sivelli disse que, ainda que não conquistado o esperado, conseguiram ao menos a garantia de que o sistema carcerário brasileiro respeitará os direitos humanos. “Pelo menos obtivemos isso, ainda que não seja aquilo que desejávamos”, disse.
 
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

25 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Pizzolato era um mequetrefe

    Pizzolato era um mequetrefe suboordinado a chefias tucanas, não tinha poder de fazer o que alegam que ele fez, quem deveria ter sido condenado eram quem senão os tucanos. Mas não vem ao caso, não é mesmo…

    1. Cara foi alçado a um cargo

      Cara foi alçado a um cargo para qual ele não tinha qualquer requisito profissional, era um simplório bancário que laborou a vida toda de caixa,

      Foi alçado por suas ligaçoes políticas partidárias, mais a culpa do ocorreu, é claro, é dos tucanos que Governaram a 22 anos atrás.

  2. Pizzolato é inocente

    “(..) 

    Pizzolato contesta a espinha dorsal das acusações: a saber, que houve desvio de dinheiro público. Segundo os acusadores – essencialmente alguns juízes do STF e mais a mídia –, o dinheiro do mensalão (cerca de 74 milhões de reais) era do Banco do Brasil.

    Foi isso que JB disse em suas catilinárias inumeráveis vezes. E Pizzolato, como diretor de marketing do BB, teria sido o arquiteto do desvio.

    O jornalista Raimundo Pereira foi uma das raras figuras, antes da fuga, a examinar os documentos que Pizzolato tem.

    Segundo Pereira, há provas cabais da existência de quase 100 eventos em que foram gastos os 74 milhões. O STF, lembra Pereira, trabalhou o tempo todo com a tese de que não houve evento nenhum, na verdade. Tudo seria mentira para justificar o dinheiro alegadamente desviado.

    Pereira cita um desses eventos. Era uma feira de arte africana que o Banco do Brasil montou no país, depois de ela fazer sucesso na Alemanha. “Foi gasto nela 1,4 milhão”, diz Pereira(…)” DCM

  3. Mais ele não ia para Italia

    Mais ele não ia para Italia para desmontar a farsa do mensalão ??

    Tomara que ele não tenha perdido o dossie quando fugiu feito um canalha.

    1. “perdido o dossie”

      Pois é.

      O tal dossie estava no porta luvas do jatinho do Dudu, junto com o recibo da compra do aparelho.

      Conforme disse o vice governador de São Paulo, doutor Marcio França, não há cópia. Nem de um  nem do outro.

      A farsa do mensalão foi desmontada aqui mesmo: ” Não há provas contra o réu, mas como o gibi pemite, condeno assim memo”.

  4. De início pensei que a Itália

    De início pensei que a Itália não extraditaria o Pizzolato. Até por retaliação ao Battisti. Mas, com o desenrolar dos acontecimentos por aqui, percebi que o mensalão foi a largada de um grande e poderoso esquema desestabilizador pelos suspeitos de sempre. Sendo assim, não tinha alternativa. O show da globo já deve estar todo montadinho.

     

    Será que vão dar um jeito do homem ir pro Paraná,  a terra das delações premiadas? 

     

    1. Ao contrário, o Pizzolato é

      Ao contrário, o Pizzolato é um peso que o PT queria bem longe.

      Sabendo que o Batisti não foi extraditado por questões ideologicas, a extradição foi uma revanche ao PT.

      Como é um fugitivo, as progressões de regime não ocorrerão facilmente, lembrando ainda que ele vai ser condenado por outros crimes relacionados a falsificação de documentos.

      Vamos ver quanto tempo aguenta calado alguém que foi largado as traças pelo Pt após a condenação.

      1. Do mensalão tucano dormindo

        Do mensalão tucano dormindo nos escaninho do Judiciario esperando a prescrição das penas vc nem se lembra ou não quer saber pq sua sua visão seletiva não permite

  5. ex-vice governador no Paraná (candidato)

    habilíssimo, inteligente, visão de longuíssimo alcance, charmoso, encantador, conseguia (mas nem sempre, houve exceções) pela sua capacidade de conquistar e convencer pelas emoções até militantes mais experientes, e de ampliar suas bases e simpatias entre as mais diversas correntes políticas, sindicais e partidárias. Meteórica ascenção interna no Banco do Brasil , nas instâncias sindicais, e – suponho – só não subiu mais no seu então partido por um mistério (presidência do BB? uma hipótese, de maior alcance… do que estar na Direção Nacional de seu partido). Mas, quem sabe, seja um perseguido, uma vítima, um mero marionete?

    1. Toledo-PR – transferência pelo BB logo conseguida

      o que geralmente levava anos de tentativa, Pizzolato logo consegiu transferência de Porto Alegre pra Toledo-PR (um detalhe, uma mera coincidência: a maior concentração de militantes do PCB, o maior percentual, no país, era em Toledo-PR).

        1. década antes e muito parecido com o caso Gushiken

          (obs: fora meu contato pessoal, cronologicamente pouco significativo, e troca de idéias com 2 outros então militantes um do PT e ex-seminarista, outro do então PCB, por sorte ou por antenas mais esticadas, avessos a mesclar militâncias com amizades e um fato precendente década antes e muito parecido com o caso Gushiken ).

  6. PêTê

    Essa semana Dilma terá alguma folga, O PIG (Popular Imprensa Genérica) vai tratar do Pizzolato.

    Merdoval Pedreira terá orgasmos cívicos multiplos nos anais dos jornais do plimplim,

    Mirians Littlepig explicará a influência do Pizzolato na queda da bolsa MK,

    Tio Rey iniciará a camanha para cobrar a bala fatal da família,

    Gilmar Dantas negará o HC canguru sob a alegação que é só para banqueiro ou estuprador,

    O Roda Morta entrevistará o piloto do avião do translado,

    Os paneleiros de Sampa Farão calorosa recepção e o Vasco será campeão.

     

  7. Eh

    Pizzolato não é santo, como nenhum de nos, e essa sentença de doze em cima de sua cabeça é INjusta. Mas fazer o quê? Agora ele continua a cumprir sua pena (que começou em 2005) e enquanto isso, Gilmar Mendes e cia. (esses que deveriam estar presos), continuam a articular contra as mudanças no financiamento de campanha. Querem que tudo continuem como sempre foi e que foi o mote para a condenação de todo o tal mensalão.

  8.  
    SENADORES ITALIANOS QUEREM

     

    SENADORES ITALIANOS QUEREM EVITAR EXTRADIÇÃO DE PIZZOLATO

    :

     

    Os senadores do Partido Democrático da Itália Maria Cecilia Guerra e Luigi Manconi protestaram contra a extradição do ex-diretor de marketing do Banco do Brasil Henrique Pizzolato, que está preso em Módena; segundo eles, Pizzolato ainda terá que responder pelo crime de falsidade ideológica, o que impede que seja extraditado ao Brasil; Pizzolato entrou na Itália com um passaporte falso, de um irmão já falecido

     

    2 DE OUTUBRO DE 2015 ÀS 10:46

     

     

    247 – Os senadores italianos Maria Cecilia Guerra e Luigi Manconi, ligados ao Partido Democrático, protestaram contra a extradição do ex-diretor de marketing do Banco do Brasil Henrique Pizzolato, que se encontra preso em Módena. Os parlamentares desejam que o governo desminta a informação que Pizzolato poderá extraditado para o Brasil a partir do próximo dia 7. Segundo os senadores, Pizzolato ainda terá que responder pelo crime de falsidade ideológica, o que impede que seja extraditado.

    “O cidadão ítalo-brasileiro Henrique Pizzolato está para ser extraditado para o Brasil. Mesmo com a data fixada para o dia 14 de dezembro de sua primeira audiência. Isso viola seu direito fundamental de defesa, solenemente tutelado pela nossa Constituição”, destacaram os senadores em um comunicado.

    Maria e Manconi reconhecem que “o caso é longo e complexo, mas é certo que sua extradição para o Brasil comporta a violação dos seus direitos essenciais e um risco grave para a sua segurança” e que a decisão de extraditar o brasileiro é “extremamente perigosa”.

    Pizzolato fugiu para a Itália em 2013, após ser condenado a cumprir pena de 12,7 anos de prisão pelos crimes de lavagem de dinheiro, corrupção passiva e peculato na Ação Penal 470, o chamado escândalo do mensalão. Na fuga, ele utilizou um passaporte falso, em nome do irmão Celso, falecido há mais de 30 anos.

    http://www.brasil247.com/pt/247/brasil/199326/Senadores-italianos-querem-evitar-extradi%C3%A7%C3%A3o-de-Pizzolato.htm

  9. pizzolato é só mais um problema

    Teria sido preferível que esse cara tivesse ficado no Brasil, já com certeza teria cumprido parte da pena e estaria livre, mais ou menos. Agora volta, tem de cumprir tudo, tem agravantes e pior, traz a droga do mensalão de volta, enquanto tentamos nos livrar do cunha e seu nojento impeachment.

  10. Não fazer o jogo da direita às custas de um vale-tudo…

    tá solta a Irmandade, a Beatice, os que se cegam, não conhecem Pizzolato, ou precisariam esticar mais suas antenas, ou a emoção turvou e ainda turva a a racionalidade, até os mais inteligentes e os que leram com seus óculos os autos. Um conhecido meu, ex colega, num cargo de assessoria não sei do quê (diretoria do BB )  me diz, me  disse – ao questioná-lo sobre seu facebook – que publicamente deu ou dá espaço pro Pizzolato ou Andréa, mas privadamente nunca votou e não morria de amores pela figura. Não fazer o jogo da direita às custas de um vale-tudo é fazer, sim, o jogo da direita, ou ser beato, ingênuo, um saco. Blog ladeira abaixo nesses comentários – a reciproca sei que me verão assim. Tá bem.

     

    1. NÃO É POR OUVIR DIZER

      não é raro aconter com pessoas extremamente inteligentes e extremament vaidosas,deixar pistas pra ter o prazer de não ser decifrado.Um fato,não se conteve,talvez por recusarmos suas insistentes tentativas de aproximação c/ o q ele pensava sermos os cabeças do núcleo bancário no PCB-CPD Porto Alegre – mas um parceiro caiu nas suas teias.Suas habilidades se encontram em psicopatas,mas acho q são coincidências.Tempo desses caí de costa qdo um blogueiro ex professor de sociologia da UFPE,em troca de emails,se referiu a Pizza com um adjetivo

      1. cotinuação

        Perguntei como ele sabia ja q era distanciado da vida sindical e partidária,e do sul do país,Paraná,e ele me disse que tem um tio q sacou Pizzolato.Nova pergunta,e o ex professor me respondeu: “porque meu tio também é um…”

        1. Nada me infuiu um livro pouco tempo atrás e sua jornalista suspe

          a maior rede de livraria no país-divulguei tempo atrás no fora de pauta como curiosidade.A jornalista trabalhou na imprensa marrom- veja – já foi processada nao lembro de cor detalhe.Isso,em si,não significa q tudo em seu livro seja inválido,muitos detalhes e histórico,uma parte fecha com o que nós já sabíamos.. ah,se ela ou quem quer qu seja, soubessem e  fosse investigar o fato que ocorreu com nosso companheiro (Nos afastamos por bobagens, mas posso dar endereço e nome competo do companheiro la de Porto Alegre por internet,por email criado especifico,de lanhouse distante de onde moro e meu nome é facilimo de saber,desde telefone,rua,cidade,este IP ).

          1. HP fez mais mal ao seu partido do q tudo o q a direita já tentou

            HP fez mais mal ao seu partido do q tudo o q a direita já tentou, faz, fez e fará.

            No mínimo,acrescentou mais munição. Só acho extremamente estranho e gravissimo as falhas de segurança e acompanhamento internos de um partido que se tenha como esquerda – esquerda reativa ao nosso contexto, claro,pormais ativos e brilhantes seus militantes e dirigentes. Não menos estranho é o GGN se omitir, não dando quaqur opinião (os comentristas, salvo exceções, não são de dar atenção,embora dêem sua parcela ao jogos da direita, aos que se aproveitam da boa fé, sinceros).

  11. Pizzolato deve ser extraditado na próxima semana

    Un íntegra hace documento “Infelizmente a Justiça Italiana PREJUDICOU um Cidadão Italiano” (Purtroppo la giustizia italiana HA DANNEGGIATO un cittadino italiano) La pagina web https://pt.scribd.com/doc/282450493/Infelizmente-a-Justica-Italiana-PREJUDICOU-Um-Cidadao-Italiano .

     

    Purtroppo la giustizia italiana HA DANNEGGIATO un cittadino italiano

     

    Caros,

     

    Cuore contrito il dolore di riconoscendo che la magistratura italiana, essa è stata una lunga giornata, la culla del diritto romano, in qualche modo, inchinandosi ai capricci di un indecorosos di Corte, l’incompetenza costituzionale per giudicare i cittadini brasiliani per reati comuni.

     

    Riconoscere che ‘un sacco di acqua deve avere rotolato sotto il ponte’, per una situazione DI ENORME indiscutibile, irrefutabile, forse indispensabile, potrebbe passare attraverso la ‘prova legale’ del più alto grado dello stato italiano, quando, brillantemente era ricco e chiaramente esposti dal Tribunale di Bologna.

     

    Rimbalzo, certo, di conferma di lettura posta ricevuta da tutti i senatori italiani, il gruppo italiano, pur essendo stato fatto consapevoli di ciò che avviene, non può, o non quiz, posizionare sulla questione, un tempo, la valutazione da parte della magistratura italiana la questione del ‘Travisamento’, avrebbe potuto fare di ‘persecuzione politica’ ha sofferto dal cittadino brasiliano, che è anche italiano, Henrique Pizzolato.

     

    Ancora mi dispiace così triste epilogo di una domanda banale, come una condanna per autorità INCOMPETENTE, e così, illegittima, incostituzionale, senza alcun supporto per essere riconosciuto come UN ATTO GIURIDICO di un paese sovrano.

     

    Abbracci,

    Plinio Marcos Moreira da Rocha

     

     

     

     

    Infelizmente a Justiça Italiana PREJUDICOU um Cidadão Italiano

     

    Prezados,

     

    É com o coração contrito pela dor de reconhecer que o judiciário Italiano, que foi um dia, o berço do Direito Romano, de alguma forma, ceder aos caprichos indecorosos de um Tribunal de Exceção, pela Incompetência Constitucional de Julgar Cidadãos Brasileiros por Crimes Comuns.

     

    Reconheço, que “muita água deve ter rolado em baixo da ponte”, para que uma GRITANTE situação inquestionável, irrefutável, quiçá imprescindível, pudesse passar pelo “crivo jurídico” da mais alta Instância do Estado Italiano, quando, de forma BRILHANTE foi RICA, e CLARAMENTE, exposta pela Corte de Bologna.

     

    Ressalto, a certeza, pelos emais de confirmação de leitura recebido de todos os Senadores Italianos, que o Colegiado Italiano, apesar de ter sido conscientizado do que ocorre, não pode, ou não quiz, se posicionar sobre a questão, um vez que, a Avaliação pelo judiciário Italiano da questão de “Falsidade Ideológica”, poderia ter concluído pela “perseguição política” sofrida pelo Cidadão Brasileiro, que também é Italiano, Henrique Pizzolato.

     

    Volto a lamentar tão triste desenlace para uma questão trivial, como uma condenação por Autoridade INCOMPETENTE, e por isso, Ilegítima, Inconstitucional, sem qualquer respaldo para ser reconhecida como de um País Soberano.

     

    Abraços,

    Plinio Marcos Moreira da Rocha

    Rua Gustavo Sampaio nº112 apto.603 – LEME – Rio de Janeiro – RJ – Brasil

    CEP – 22.010-010

    Tel. (Res.) +55 21 2542-7710

    Tel. (Cel.) +55 21 9 8618-3350

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador