Por ter delatado Lula, Palocci pode cumprir sentença em casa

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]


Foto: Agência Brasil
 
Jornal GGN – Por ter delatado o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Polícia Federal, em acordo não admitido pelos próprios procuradores da Lava Jato de Curitiba, o ex-ministro Antonio Palocci obteve o benefício de cumprir o resto de sua pena em regime semiaberto.
 
Palocci tentava um acordo de delação premiada com o Ministério Público Federal (MPF) do Paraná desde que foi preso, em setembro de 2016, réu do juiz de primeira instância Sérgio Moro. Mas os próprios procuradores – que geralmente se mostram interessados em colaborações – consideraram que as narrativas do ex-ministro não eram suficientes e não traziam provas necessárias para a sentença contra Lula.
 
Por isso, desde que o Supremo Tribunal Federal (STF) autorizou que a Polícia Federal feche acordos de colaboração, da mesma forma que procuradores do MPF, Palocci obteve a resposta positiva dos delegados. O conjunto de acusações não foi utilizado para sustentar as decisões de Moro em relação a Lula.
 
Entretanto, o Tribunal Regional Federal da 4ª Região considerou que a delação contra Lula, feita junto à Polícia Federal e homologada pelo TRF-4, era suficiente para retribuir o ex-ministro com os benefícios do acordo. Assim, nesta quarta-feira (28), o TRF-4 concedeu a Palocci o benefício pelas informações prestadas sobre Lula. 
 
No julgamento a que Antonio Palocci é alvo, o relator dos processos no TRF-4, desembargador João Pedro Gebran, votou a favor da prisão domiciliar do ex-ministro e sugeriu, ainda, a redução da pena de 12 anos e 3 meses para 9 anos e 10 meses. Esta decisão, contudo, foi interrompida por um pedido de vista e tramita na 8ª Turma do Tribunal.
 
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

11 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Palocci e Vaccari: dois dois

    Palocci e Vaccari: dois homens e dois destinos. O primeiro, solto e com possibilidades de nunca mais pisar num presídio. Mas preso ainda ficará da sua consciência e da sua covardia. O segundo, talvez daqui uns dez ou mais anos, quem sabe. Poderá até morrer na cadeia. Mas de espírito, de caráter, desde já está soltinho da silva. Leve como uma pluma.

    1. Acho que não JB

      Traira não tem consciência.

      E tem mais, ele pode achar preferível ser um covarde livre a ser um bravo preso.

      Na verdade, a gente nunca sabe que tipo de tortura psicológica uma pessoa sofre durante mais de dois anos preso por uma polícia política.

    2. O caráter da pessoa não se

      O caráter da pessoa não se verifica nos momentos de conforto mas sim nos momentos de apuro.

      Talvez como Palocci não tenha nem a opção de não delatar, simplesmente não suporta ficar preso, Vaccari simplesmente não conseguiria delatar nem que quisesse, ainda mais se tivesse que mentir.

      Acho que a posição de Palocci tem tudo a ver com o momento de barbárie que está assolando nosso país. Quer pior do que um juiz de direito – seja de que instância for – ou um desembargador culparem “porque a literatura permite” ou por ato “indeterminado”?

      Corrupção grassando solta nesses tempos inomináveis…

  2. PALOCCI

    Boa noite

     

    De todo o dinheiro que Palocci conseguiu de forma ilícita, eu gostaria de saber quanto permanecerá com ele.

    Triste é lembrar que essa pessoa foi ministro de Lula e saiu por causa da falta de caráter e retornou (!!!) durante o governo de Dilma, e novamente saiu por causa da falta de caráter. 

    O judiciário brasileiro age como os juízes dos regimes nazista, fascista e stalinista. A verdade se transformou em mentira, a mentira em verdade. Se palocci, é melhor escrever com minúsculas, disser que Lula foi responsável pelo Holocausto, passará da prisão domiciliar para a liberdade plena, já com a reabilitação criminal e um diploma. Vivemos em uma ditadura. Os militares, que jamais foram embora, voltaram ao poder. Já os membros do poder judiciário interessam-se apenas pelos benefícios e aumentos e, em perseguir os pobres e todos aqueles que podem questionar o poder dessa elite escravocrata que desgraça esse país desde 1532. Os próximos a serem presos serão: Dilma, Pimentel, Haddad, Gleisi …

     

     

  3. Imoralidade…

    . . . total. Completa. A começar da delação, que não foi aceita pelo “petista” MPF por absoluta falta de provas, mas acolhida pela “ingênua” e, por conseguinte, “crédula” PF, apesar de continuar sem prova alguma concreta, objetiva. Pior ainda, abençoada pelo mesmo tribunal que, agora, manda para casa o delinquente confesso, com o brinde de poder ainda gozar de grande parte, em milhões de reais, do fruto da sua delinquência. Não é uma maravilha a nossa “justiça”?  Que os demais bandidos de todos os jaezes acordem. A senha para irem para casa é denunciar Lula e nem são necessárias provas. A palavra do colaborador (com todos os significados que se possam dar à colaboração) passa a ter fé pública. 

  4. Notar q agora a PF pode aprovar delações, sob o comando de Moro!

    Eh uma sucessão de coincidencias oportunas: instituição da delação premiada, aprovação pelo supremo tribunal legislativo da prisão em segunda instancia, lei do terrorismo, liberação da negociação de delações pela poílcia, julgamento de decretos do executivo, etc. (sim, o decreto de Temer é imoral, mas não é ilegal, infelizmente o nefasto Alexandre Morais tem razão).

    A zona institucional é geral: justiciário legisla, legislativo julga (golpeachment), MP investiga, polícia negocia delações, TSE interfere nas eleições (cassação de eleitores com título, caixa 2, fake-news, etc.), imprensa dita a agenda do país, orçamento do país assegura o dinheiro dos bancos e phoda-se o resto, destruição da economia pela “justiça”, corruptos soltos e honestos presos.

    Ivamukivamu.

  5. Por outro lado….

    A justiça se esforça para não ter que ouvir delação de “fogo amigo”, libertando tucanos e amigos. Para eles vale o “silêncio premiado”, pois, se delatarem alguém sem dúvida seria algum empresário graúdo, bancos, juízes, com Supremo com tudo. E isso não vem ao caso.

    https://www3.redetv.uol.com.br/blog/reinaldo/palocci-estaria-disposto-a-delatar-banqueiros-grandes-empresarios-e-ate-lula/

    Palocci, nos seus primeiros depoimentos, ameaçou banqueiros e empresários. No final, como era esperado, sobrou apenas Lula,Dilma e o PT

  6. Traidor é uma desgraça, agora

    Traidor é uma desgraça, agora traidor seletivo é o judas ao quadrado. Pallocci era, do quadro petista, o que mais tinha coisas a dizer e provar sobre a lama do sistema financeiro – que passou incólume pela lava jato, mesmo com movimentações milionários de dinheiro pelo sistema sem suspeita ( enquanto qualquer pessoa que tenha que retirar uma quantia grande dum banco passa por uma via crucis do cão ) . Provavelmente também sabia e teria como provar o submundo da globo nas negociações de direito de transmissão. Poderia usar essas informações do mesmo jeito que um terrorista usa os explosivos em seu corpo e dizer pra si – “vou me foder, mas levo esses fdps que se fazem de puros”.  Pelo menos Pallocci não virou presidente do Brasil  – suas chances eram grandes desde que Dirceu tinha sido abatido pelo STF ( e os ingênuos petistas achando, na época, que o tigre estava saciada ) 

     

     

  7. Nem precisa desenhar

    Sabe aquela história de se perguntar: PRECISA DESENHAR? para aqueles que não entendem uma situação ou uma colocação.

    Bom a não ser que vc seja um bolsomion raiz com certeza não precisará que se faça algum desenho em relação a esse absurdo.

    Uma delação rejeitada pelo MP e desdenhada pela própria Lava Jato, que segundo seu guru careca: não passava de uma tentativa de alguém desesperado para ser solto.

    Uma delação que ia envolver mídia e empresariado.

    Uma delação totalmente desprovida de provas (pra que na Lava Jato?)

    Uma delação tomada como simples queda de braço entre LJ e MP

    Mas que apesar de tudo serve para que realmente seja coroado como verdadeira CHAVE DE CADEIA não o togado gilmar mendes mas certamente LULA.. aquele que só de citarem o nome já levam redução de pena e uma parte da grana roubada pra casa e…..livre leve e solto.

    NEM PRECISA DESENHAR

     

  8. é muito mimimi
    traição abjeta

    é muito mimimi

    traição abjeta seria se os membros da quadrilha fossem inocentes. Não são. Logo se as delações ajundam a 1) entender como as coisas ocorreram, 2) indicar quem fez o que e 3) criar meios de evitar que se repitam…o instrumento tem seus méritos. A redução de pena nesse caso é o premio. Em nenhuim caso, se stá a dizer que a delação inocenta o sujieto, mas premia por falar. 

    não é ato de coragem ficar quieto. deminstra apenas e tão somenre lealdade com o bando e ñão cárater ilibado. Se o tivesse de fato: 1) não teria participado dos esquemas 2) teria recusado o cargo se fosse pra atuar nos esquemas e 3) denunciado o esquema. 

    Como a propria reportagem demonstrou, a delação de palloci não foi usada por moro. E quando o mesmo foi interrogado, não havia delação premiada, o sujeito falou sem ter nada fechado e está preso a praticamente 2 anos. 

    Aliás os proprios comentaristas cometem ato falho. Se lula é inocente, não se trata de ser covarde livre ou corajoso preso. Deveriam falar em mentiroso livre. Ao usar otermo covarde e corajoso na comparação, implica por óbvio a verdade dos fatos. Ou seja, é verdade que roubaram e corrupção houve, mas o covarde preferiu ficar livre e delatou e o ourro corajoso ficou quieto.

    Se é verdade, as delações embora feitas por criminosos, e que não os inocenta deveria ser elogiadas como instrumentos para evitar crimes futuros e punir os crimes pretéritos. Como aliás fizeram a maioria da turminha quando a delação do pessoal da jbs foi feita em cima do atual presidente.

    1. Provas

      Desde que as delações  encomendadas venham acompanhadas de provas concretas, objetivas. O que, em nenhuma hipótese, é o  caso da de Pulhoci, digo, Palocci. E quem afirma isso, com todas as letras, é o “petista” MPF.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador