Sérgio Moro aceita denúncia contra Dirceu e mais 14 investigados na Lava Jato

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Por André Richter

Da Agência Brasil

O juiz federal Sérgio Moro aceitou nesta terça (15) denúncia contra o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu pelos crimes de corrupção, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha. Além de Dirceu, passaram à condição de réus da 17ª fase da Operação Lava Jato o ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto e mais 13 investigados.

A acusação contra o ex-ministro se baseou nas afirmações do empresário Milton Pascovicht, em depoimento de delação premiada. “Do que os depoimentos prestados pelos criminosos colaboradores, há, em cognição sumária, prova documental do fluxo financeiro, inclusive de pagamentos sub-reptícios efetuados por Milton Pascowitch em favor de José Dirceu e de Fernando Moura  [empresário ligado a Dirceu]”, disse Moro.

Na decisão, o juiz não aceitou denúncia contra Camila Ramos de Oliveira e Silva, filha de Dirceu, e Daniela Leopoldo e Silva, arquiteta responsável pela reforma da casa particular do ex-ministro. O juiz entendeu que as duas denunciadas não tinham conhecimento de que o dinheiro que receberam tinham origem em recursos desviados da Petrobras. Segundo o Ministério Público, a filha de Dirceu vendeu para Pascowitch um imóvel com valor acima do marcado.

Dirceu foi preso no mês passado e está no Complexo Médico-Penal, localizado na região metropolita de Curitiba. O advogado Roberto Podval, que representa Dirceu, considerou acertada a parte da decisão na qual Moro que rejeitou a denúncia contra a filha do ex-ministro e informou que vai se pronunciar sobre as acusações do delator apenas no processo. A defesa do ex-tesoureiro do PT reafirmou que Vaccari somente arrecadou doações lícitas, por meio de depósitos bancários e com emissão de recibos.

Além de José Dirceu e João Vaccari, o juiz Sérgio Moro tornou réus Julio Gerin de Almeida Camargo (delator), Fernando Antônio Guimarães Hourneaux de Moura (empresário) e Olavo Hourneaux de Moura Filho (empresário); Luiz Eduardo de Oliveira e Silva (irmão de Dirceu) e Roberto Marques (ex-assessor de Dirceu).

São acusados também Júlio César dos Santos, Renato Duque (ex-diretor da Petrobras), Pedro José Barusco Filho (ex-gerente da Petrobras) e Gerson de Melo Almada (executivo da Engevix); Cristiano Kok (ex-executivo da Engevix), José Antunes Sobrinho (sócio da Engevix), Milton Pascowitch (delator) e José Adolfo Pascowitch (delator).

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

25 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Denuncia, investiga, acusa,

    Denuncia, investiga, acusa, julga, condena, determina a pena, cobra escanteio e corre pra cabecear dentro da área. Que beleza! Enquanto isso, delações que envolvem tucanos continuam não vindo ao caso.

  2. Nenhuma novidade. O anormal

    Nenhuma novidade. O anormal seria o Juiz Moro não acolher a denúncia do Ministério Público considerando que jamais ambas as esferas – MP e Juízo do Paraná – deixariam escapar os dois únicos “peixes” graúdos do PT que se enredaram nessa trama da Operação Lava a Jato. Uma morte, aliás, um acatamento anunciado. 

    Acredito que nesse estágio do processo o José Dirceu e o Vaccari através de seus advogados possam desmontar as acusações. Sem esquecer que ainda há o recurso à entrância superior. 

    Será uma decepção muito grande se o ex-ministro José Dirceu for considerado culpado. Decepção e a mais completa perplexidade acerca das razões de um homem com a sua história e a sua capacidade política tenha se rendido a tentações da pecúnia. 

    1. O ex-ministro ser considerado

      O ex-ministro ser considerado culpado é, pelo andar da carruagem desde o mensalão, uma possibilidade nada remota. Tem aquela argumentação peculiar da “literatura jurídica” e, ressuscitada a formação de quadrilha combinada com o tal domínio de faro, é o caminho mais curto ao alvo principal: o ex-presidente Lula. 

      Tudo bem programadinho.

  3. Cansaço

    Não aguento mais notícia s/ a Lava-jato!  Como disse a Joana Maranhão na revista Carta Capital: “Exausta do discurso repetitivo e da moda que afirma com ódio no coração, que as fronteiras da corrupção se resumem a um único partido dentro do Brasil”.

    É como me sinto também.

    1. O ódio… Muito bem observado,Lenita!

      Mas… o ódio não está no coração, pois esse senhor deve ser um ET que não precisa de tal órgão. Observe bem a foto do post. O ÓDIO está no semblante e principalmente no olhar. Repare que são mais dois olhos que se mostram arregalados. Alguma patologia deve explicar. Talvez Jung pudesse nos esclarecer. A perseguição continua…

      1. O olhar dos psicopatas

        O olhar dos psicopatas tem sido descritos por suas vítimas como olhar de absurda escuridão, totalmente opaco, inescrutável e gélido.  Os olhos podem ser azuis, não importa, serão opacos. No caso deste sujeito Moro fica bem nítida esta gélida opacidade no seu olhar. 

      2. Marly

        O espetáculo (sangramento do PT) tem que continuar, dia e noite. Esses caras emitem um julgamento de Petistas rapidamente, enquanto outros delatados continuam em sua boa vida. Se isto não for uma conspiração internacional, paga com mil moedas, eu quero ser mico de circo.

  4. Reincidente

    Há um erro nesse texto. A denúncia não se baseu em nas afirmações do empresário, nem poderia o Juiz acatar uma denúncia baseada unicamente em afirmações de outro.

    Não entendi porque cortaram o início da frase que está entre parenteses, tirando seu sentido. O que consta da decisão do Juiz Moro é :

    Mais, porém, do que os depoimentos prestados pelos criminosos colaboradores, há, em cognição sumária, prova documental do fluxo financeiro, inclusive de pagamentos subreptícios efetuados por Milton Pascowitch em favor de José Dirceu e de Fernando Moura.

  5. Putz…

    Eu li a decisão…olha, é muita ilação e pouquissímas provas.

    Como é que pode o Ministério Público relacionar Notas Fiscais emitidas, portanto legais com os devidos impostos pagos, como prova de desvios?…

    Quer dizer, qualquer empresa ou profissional que prestou serviços as empresas envolvidas na Operação Lava-jato estarão sujeiras a acusação de corrupção, por que o dinheiro foi, segundo o MPF, desviado da Petrobrás!….Que Horror!….

    Ah…Ladrão emite Nota Fiscal descobriu o MPF!….É de chorar, não da pra riri!….

     

  6. Sem nenhuma comprovação? Achismo puro.

    E o motivo concreto? Tudo que até agora eu sei, tem a tal do segredo de justiiça usado erronemanete, mas ele vacari recebeu contribuição para eleição do pt, deu recibo e contabilizou. A chance de ter sido achaque é mais que ridícula, sendo que o caso real e exemplar foi o do cunha, como o do presidente do psdb à época, foi bem diferente e caracterizado. O mesmo erro se dá com o dirceu, trablahou, faturou e pagou imposto. Quem tem autoridade para lhes atribuir intenção de crime em um ato tão simples? Ou podemos também assumir que autoridades também têm outras intenções? E, mais grave, já estão cumprindo pena de prisão torturante devido ao alongamento artificial da já desnecessária prisão preventiva. Pena anterior mesmo a denúncia.

    O levandowski deixou claro a atuação ilicita do moro e do gilmar. Cheios de ilicitudes.Que que o moro, ombreando seus suprer herois homem aranha e batman,  quer?

    Quem ainda não cansou desta novela quixotesca?

    1. De fato, os honestos aí são

      De fato, os honestos aí são Eduardo Cunha e Aécio Neves, que segundo delatores receberam propinas. E não registraram, nem pagaram impostos por isso. E estão soltos, pois não são do PT e por isso nem aparecem na mídia enquanto envolvidos na Lava Jato. E as acusações contra Anastasia, Sérgio Guerra (morto, que recebeu 10 milhões e deve ter repassado para os colegas, claro), Aloysio 300 mil e Álvaro Dias? Ah, isso não vem ao caso, claro.

  7. Caro Nassif e demais
    Mas

    Caro Nassif e demais

    Mas ainda é 3ª feira.

    Essa noticia vazou antecipadamente?!

    Isso não é coisa de 6ª?

    Assim não dá para continuar a acreditar nele.

    Saudações

     

  8. Eu não tinha dúvida alguma de

    Eu não tinha dúvida alguma de que o Dirceu viraria réu, aliás essa Lava Jato existe para condenar petistas, principalmente o Dirceu já que não conseguiram até agora o Lula e Dilma. Se fosse uma operação séria quando esbarrasse em tucanos não diriam: “Isso não vem ao caso”. Bem, agora o Moro pode dizer diretamente ao Dirceu: “Não tenho provas contra você mas a literatura jurídica me permite que o condene”.

  9. Prá que serve a Anistia Internacional…

    Desde que o PT assumiu o poder ser tesoureiro do PT é ser condenado à forca. As formas de captação adotadas pelo PT são legais, tudo documentado conforme manda a lei, tudo aprovado pelo TSE, o PSDB recebeu até mais das empresas envolvidas na Lava Jato. Mas por ser tesoureiro do PT já é por si só, crime. A Anistia Internacional existe prá que mesmo, como pode pessoas serem trancafiadas por questão politica e tudo ser encarado como algo normal. Será que os Órgãos de Defesa dos Direitos Humanos veem como normal essa situação de abuso praticada na Guatánamo do Moro. Alguém pode me explicar….

  10. Calvário de Dirceu

    Até quando vamos assistir os desmandos desse juizinho de merd., .que manda prender  apenas com base na delação de um bandido empresário, que denúncia sem apresentar nenhuma prova concreta para uma câmara oculta da Globo. Que adianta ganhar eleição, ser governo, se só petista é preso sem direito ao contraditório pelo domínio de fato nazista. Esse foi o grande erro de Lula e Dilma não terem reagido às investidas do PIG quando ainda tinham popularidade, como fizeram muito bem o Chavéz, Nestor e Cristina Kitchner, Morales, Correa, que nunca deixaram barato qualquer ataque a seus governos. 

  11. Cadê o princípio da isônomia?

    Cadê o princípio da isônomia? Muitos pilantras tucanos estão soltos e sofregos para roubar mais e mais e o Dirceu preso por prestar consultoria. Isto é justiça? Isto é politicagem das mais baixas. Dirceus o maior injustiçado contemporâneo na terra dos coronéis e bacharéis R$ 70.000,00!

  12. ““Do que os depoimentos

    ““Do que os depoimentos prestados pelos criminosos colaboradores, há, em cognição sumária, prova documental do fluxo financeiro, inclusive de pagamentos sub-reptícios efetuados por Milton Pascowitch em favor de José Dirceu e de Fernando Moura  [empresário ligado a Dirceu]”, disse Moro”:

    Mentira deslavada.  Se houvesse, ela ja teria vazado pra media  MESES atraz.  Mas nenhuma prova contra Jose Dirceu vazou.  Nada!

    E nem vai vazar:  esse “prova documental” eh inventada.  Mesma coisa com Vaccari.

  13. Estamos diante de um caso

    Estamos diante de um caso criminoso de tentativa de destruição da esquerda política no Brasil. É um plano que por seu alto grau de ousadia e de maquiavelismo, não pode ter sido engendado no Brasil, mas deve ter vindo das máquinas de derrubar governos e destruir nações que funcionam no Hemisfério Norte. Não se trata apenas de destruir o Partido dos Trabalhadores. Se tiverem êxito, o Psol não terá também nenhuma chance de sobreviver. Não depois que este plano de inteligencicídio for terminado pelo senhor Moro e pelos nazistas que bradam e propagam o teor antidemocrático que dele emana, e que agora proliferam até no Congresso Nacional. Estas pessoas, com o auxílio de mísseis mediáticos de última geração, deformaram a mente dos brasileiros comuns e honestos. Nada poderá resgatar o prejuízo que causaram e causam ao Brasil. Dirceu é apenas o mais óbvio mártir dessa demoníaca investida contra as grandes realizações vindas de um grito de independência do povo brasileiro, dado através de seu Partido dos Trabalhadores.    

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador