Celso Amorim diz que imprensa nacional tem obsessão por denegrir a imagem do Brasil

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

 
Jornal GGN – Ex-ministro da Defesa Celso Amorim lança, nos próximos dias, um livro de memória sobre sua passagem pela chancelaria brasileira, obra intitulada “Teerã, Ramalá e Doha – Memórias da política externa ativa e altiva”.
 
Em entrevista ao El País, Amorim contou que no livro faz críticas ao rompimento de suas políticas após a sucessão de Lula por Dilma Rousseff (PT), mas também disparou contra a imprensa tupiniquim.
 
Para o ex-chanceler, a imprensa local fez uma cobertura ruim do caso exposto em seu livro, a respeito da tentativa do Brasil e da Turquia de mediar a negociação do programa nuclear irariano, em 2010, que não frutificou.
 
Segundo Amorim, há uma “obsessão” local, por parte da mídia nacional, com a imagem do Brasil lá fora. O tratamento depreciativo é evidente. “Há uma obsessão pelo autodenegrimento na mídia brasileira, deve ser uma coisa da psicologia coletiva. Eu acho que é pior com o PT, mas mesmo sem o PT era assim”, comentou.
 
Após deixar o Ministério da Defesa, Amorim decidiu espetar o governo Dilma, pelo impacto que a economia tem provocado no orçamento da Pasta. Segundo ele, o corpo diplomático brasileito foi expandido nos últimos anos e agora enfrenta o contingenciamento de recursos. 
 
A série especial do El País também fala das relações do ex-chanceler com a presidente Dilma, bem como o perfil mais apropriado do novo ministro, que consegue driblar melhor o humor da petista. Ela, durante o primeiro mandato, viajou menos do que Lula ao exterior. Amorim reclamou que alguns caminhos que ele levou anos para abrir foram deixados de lado por Dilma. Isso pode representar mais um hiato na política externa brasileira.
 
Leia a entrevista completa aqui.
 
 
 
Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

15 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. dizem que o que amorin e lula

    dizem que o que amorin e lula conseguiram naquele tempo

    obama vem tentando e não consegue.

    obama é elogiado mas ambos – lula e amorin –

    foram criticados à época pela grande mídia.

  2. Simplesmente porque…

    … a Imprensa Nacional não defende os interesses nacionais!

    Qual a melhor forma de jogar no colo dos estrangeiros empresas enfraquecidas pela desesperança dos cidadãos em seus dirigentes ?  Destruir, desunir, desacreditar.

    É bem maquiavélico, mas é exatamente isto.

  3. (correcaozinha rapida)

    “imprensa local fez uma cobertura ruim do caso exposto em seu livro, a respeito da tentativa do Brasil e da Turquia de mediar a negociação do programa nuclear irariano, em 2010, que não frutificou”:

    Pelo contrario, frutificou sim, e no proximo dia Obama correu pros jornais pra dizer que o contrato que ele tinha oferecido jurando que o Iran jamais assinaria ja nao valia nada depois que Lula o conseguiu assinado.

    O Iran esta recebendo seu material nuclear ate hoje!

  4. Cracaço

    Li seus dois livros: Conversas com jovens diplomatas e Breves narrativas diplomáticas, que recomendo enfaticamente. Possivelmente o melhor ministro da era Lula/Dilma.

  5. Lula diminui carma do Brasil?

    Acho que eu fui o único que avaliou a ação de Lula e o presidente turco nesse sentido. Se o Brasil tinha um grande carma em relação ao Paraguai, esse carma diminuiu tudo ou quase tudo pelo empenho dos presidentes que impediram que dezenas de milhares, centenas de milhares ou milhões de iranianos morressem por conta dos bucaneiros ocidentais que queriam se apropriar dos recursos do país matando tanto quanto pudessem, sem medida e sem remorso.

    Carma, até onde acho que sei, se paga ajudando outros, caso não tenha mais como ressarcir a quem foi prejudicado.

    1. Diminuiu o do Brasil e o dele

      Diminuiu o do Brasil e o dele próprio; não somente com esta ação mas com tantas outras ao longo de sua vida. Erros cometemos todos; corrigi-los fazendo o bem é o que viemos fazer aqui. Não basta não fazer o mal; importa fazer o bem que impeça o mal.

    2. Não sei do carma do Brasil

      Mas do carma mesmo, só se paga, com um bem. Ou seja, um mal que você causou, só se paga você praticando um bem. Correto.

      Taí uma dica para quem fez um mal na vida. Não peça perdão a quem você magoou, mas faça um bem, ou para quem você praticou o mal, ou se não for possível, a outra pessoa ou outras pessoas. Aí você paga o carma.

  6. O país ajuda

    Diga-se que o próprio país dá motivo, afinal, só para ficar no exemplo das Embaixadas, algumas não tem dinehiro para pagar a conta de luz!

  7. Amorim: ministro de Estado com mais tempo na história do Brasil?

    Ao que me consta, Gustavo Capanema é considerado o mais longevo ministro de Estado na história, não sei se só republicana ou de todos os tempos. Ingressou no Ministerio da Educação  23/07/1934 e findou o seu mandato em 30/10/1945, perfazendo 4.117 dias.

    Celso Amorim tem as seguintes passagens ministeriais:

    Chancelaria Itamar Franco: i 20/07/1993 f 01/01/1995: 530 dias

    Chancelaria Lula: i 01/01/2003 f 31/12/2010: 2921 dias

    Ministro da Defesa Dilma: i 04/08/2011 f 01/01/2015: 1246

    Os três periodos conferem a ele 4697 dias, ultrapassando, desse modo,  Capanema. Nesse sentido, tornar-se-ia aquele que mais exerceu, em numero de dias, a função de ministro de Estado na história do Brasil. Tenho minhas duvidas se no Império alguem exerceu tanto tempo assim.

    Agradeceria um parecer de alguém. 

     

  8. Falhas

    Primeira grande falha de Dilma, no início do primeiro mandato, foi substituir Amorim por Patriota, dando um giro de 180 graus na política externa até então vitoriosa do Brasil. Segundo grande erro, ao ter de tirar Patriota, diminuir ainda mais a força e a atuação do Itamaraty, com um ministro apenas burocrático.. No segundo mandato, de início lamentável, esperemos qual será a atuação do novo ministro, ex-auxiliar do Amorim no próprio Itamaraty, mesmo que, pelos inadmissíveis cortes de recursos para o ministério, não se possa exigir muito do seu titular.

  9. Mídia bandida

    Nassif,

    Celso Amorim apenas diz aquilo que muitos se recusam a fazer, falar a verdade.

    Não é preciso muito, prá se falar a verdade, apenas o desejo de se manifestar. Por qual motivo ninguém critica o vergonhoso silêncio a respeito do escândalo HSBC, covardia, medo ?

    Na época das tratativas com Ahmadinejad, toda esta imprensa caiu de pau em Lula antes, durante, e o mais surpreendente, depois das conversas, já que extremamente bem sucedidas.

    Ao invés de elogiar Lula, atitude reconhecidamente impossível, os cretinos preferiram elogiar aquela imbecil daquela Hillary. Cabe dizer que, junto a esta mídia nojente, se alinharam diversos brasileiros com vergonha de serem brasileiros, aquela  turma que sonha em viver em Miami ou NY.

    Aquilo que se chama de grande mídia não passa de uma mídia porca, mídia bandida. 

  10. de repente, lendo os

    de repente, lendo os comentários, lembrei-me dum trecho de gota dágua, do chico.

    a  personagem corina  fala com outra personagem, Boca, um boateiro,

    como alguns colunistas da nossa grande mídia:

    corina:

    nunca vi um nome melhor num cristão

    do que te deram Boca Pequena

    nem é boca, isso aí é um ferimento

    de onde sai a língua como  uma gangrena

    cuspindo maldade e constrangimento

     

     

  11. ué quem denigri a imagem do

    ué quem denigri a imagem do Brasil é a nossa classe politica…rs

    se fizessem sua obrigaçao mesmo que houvesse 2 vezes mais midias compromissadas com algo assim nao daria certo

    mas o fato é que graças a inutilidade dela nao falta coisas para se mostrar la fora ou mesmo aqui que denigrem a imagem de qualquer pais

    engraçadinho ele, o problema entao é mostrar e comentar né?

    rs

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador