Chico Buarque, Lula e a mídia

Por Angelo Augusto

Nassif, segue abaixo trecho de uma entrevista do Chico Buarque ao Brazucaonline em 05/2010

a entrevista completa pode e deve ser lida no site www.chicobuarque.com.br(entrevistas).

Você acabou de citar o Le Monde. Para nós, que trabalhamos com comunicação, sempre existiu uma crítica pesada contra os veículos de massa no Brasil. Você acha que existe um plano cruel para imbecilizar o brasileiro?

Não, não acredito em nenhuma teoria conspiratória e nem sou paranoico. Agora, aí é a questão do ovo e da galinha. Você não sabe exatamente. Os meios de comunicação vão dizer que a culpa é da população, que quer ver esses programas. Bom, a TV Globo está instalada no Brasil desde os anos 60. O fato de a Globo ser tão poderosa, isso sim eu acho nocivo. Não se trata de monopólio, não estou querendo que fechem a Globo. E a Globo levanta essa possibilidade comparando o governo Lula ao governo Chavez. Esse exagero.

VoceVocê acha que a mídia ataca o Lula injustamente?

Nem sempre é injusto, não há uma caça às bruxas. Mas há uma má vontade com o governo Lula que não existia no governo anterior.

E o que você acha da entrevista recente do Caetano Veloso, onde ele falou mal do Lula e depois acabou sendo desautorizado pela própria mãe?

Nossas mães são muito mais lulistas que nós mesmos. Mas não sou do PT, nunca fui ligado ao PT. Ligado de certa forma, sim, pois conheço o Lula mesmo antes de existir o PT, na época do movimento metalúrgico, das primeiras greves. Naquela época, nós tínhamos uma participação política muito mais firme e necessária do que hoje. Eu confesso, vou votar na Dilma porque é a candidata do Lula e eu gosto do Lula. Mas, a Dilma ou o Serra, não haveria muita diferença.

Luis Nassif

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Ofensiva da mídia

    No meu blog, que eu deixei encostado por muito tempo, hoje venho elaborando artigos à respeito da nossa situação atua. Os dois últimos que eu fiz, eu falo sobre o 1º Fórum Democracia e Liberdade de Expressão, e também de certa polêmica em torno do PNDH 3 e o CONFECOM.

    Acredito que a narrativa anti-PT começou a ter maior ofensiva a partir desse primeiro Fórum do Instituto Millenium, que foi motivado justamente pelo PNDH 3 e do CONFECOM.

    Hoje, todo esse cenário anti-PT e anti-esquerdismo ganhou uma força brutal e o PT e Lula enquanto culpados por toda crise econômica, política e social se tornou uma verdade absoluta, com afirmações que não tem quase nada de consistente ou lógico, se cosntituindo em grandes falácias. 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador